Pular para o conteúdo principal

Neocolonialismo: A Partilha da Ásia e da África

No século XIX, em meio ao contexto da chamada Segunda Revolução Industrial, as potências europeias buscavam maiores quantidades de matéria prima a baixo custo, além de aumentar suas áreas de influência. A "solução" encontrada por eles foi recorrer aos territórios da Ásia e da África

Acontece que a "influência europeia" nestas regiões não se restringiu apenas no que diz respeito à economia, como também impuseram sua hegemonia militar, política e social àqueles povos. Entretanto, deve-se observar que a Partilha Afro-Asiática foi realizada de formas desiguais, gerando conflitos entre os povos que tiveram que ser reagrupados sob o comando dos europeus

No que se refere à Conquista da África, destacam-se os belgas, que tomaram posse do Congo e os franceses que se apossaram das regiões do Marrocos, Tunísia e a Argélia. Os ingleses não perderam tempo e avançaram ao Egito e a região sul da África, a qual era ocupada pelos bôers, descendentes de holandeses que ali residiam. O conflito entre os britânicos e os Bôers desencadeou a conhecida Guerra dos Bôers (1899 a 1902). A fim de decidir quem ocuparia o centro da África, estabeleceu-se a Conferência de Berlim para a partilha do território

Em relação à Conquista da Ásia, os principais territórios de exploração foram a Índia e a China. A penetração britânica em território chinês deu-se pelo comércio ilegal de Ópio, que por sua vez desencadeou a Guerra do Ópio.
A Índia também resistiu à imposição inglesa, e entretanto, não obteve sucesso em um primeiro momento, e sendo assim, a Coroa Inglesa acabou com a Companhia das Índias Orientais e anexou a Índia ao Império Inglês.

A França conquistou a até então chamada "Indochina", conhecida posteriormente como "Indochina Francesa", local que atualmente compreende os territórios do Vietnã, Laos e Camboja. Só foi denominado "Indochina" porque eram regiões que se situavam entre a China e a Índia

A Malásia foi um território disputado por três grandes nações: Portugal, Holanda e Inglaterra (de novo!). Outra região disputada foi a Manchúria, situada ao nordeste da China, que era cobiçada pela Rússia e pelo Japão. Daí se originou a Guerra Russo-Japonesa.

Mas, você leitor deve estar se perguntando: Por que o Japão, se é um país da Ásia?
Bem para tudo tem um motivo, e uma explicação, a qual darei agora:
No século XIX, o Japão ainda era uma nação "fechada". Entretanto, na segunda metade do século XIX, os EUA forçaram o avanço da economia japonesa. Com a entrada de características e valores vindas do ocidente, o país se transformou rapidamente, fato que ficou conhecido como Revolução Meiji.

Assim, no início do século XX, o Japão decide entrar na Corrida Imperialista, de forma a ampliar suas áreas de influência, tal como as demais nações imperialistas. Envolveu-se na disputa pela Manchúria (mencionada anteriormente) e tomou posse da Coreia, no período compreendido entre os anos de 1910 a 1945, quando a Coreia se tornou um país independente.

Fontes de Pesquisa: 
http://brasilescola.uol.com.br/historiag/neocolonialismo.htm
http://www.tancredoprofessor.com.br/conteudo/24/imperialismo,-a-expansao-colonial-sobre-a-asia-e-a-africa
http://www.coladaweb.com/historia/neocolonialismo
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=252
http://mundoestranho.abril.com.br/geografia/o-que-era-a-indochina/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[k-Drama] While You Were Sleeping Primeiras Impressões

Boa Noite queridos leitores! O novo dorama do Lee Jong Suk ainda nem foi legendado pela equipes dos fansubs brasileiros, mas é claro que eu não poderia deixar esse fato atrapalhar a minha vida de resenhar doramas. Fui correndo ver se tinha While You Were sleeping no estrenos doramas, um site muito eficiente que disponibiliza os mais variados doramas, dos mais antigos até os lançamentos. Para a minha alegria e para a de vocês consegui encontrá-lo já legendado no próprio.  Novamente, a Sbs resolveu disponibilizar doramas em episódios de trinta minutos cada. Eu já assisti os dois primeiros episódios e será com base nestes que escreverei as minhas primeiras impressões.   Eu não sabia do lançamento desse dorama, nem muito menos que o personagem principal seria o Lee Jong Suk. Descobri isso há três dias quando estava navegando pelo Estrenos Doramas. Me digam: Para que eu fui fazer isso? Desde aquele dia fiquei ansiosissíma pelo lançamento. Achei a premissa diferente das outras, um tanto inov…

[K-Drama] Primeiras Impressões 20th Century Boy and Girl

Informações Gerais do Drama:                                                Título: 20th Century Boy and Girl                                                Gênero: Drama, Romance                                                Episódios:32(4 por semana)                                                Duração por episódio: 30 minutos                                                Emissora:MBC                                               Onde assistir: Estrenos Doramas                                               Status: Em andamento. Palmas para a Coréia! A temporada de doramas desse mês está incrível, um dorama melhor que o outro sendo lançado. Quando vi que esse dorama ia ser estrear fiquei muito empolgada, pois é o primeiro papel do Kim Ji Suk como protagonista. Só assim um dorama com ele, intitulado Sassy, Go Go, mas posso lhes afirmar que gostei muito do professor que ele interpretava. Ele sabe transmitir ao público suas excelentes habilidades de atuação.
No entanto, depois de um tempo ac…

[Thai Drama] Promesa de Venganza

“He esperado este día durante mucho tiempo, Ganok. Prometo que tomaré venganza por usted, com la máxima satisfacción”. “Tradução: Esperei este dia durante muito tempo, Ganok. Prometo que me vingarei por você, com a máxima satisfação”. Resenha Existe uma frase de André Maurois que diz o seguinte:” A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde”.  Sinto que com os doramas acontece a mesma situação, pois quanto mais assistimos a estas maravilhosas produções cinematográficas mais nos tele transportamos para um outro mundo, distante das preocupações e crueldades da vida real. Um passatempo que nos alegra. Entretanto, às vezes entramos numa fase em que nenhum livro, dorama ou série nos agrada, as sinopses parecem fracas, sem nenhum fator que chame nossa atenção. Era nesse estado em que me encontrava, mas felizmente depois de avançar pelo meu feed de notícias do facebook, encontrei a indicação desse lakorn. Já tinha ouvido falar sobre essa palavra antes, porém…