sábado, 3 de junho de 2023

Reflexões Bíblicas 01: Reflexões sobre Ana, mãe do profeta e juiz Samuel

 

Nascimento de Samuel na série Reis - A Decepção (1º Temporada) 

Ana, uma mulher de fé inestimável e inabalável, é, para nós, um exemplo a ser seguido. Alguém amorosa, espirituosa, temente a Deus e comprometida com Ele.

Assim, desde cedo, formou e entregou um garotinho de três anos, igualmente temente a Deus, e que haveria de ter, no futuro, um papel imensamente importante ao povo de Israel

Como lemos em Provérbios 22:6

“Ensina a criança o caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. Foi exatamente esta atitude que Ana teve para com o pequeno Samuel: ensinou-lhe a importância de obedecer e ter fé no Senhor, e em todos os seus dias, Samuel assim caminhou.

Ana foi a mãe exemplar, modelo de persistência, generosidade, amor e fé.

No mundo pós-moderno, em que o movimento feminista cresce entre os jovens dizendo lutar pelo direito das mulheres (uma grande falácia transmitida por elas e a mídia), elas apoiam o assassinato de crianças no ventre, abdicando da mais maravilhosa das bençãos de uma mulher: a maternidade – e a manutenção da família.

Em contrapartida, Ana era inicialmente estéril e seu maior desejo era conceber:

“E fez um voto, dizendo: "Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados. (1 Samuel 1:11 NVI)

As súplicas e a fé foram tão intensas que o Senhor lhe concedeu a graça da maternidade, sendo Samuel seu primogênito, seguido de mais cinco filhos. Nas palavras da própria Ana, Deus é aquele que tanto humilha quanto exalta (1 Samuel 2:7) e, portanto, orou ao máximo para que seu desejo fosse atendido.

Por falar em humilhações a relação de Ana com Penina era de provocações por parte desta última, mas ainda que ocorresse constantemente, e que ficasse triste por ser inicialmente estéril, seu coração fervoroso era bem maior do que as negatividades de seu cotidiano. O destino dela e de Samuel foram grandiosos, preparados por Deus

Com isso, podemos refletir que, as adversidades nos preparam para algo maior, reservados pelo Senhor. Que não percamos a fé ou desistamos de nosso propósito, pois Ele está sempre a observar nossos passos.

Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário