Mencius (Meng Zi 孟子 372 – 289 a.C.) foi um filósofo do Período dos Reinos Combatentes da China que era indiscutivelmente o Confucionista mais famoso depois do próprio Confúcio. Essa história chinesa era sobre sua mãe se mudando três vezes a fim de encontrar o melhor lugar para a educação de Mencius.
Mencius nasceu na cidade de Zou (邹城), localizada ao pé da montanha Ma’am, na Província Chinesa de Shang Dong. Seu pai faleceu quando ele era muito jovem. Sua mãe Zhang (仉), criou seu filho sozinha.
No início, eles moravam próximo a um cemitério no qual funerais ou atividades religiosas aconteciam todos os dias perto dali. Mencius e outras crianças da vila gostavam de se divertir imitando os adultos ao encenar aqueles rituais. Algumas crianças até mesmo roubavam os sacrifícios.
Vendo isso, sua mãe disse:
— Não, eu não posso deixar meu filho viver aqui
Então, eles se mudaram para próximo de uma feira. Logo, Mencius começou a se interessar em observar e imitar seus novos vizinhos, entre os quais, um açougueiro era o seu favorito. Mencius fazia argilas em formato de porquinhos, os cortava com uma faca de brinquedo, e depois, entregava a “carne”.
Sua mãe ficou ainda mais triste:
— Este também não é o local no qual eu gostaria de criar meu filho — Ela disse ansiosamente.
Como resultado, eles se mudaram uma vez mais
Finalmente eles se instalaram próximo de uma escola, na qual eles viram todas as pessoas tratando polidamente umas às outras e eles escutaram o barulho de leitura vindo de todos. No primeiro dia de cada mês oficiais, eruditos e alunos iam até o Templo de Confúcio e aprendiam e discutiam a respeito das teorias de Confúcio.
Inspirado por eles, Mencius naturalmente começou a imitar o comportamento cortês e o hábito de estudar dos alunos.
Observando isso, sua mãe sorriu e disse:
— Esse é o lugar onde meu filho deve viver.
Tradução do mandarim ao inglês: Richard Han (Chinese Story)
Tradução do inglês ao português: Rebeca Suzuki (Cantinho das Xarás)
Nenhum comentário:
Postar um comentário