sábado, 3 de outubro de 2020

[Conto Chinês] O amor do Lord Ye por dragões

O amor do Lord Ye por dragões  

Durante o Período das Primaveras e Outonos da China, havia um nobre homem chamado Chu Zhu Liang, que era referido como “Lord Ye”, devido ao fato de que sua morada se localizada em Ye 

Lord Ye era um entusiasta de Dragões. É dito que ele pintava ou esculpia misteriosas criaturas onde ele pudesse fazê-lo. As paredes de sua casa tinham dragões pintados nelas, enquanto as vigas, colunas, portas e janelas eram todas cravadas com isso. 

Como resultado, a demonstração de seu amor por dragão se alastrou  

Um dia, o verdadeiro dragão do Reino dos Céus ouviu falar sobre o Lord Ye e, estando profundamente comovido, ele decidiu descer dos Céus até a casa do Lord Ye, para visitá-lo.  

Quando o dragão, acompanhado por trovões e raios, seu enorme corpo entupiu o quintal de Lord Ye, sua cabeça estava em frente à sala de estar, acenando ao anfitrião, enquanto seu rabo estava no quintal, se abanando contra a parede. Ao estar à vista do Lord Ye, ele estava assustado com a perspicácia dele, e lançou-se com uma expressão de terror. Levando isso em conta, o que o Lord Ye amava não era o verdadeiro dragão, mas as coisas que se pareciam com dragão.  


Pano de fundo e comentários [do tradutor em inglês]  

O transmissor desta história foi Zi Zhang (子张), um aluno de Confúcio, o qual ouviu dizer que o duque do Estado de Lu encontrou talentos, e então, percorreu um longo caminho para visitá-lo. Infelizmente, porém, o Duque desprezou Zi Zhang por sete dias, nos  quais ele ficou extremamente chateado e decidiu ir embora. Antes de ele partir, ele fez seu criado entregar uma mensagem, na qual ele contou esta história, para zombar do Duque, por ser incapaz de perceber verdadeiros talentos.  

 

Tradução do mandarim ao inglês: Richard Han (Chinese Story) 

Tradução do inglês ao português: Rebeca Suzuki (Cantinho das Xarás) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário