Pular para o conteúdo principal

[Diário da Mi Young] Gostar de anime não é ser otaku!

A Nagi é otome, eu não! 
Olá, gente! Como estamos em clima de Anime Friends resolvi falar um pouco sobre anime e decidi desabafar um pouco sobre o que é ser otaku ou não. Muitas pessoas confundem ou generalizam isso, geralmente por entenderem errado o sentido da palavra e não saberem a fundo a respeito do assunto e da cultura japonesa

Essa confusão na grande maioria das vezes é devido às informações superficiais que se tem na mídia e que fazem pensar que todo mundo que gosta de animes, mangás e afins são otakus, mas nem sempre é assim. 
No meu caso mesmo, eu sou uma pessoa que adoro animes, mas nem por isso sou otome (feminino de otaku, para quem não sabe). Eu apenas aprecio as animações japonesas por achar interessante, divertido e também uma forma de praticar meu japonês (mas isso não vem ao caso), e isso não significa que sou uma louca por tudo o que vejo pela frente, como fazem as pessoas que são realmente otakus 

Eles são pessoas completamente loucas, fascinadas por tudo que envolva seu anime/ou mangá preferido. Colecionam mangás, assistem todas as temporadas dos animes, sabem exatamente o que cada personagem falou e quando foi isso, sabe o que há de diferente no anime e no mangá, percebe cada mínimo detalhe, colecionam e jogam cards (se for o caso), fica muito, muito ansioso para a live action, jogam vídeo game do mangá, sabe quem é o dublador de cada personagem, etc. Tem pessoas que começam a escrever seu próprio mangá porque se inspirou em algo que já leu! (sem contar que leem pra caramba!)
Isso são só alguns itens que caracterizam pessoas otakus. E às vezes pode ser bem difícil lidar com eles, porque tem algumas pessoas que só ficam com otakus (ou seja, que compartilham do mesmo "mundo" que ele (a) 

Portanto, não fique julgando alguém e chamando essa pessoa de otaku só porque ela assistiu anime ou leu um mangá na vida. Isso apenas significa que é alguém que aprecia algum item da cultura japonesa. Por isso eu falo com todas as letras que EU NÃO SOU OTAKU! 

Ah, e outra coisa, não pense que você vai chegar no Japão (se um dia for para lá) e vai encontrar um otaku a cada esquina que esbarrar. É verdade que a comunidade otaku é bem forte lá, assim o interesse por animes, já que se sabe que a indústria dos animes tem um faturamento enorme no país. Mas a maior concentração destes grupos de pessoas está em Harajuku e Shinjuku. Além do que, nem todo mundo concorda em ser otaku, nem todos vão tão longe com essa cultura, isto mais uma vez é por conta da generalização de uma característica, por pensar que todo japonês é assim, quando na verdade a realidade é outra! 

Então fica a dica, para a próxima vez que você encontrar com alguém e a pessoa dizer: "Eu assisti esse anime!" 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[k-Drama] While You Were Sleeping Primeiras Impressões

Boa Noite queridos leitores! O novo dorama do Lee Jong Suk ainda nem foi legendado pela equipes dos fansubs brasileiros, mas é claro que eu não poderia deixar esse fato atrapalhar a minha vida de resenhar doramas. Fui correndo ver se tinha While You Were sleeping no estrenos doramas, um site muito eficiente que disponibiliza os mais variados doramas, dos mais antigos até os lançamentos. Para a minha alegria e para a de vocês consegui encontrá-lo já legendado no próprio.  Novamente, a Sbs resolveu disponibilizar doramas em episódios de trinta minutos cada. Eu já assisti os dois primeiros episódios e será com base nestes que escreverei as minhas primeiras impressões.   Eu não sabia do lançamento desse dorama, nem muito menos que o personagem principal seria o Lee Jong Suk. Descobri isso há três dias quando estava navegando pelo Estrenos Doramas. Me digam: Para que eu fui fazer isso? Desde aquele dia fiquei ansiosissíma pelo lançamento. Achei a premissa diferente das outras, um tanto inov…

[K-Drama] Primeiras Impressões 20th Century Boy and Girl

Informações Gerais do Drama:                                                Título: 20th Century Boy and Girl                                                Gênero: Drama, Romance                                                Episódios:32(4 por semana)                                                Duração por episódio: 30 minutos                                                Emissora:MBC                                               Onde assistir: Estrenos Doramas                                               Status: Em andamento. Palmas para a Coréia! A temporada de doramas desse mês está incrível, um dorama melhor que o outro sendo lançado. Quando vi que esse dorama ia ser estrear fiquei muito empolgada, pois é o primeiro papel do Kim Ji Suk como protagonista. Só assim um dorama com ele, intitulado Sassy, Go Go, mas posso lhes afirmar que gostei muito do professor que ele interpretava. Ele sabe transmitir ao público suas excelentes habilidades de atuação.
No entanto, depois de um tempo ac…

[Thai Drama] Promesa de Venganza

“He esperado este día durante mucho tiempo, Ganok. Prometo que tomaré venganza por usted, com la máxima satisfacción”. “Tradução: Esperei este dia durante muito tempo, Ganok. Prometo que me vingarei por você, com a máxima satisfação”. Resenha Existe uma frase de André Maurois que diz o seguinte:” A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde”.  Sinto que com os doramas acontece a mesma situação, pois quanto mais assistimos a estas maravilhosas produções cinematográficas mais nos tele transportamos para um outro mundo, distante das preocupações e crueldades da vida real. Um passatempo que nos alegra. Entretanto, às vezes entramos numa fase em que nenhum livro, dorama ou série nos agrada, as sinopses parecem fracas, sem nenhum fator que chame nossa atenção. Era nesse estado em que me encontrava, mas felizmente depois de avançar pelo meu feed de notícias do facebook, encontrei a indicação desse lakorn. Já tinha ouvido falar sobre essa palavra antes, porém…