Pular para o conteúdo principal

[Resenha] Peony Pavilion - Xia Da

Informações Gerais: 
Título: Poeny Pavilion
Autora: Xia Da
Ano: 2008
Tipo: Manhua
País: China
Gênero: Poema, Lírico, Histórico, Romance e Drama
Sentido de Leitura: Esquerda para a Direita

Esse foi um daqueles manhuas que me conquistaram completamente, do início ao fim. Fiquei interessada por conta da sinopse, a uma primeira vista, e realmente o manhua me cativou, através da escrita e dos desenhos feitos pela autora.

O que me chamou atenção é que estas histórias (é uma coleção de One-Shots) são baseadas em poemas ou contos clássicos da literatura chinesa ou em óperas, igualmente milenares. Os poemas são transcritos no fundo dos quadrinhos, que com traços delicados e singelos (e a cores) dão mais beleza e vivacidade à história. Além disso, as personagens dos quadrinhos são representadas com vestimentas de época, o que contribui para dar um ar histórico ao manhua.

Por ser do gênero lírico, os textos são formados por rimas, o que dá mais ritmo e sentimentalismo à escrita. O interessante é que nem todos os quadrinhos possuem diálogos/falas, mas ainda assim, apenas pelo traço (pelo olhar da personagem) é possível identificar a mensagem que a autora quer transmitir através de sua arte

As passagens são tão românticas quanto tristes e/ou dramáticas. Menciona-se a perda de uma pessoa amada, ou alguém que espera encontrar. Amor é amor, sempre trazendo tanto o prazer quanto a dor. E assim são as pessoas, que desejam incansavelmente e incessantemente encontrar algo ou que anseiam ter para si e perto de si

Às vezes, parece ser o amor algo inalcançável, inatingível, indomável, nesta trilha interminável. Interminável a ponto de querer alcançar aos céus ou ao mar, para que com sua amada possa se reencontrar. Ou então, pode escolher apenas esperar
E em outras tantas vezes pode querer dela se lembrar, porque das cinzas, ela já não pode retornar. Como *"a fênix, que procura pela fênix".

Ah, sim, a fênix. Nestas histórias/poemas chineses inseridos nessa one-shot, é bem comum a presença de elementos da natureza (como o mar) e de seres místicos, como a fênix que segundo as lendas têm seu simbolismo e significado. A fênix, especificamente simboliza graça e virtude, sendo também um símbolo de paz.
Como se sabe, na cultura oriental há significado por trás de muitas coisas, e de certa forma, é isso que a torna tão brilhante!

É interessante também notar que no final de cada um das One-Shots, a autora coloca uma explicação sobre de onde teve a inspiração para trabalhar. Só de ler essas explicações (e claro, esse manhua maravilhoso) deu uma vontade imensa de conhecer mais sobre a literatura chinesa e a cultura da China! 💘 Realmente foi uma leitura muito prazerosa e extremamente produtiva, que até mesmo me instigou a pesquisar mais a fundo, e mergulhar na Antiga China com muito, muito mais intensidade

Essa resenha foi um pouco diferente, escrevi de um modo mais poético justamente para entrarem no clima. Espero que tenham gostado da resenha e que também, em algum momento possam ter a oportunidade de ler esse manhua que tem a imensa capacidade de fisgar o leitor, instigá-lo a ir até o fim, e terminar com uma imensa mistura de sensações no interior de seu coração

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[k-Drama] While You Were Sleeping Primeiras Impressões

Boa Noite queridos leitores! O novo dorama do Lee Jong Suk ainda nem foi legendado pela equipes dos fansubs brasileiros, mas é claro que eu não poderia deixar esse fato atrapalhar a minha vida de resenhar doramas. Fui correndo ver se tinha While You Were sleeping no estrenos doramas, um site muito eficiente que disponibiliza os mais variados doramas, dos mais antigos até os lançamentos. Para a minha alegria e para a de vocês consegui encontrá-lo já legendado no próprio.  Novamente, a Sbs resolveu disponibilizar doramas em episódios de trinta minutos cada. Eu já assisti os dois primeiros episódios e será com base nestes que escreverei as minhas primeiras impressões.   Eu não sabia do lançamento desse dorama, nem muito menos que o personagem principal seria o Lee Jong Suk. Descobri isso há três dias quando estava navegando pelo Estrenos Doramas. Me digam: Para que eu fui fazer isso? Desde aquele dia fiquei ansiosissíma pelo lançamento. Achei a premissa diferente das outras, um tanto inov…

[K-Drama] Primeiras Impressões 20th Century Boy and Girl

Informações Gerais do Drama:                                                Título: 20th Century Boy and Girl                                                Gênero: Drama, Romance                                                Episódios:32(4 por semana)                                                Duração por episódio: 30 minutos                                                Emissora:MBC                                               Onde assistir: Estrenos Doramas                                               Status: Em andamento. Palmas para a Coréia! A temporada de doramas desse mês está incrível, um dorama melhor que o outro sendo lançado. Quando vi que esse dorama ia ser estrear fiquei muito empolgada, pois é o primeiro papel do Kim Ji Suk como protagonista. Só assim um dorama com ele, intitulado Sassy, Go Go, mas posso lhes afirmar que gostei muito do professor que ele interpretava. Ele sabe transmitir ao público suas excelentes habilidades de atuação.
No entanto, depois de um tempo ac…

[Thai Drama] Promesa de Venganza

“He esperado este día durante mucho tiempo, Ganok. Prometo que tomaré venganza por usted, com la máxima satisfacción”. “Tradução: Esperei este dia durante muito tempo, Ganok. Prometo que me vingarei por você, com a máxima satisfação”. Resenha Existe uma frase de André Maurois que diz o seguinte:” A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde”.  Sinto que com os doramas acontece a mesma situação, pois quanto mais assistimos a estas maravilhosas produções cinematográficas mais nos tele transportamos para um outro mundo, distante das preocupações e crueldades da vida real. Um passatempo que nos alegra. Entretanto, às vezes entramos numa fase em que nenhum livro, dorama ou série nos agrada, as sinopses parecem fracas, sem nenhum fator que chame nossa atenção. Era nesse estado em que me encontrava, mas felizmente depois de avançar pelo meu feed de notícias do facebook, encontrei a indicação desse lakorn. Já tinha ouvido falar sobre essa palavra antes, porém…