Pular para o conteúdo principal

Introdução à História da Malásia

"Malásia". Um país do Sudeste da Ásia que você já deve ter ouvido falar, mas não faz ideia da profundidade que há neste nome, tampouco sua história, marcada por conflitos em sua região pela disputa de poder e território, entre aqueles que ali habitavam e posteriormente pelos europeus que quiseram tomá-la por certo tempo. Era a chamada Colonização Afro-Asiática, tendo seu início ali mesmo, neste lugar onde hoje é denominado "Malásia"

Mas, neste momento, aqui neste post, contarei como tudo começou...

Não se sabe ao certo quando se deu a fundação do território malaio por falta de registros históricos, mas sabe-se que os primeiros habitantes da conhecida Península Malaia e dos estados de Borneo, Sarawak e Sabah foram descendentes de imigrantes pré-malaios, os quais provavelmente chegaram através do Sul da China, via atual Indonésia. Sabe-se que eles viviam nos bosques e à base da agricultura

Outro fato que é de nosso conhecimento, é que aproximadamente a partir do ano 100 d.C, as pessoas viviam em povoados espalhados pela Península. Esta, por sua vez sua, tornou-se uma vias obrigatórias para as transações comerciais entre a China e Índia. Acontece que estes dois países têm culturas e crenças distintas, e ainda assim, os comerciantes indianos levaram a religião budista e hinduísta à Península.

A partir de então iniciam-se os conflitos no local, pois do século IX ao XV os reinos Budista e Induísta começam a lutar pelo controle da Península Malaia.
Contudo, no que remonta o início do século XV, um importante fato acontece: o Príncipe de Malaca, de um Reino pertencente à Costa Sudoeste, converteu-se ao Islamismo. A partir de então, à medida em que Malaca assumia o controle na região, a religião Islâmica difundia-se entre o povo malaio.
Além disso, o comércio com os Islâmicos trouxe prosperidade à Malaca, e que com isso, difundiu-se uma nova crença ao que hoje se conhece como Malásia e Indonésia. No século XVI,  a Malásia estava em seu auge, o que consequentemente atraiu interesses dos portugueses, os quais começaram a disputar com os islâmicos por conta da rota do Oceano Índico

Em outras palavras, a Europa estava começando a despertar seu grande interesse por este pequeno território do Sudeste da Ásia...

Mas isto é assunto para outro post!
Até mais, pessoal!
~ Rebeca

Fontes de pesquisa:
http://www.guiadelmundo.org.uy/cd/countries/mys/History.html
http://www.pedalnaestrada.com.br/pages.php?recid=223
http://www.lonelyplanet.es/destino-asia-malasia-137-historia.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impressões finais do dorama While You Are Sleeping

Annyeonghaseyo chingus! Eu não ia fazer resenha agora sobre While You Are Sleeping, mas o dorama estava tão bom que foi impossível deixar minhas observações para depois. Olha a sorte de vocês kkkkkk Podem ficar tranquilos, a resenha não posssui nenhum grande spoiler, apenas alguns fatos importantes.

[Maratona] Good Morning Call: Our Campus Days – Saiba tudo sobre a segunda temporada deste dorama tão especial

Título: Good Morning Call – Our Campus Days Também conhecido como: Good Morning Call – Segunda Temporada Baseado no mangá de mesmo nome, da autora Takasuka Yue Número de episódios: 10, com média de 45 a 50 minutos de duração Tipo: Live-Action. Gênero: Shoujo, Drama, Romance, Comédia & Escolar País: Japão Onde assistir: Netflix 
1.Introdução e comparativo com a primeira temporada. Desde o ano passado eu estava à espera da segunda temporada de Good Morning Call, e finalmente maratonei 10 episódios de um dia para o outro. A trama me prendeu completamente, e se comparado com a primeira temporada, acho que nesta segunda houve mais profundidade em relação aos sentimentos dos protagonistas e o envolvimento com os demais personagens. Quanto ao triângulo amoroso, esta é outra diferença entre as duas temporadas: na primeira, o triângulo amoroso envolvendo Nao era bem mais evidente, uma vez que o sentimento de Daichi pela menina era algo que cresceu durante anos através da convivência que tinham.…

Happy Marriage (Episódios Legendados)

Gente, para quem esperou (um bom tempo) aqui está a lista de episódios de Happy Marriage:
Happy Marriage Episódio 1