Você tem muitas carruagens apenas por lamber as pílulas do Rei
No Período das Primaveras e Outonos da China, vivia um homem chamado Cao Shang, no Estado de Song.
Uma vez, ele foi enviado pelo Rei de Song para ir à uma missão em Qin. Na hora de partir, ele colocou inúmeras carruagens para ir com ele.
Ao chegar em Qin, o Rei de Qin gostou tanto dele, que lhe deu mais uma centena de carruagens. Após retornar para Song, ele estava tão feliz que exibiu sua experiência a todo lugar
Um dia, ele encontrou Zhuang Zi e disse:
— Morar em uma faixa estreita de um povo pobre e malicioso, vestir sandálias em meio às dificuldades da pobreza, com uma pequena garganta e orelhas amarelas — Isso é o que eu devo achar difícil de fazer, mas, no momento em que eu chego a entender, com um senhor de inúmeras carruagens, a encontrar a mim mesmo com uma comitiva de cem carruagens, aí é onde eu me destaco!
Zhuang Zi respondeu:
— Quando o Rei de Qin fica doente o médico que ele chama para abrir uma úlcera ou arrancar uma pústula, recebe uma carruagem, e quem lambe suas pílulas ganha cinco. Quanto menor o serviço, mais carruagens são concedidas. Senhor, você deve ter lambido as pílulas do Rei? De outra forma, como você conseguiu tantas carruagens? Vá embora!
Pano de fundo e comentário [do tradutor em inglês]
Essa história é de Lie Yu Kou, um artigo de Zhuang Zi. A razão pela qual Zhuang Zi disse algo tão irônico, não foi porque ele estava com ciúmes de Cao Shang, mas porque ele tentou ilustrar o ponto que quanto mais rendimento alguém obtém para si, mais golpes baixos ele pode ter que usar.
Tradução do mandarim ao inglês: Richard Han (Chinese Story)
Tradução do inglês ao português: Rebeca Suzuki (Cantinho das Xarás)
Nenhum comentário:
Postar um comentário