Julgar alguém pela sua aparência. - Yi Mao Qu Ren
No Período das Primaveras e Outonos, viveu um homem chamado Zi Yu. Ainda que ele fosse grotesco e assustador em sua aparência, ele queria ser um erudito, então, ele foi até Confúcio e pediu para ser seu aluno. Um tanto assustado com a aparência de Zi Yu, Confúcio ficou bastante relutante no início, mas Zi Yu o suplicou e, finalmente, Confúcio consentiu.
Zi Yu queria superar o preconceito inicial de Confúcio, então ele foi um aluno exemplar. Ele fez mais do que o exigido em seus estudos. Ao final de três anos, devido à sua diligência, ele superou seus colegas de classes em seus avanços morais e acadêmicos
Zi Yu se mudou para o Estado de Wu depois de terminar seus estudos e fundou uma Academia baseada em princípios Confucionistas. A escola prosperou e sua influência pode ser sentida de longe e amplamente.
Naturalmente, Confúcio agora estava eufórico pelo aluno a quem havia julgado pela aparência. Confúcio admitiu que sua primeira avaliação a respeito de Zi Yu foi falha: “Selecionar talentos somente pela aparência, eu fui injusto com Zi Yu”
Hoje, na China, as pessoas usam as palavras de Confúcio “Yi Mao Qu Ren”, para destacar aquele indivíduo que está errado, se eles julgam talentos apenas pela aparência. É igual ao provérbio Ocidental “julgar um livro pela capa”
Tradução do mandarim ao inglês: Richard Han (Chinese Story)
Tradução do inglês ao português: Rebeca Suzuki (Cantinho das Xarás)
Nenhum comentário:
Postar um comentário