segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

[Texto] O Espelho de Alice

 


“País das Maravilhas”, “Alice”, “Chapeleiro Louco”. Estes nomes com certeza devem soar familiares para você que está lendo esse texto, tanto quanto é para mim.

Quem nunca ouviu falar das peripécias de Alice quando pediu para os seus pais lerem uma história na hora de dormir, ou mesmo numa roda entre amigos, em uma aula de português?

Mas quem é Alice senão uma garota de sete anos que tem sonhos e ideais? O que é o “País das Maravilhas” senão o mundo da imaginação, um lugar que idealizamos a partir dela e concretizamos as fantasias, os desejos, onde a lógica é a do coração e não a da razão?

Onde tudo é mais simples, porque é exatamente como você imaginou.

Como uma garotinha imagina que seja.

“Todas as pessoas grandes foram um dia, crianças, mas poucos se lembram disso”. Essa é a mais pura verdade descrita em uma frase. Ao chegarmos a vida adulta, nos deparamos com dificuldades que, décadas atrás, pareciam distantes e irreais. Claro, todos nós, ao crescermos a cada passo, a cada ano de vida que se conquista, precisamos enfrentar desafios, conflitos, problemas e a verdade nua e crua tal como ela é.

Personagens fictícios, para muitos, tornam-se coisa do passado.

Entretanto, nada nos impede de sonhar e imaginar

Todos nós fomos um dia crianças, e no fundo ainda somos.

Porque temos conosco, o espelho de Alice, que reflete o nosso espírito, a nossa criança interior que nunca deveria deixar de existir. E o nosso País das Maravilhas, ou a Terra do Nunca, como preferir, nunca deveriam se extinguir, porque fazem parte de quem nós somos, e de quem fomos em nossa meninice, nos dias de prazer e de alegria, os quais remetem às primeiras vezes que alguém nos ensinou a imaginar, a adentrar em um mundo novo e desconhecido, e a acreditar no impossível

Isso ainda é possível. Basta olhar no Espelho de Alice, em nosso interior, para dentro de nosso próprio coração.

E enquanto acreditarmos, o nosso incrível “País das Maravilhas” sempre estará a nos esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário