sexta-feira, 2 de outubro de 2020

[Conto Chinês] O cavalo recuperado

 

O cavalo recuperado  

Um dia, Confúcio saiu para passear. Enquanto ele estava descansando, seu cavalo fugiu e comeu a plantação de um fazendeiro, no gramado. O fazendeiro pegou o cavalo e o prendeu em seu estaleiro. Após descobrir o acontecido, Confúcio chamou por Gong Zi 

Gong Zi era um dos melhores alunos de Confúcio, um bom conhecedor e erístico para recuperar seu cavalo. Andando em direção à casa do fazendeiro, Gong Zi muito polidamente lhe pediu para devolver o cavalo de seu professor. Contudo, para sua surpresa, o homem não obteve resposta senão a palavra “não”. Despontado, ele voltou para onde estava Confúcio, e começou a reclamar da aspereza do fazendeiro.  

Confúcio disse:  

—A culpa é minha, não do fazendeiro. Eu não deveria deixá-lo fazer isso. Você é um culto erudito, ele é um fazendeiro mal-educado. Vocês dois falam línguas diferentes. Utilizar motivos que o interlocutor não compreende para persuadi-lo é como alimentar grandes feras com preciosos sacrifícios, tocar elegantes músicas para pássaros voando.  

Então, Confúcio fez seu cavalariço ir até a casa do fazendeiro novamente. O cavalariço disse ao fazendeiro:  

— Tua fazenda é no Leste, eu moro no Oeste, mas nossa plantação parece a mesma. Como o cavalo pode saber se a plantação é minha ou sua?  

O fazendeiro ficou completamente convencido e, alegremente devolveu o cavalo de Confúcio  

 

Tradução do mandarim ao inglês: Richard Han (Chinese Story) 

Tradução do inglês ao português: Rebeca Suzuki (Cantinho das Xarás) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário