Pular para o conteúdo principal

[Diário da Mi Young] Gostar de anime não é ser otaku!

A Nagi é otome, eu não! 
Olá, gente! Como estamos em clima de Anime Friends resolvi falar um pouco sobre anime e decidi desabafar um pouco sobre o que é ser otaku ou não. Muitas pessoas confundem ou generalizam isso, geralmente por entenderem errado o sentido da palavra e não saberem a fundo a respeito do assunto e da cultura japonesa

Essa confusão na grande maioria das vezes é devido às informações superficiais que se tem na mídia e que fazem pensar que todo mundo que gosta de animes, mangás e afins são otakus, mas nem sempre é assim. 
No meu caso mesmo, eu sou uma pessoa que adoro animes, mas nem por isso sou otome (feminino de otaku, para quem não sabe). Eu apenas aprecio as animações japonesas por achar interessante, divertido e também uma forma de praticar meu japonês (mas isso não vem ao caso), e isso não significa que sou uma louca por tudo o que vejo pela frente, como fazem as pessoas que são realmente otakus 

Eles são pessoas completamente loucas, fascinadas por tudo que envolva seu anime/ou mangá preferido. Colecionam mangás, assistem todas as temporadas dos animes, sabem exatamente o que cada personagem falou e quando foi isso, sabe o que há de diferente no anime e no mangá, percebe cada mínimo detalhe, colecionam e jogam cards (se for o caso), fica muito, muito ansioso para a live action, jogam vídeo game do mangá, sabe quem é o dublador de cada personagem, etc. Tem pessoas que começam a escrever seu próprio mangá porque se inspirou em algo que já leu! (sem contar que leem pra caramba!)
Isso são só alguns itens que caracterizam pessoas otakus. E às vezes pode ser bem difícil lidar com eles, porque tem algumas pessoas que só ficam com otakus (ou seja, que compartilham do mesmo "mundo" que ele (a) 

Portanto, não fique julgando alguém e chamando essa pessoa de otaku só porque ela assistiu anime ou leu um mangá na vida. Isso apenas significa que é alguém que aprecia algum item da cultura japonesa. Por isso eu falo com todas as letras que EU NÃO SOU OTAKU! 

Ah, e outra coisa, não pense que você vai chegar no Japão (se um dia for para lá) e vai encontrar um otaku a cada esquina que esbarrar. É verdade que a comunidade otaku é bem forte lá, assim o interesse por animes, já que se sabe que a indústria dos animes tem um faturamento enorme no país. Mas a maior concentração destes grupos de pessoas está em Harajuku e Shinjuku. Além do que, nem todo mundo concorda em ser otaku, nem todos vão tão longe com essa cultura, isto mais uma vez é por conta da generalização de uma característica, por pensar que todo japonês é assim, quando na verdade a realidade é outra! 

Então fica a dica, para a próxima vez que você encontrar com alguém e a pessoa dizer: "Eu assisti esse anime!" 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impressões finais do dorama While You Are Sleeping

Annyeonghaseyo chingus! Eu não ia fazer resenha agora sobre While You Are Sleeping, mas o dorama estava tão bom que foi impossível deixar minhas observações para depois. Olha a sorte de vocês kkkkkk Podem ficar tranquilos, a resenha não posssui nenhum grande spoiler, apenas alguns fatos importantes.

[Maratona] Good Morning Call: Our Campus Days – Saiba tudo sobre a segunda temporada deste dorama tão especial

Título: Good Morning Call – Our Campus Days Também conhecido como: Good Morning Call – Segunda Temporada Baseado no mangá de mesmo nome, da autora Takasuka Yue Número de episódios: 10, com média de 45 a 50 minutos de duração Tipo: Live-Action. Gênero: Shoujo, Drama, Romance, Comédia & Escolar País: Japão Onde assistir: Netflix 
1.Introdução e comparativo com a primeira temporada. Desde o ano passado eu estava à espera da segunda temporada de Good Morning Call, e finalmente maratonei 10 episódios de um dia para o outro. A trama me prendeu completamente, e se comparado com a primeira temporada, acho que nesta segunda houve mais profundidade em relação aos sentimentos dos protagonistas e o envolvimento com os demais personagens. Quanto ao triângulo amoroso, esta é outra diferença entre as duas temporadas: na primeira, o triângulo amoroso envolvendo Nao era bem mais evidente, uma vez que o sentimento de Daichi pela menina era algo que cresceu durante anos através da convivência que tinham.…

Happy Marriage (Episódios Legendados)

Gente, para quem esperou (um bom tempo) aqui está a lista de episódios de Happy Marriage:
Happy Marriage Episódio 1