Pular para o conteúdo principal

[Conto Chinês] O Sábio Brincalhão

Na antiga China vivia um velho muito sábio, que todos procuravam para pedir conselhos. O sábio gostava também de fazer brincadeiras. Um dia, ele foi se hospedar na casa de um rei. Rapidamente, uma multidão reuniu-se às portas do palácio. Irritado, o rei pediu a seus lacaios para verem o que estava acontecendo
Disseram que desejam ouvir o sábio, Majestade, porque ele é um homem muito inteligente
O rei ficou enciumado do prestígio do sábio. Afinal, ele era apenas um velho e não poderia ser mais amado que o próprio rei
Chamou o sábio e lhe disse:
Vamos ver quem é o mais inteligente do reino. Quero lhe fazer um desafio. Olhe bem para esta joia que carrego no colar. É a gema mais preciosa daqui. Se conseguir tirá-la de mim, eu o aceitarei como o homem mais inteligente do reino
Já que o senhor está pedindo, prometo tirar-lhe a joia Disse o sábio.
Assim que ele deixou o salão o rei ordenou:
Ponham um lacaio na porta do meu quarto com um tambor bem grande nas mãos. Ao menor ruído, o tambor deverá ser tocado. Quero também que ponham uma mulher para cuidar da lareira. Ao menor ruído, ela deverá avivar as chamas para que o palácio fique iluminado. Desejo ainda que quatro cavalheiros guardem o palácio dia e noite. Ao menor ruído, eles deverão sair em busca do ladrão.
Todas as providências foram tomadas, porém o sábio nada de aparecer. Começaram até a achar que o rei ganhara a aposta. Foi então que surgiu uma velha senhora diante dos quatro cavalheiros:
Vocês parecem tão cansados Ela lhes disse Querem um pouco de vinho?
Os cavalheiros aceitaram a oferta. Tomaram o vinho, e assim que adormeceram, a velhinha cuidadosamente levou os cavalos embora. Aproximou-se da lareira e viu que a mulher também havia cochilado. Encheu os cabelos dela de palha, e dirigiu-se ao aposento real. Sentando com um tambor no colo, o lacaio até roncava. A velhinha cuidadosamente pôs uma faca em sua mão. Depois, entrou no quarto do rei, onde o sábio já a esperava. Vendo que a pedra não estava pendurada no pescoço do rei, o sábio pegou um punhado de pó e colocou sob o nariz dele. O rei bocejou, a pedra que estava escondida em sua boca, caiu. O sábio a apanhou. Em seguida, cobriu a cabeça do rei com um pano preto e saiu gritando:
 Vejam! Ganhei a aposta! A pedra está comigo!
O lacaio despertou e tocou o tambor, mas, como tinha uma faca na mão, furou. A mulher perto da lareira acordou de um salto e abaixou-se para avivar as chamas. Mas, como seu cabelo estava cheio de palha, pegou fogo, e ela saiu correndo. Os quatro cavalheiros, ao abrirem os olhos, perceberam que não haviam mais os cavalos para perseguir o sábio. O rei também despertou, mas, com a cabeça coberta, não enxergava nada. Nervoso, apenas pulava e gritava
Na manhã seguinte, o sábio foi até o rei e lhe devolveu a pedra. Este, ficou tão furioso que pediu que seus lacaios a quebrassem. O povo então decidiu que o rei estava louco e precisava ser substituído.
Pediram ao sábio que assumisse o trono. E, daquele dia em diante, governados por sábio brincalhão, as pessoas daquele reino desfrutaram muita felicidade.

(História do folclore chinês)

 Fonte: Livro “Lá Vem História”, de Heloisa Pietro, com ilustrações de Daniel Kondo. Editora Companhia das Letrinhas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[k-Drama] While You Were Sleeping Primeiras Impressões

Boa Noite queridos leitores! O novo dorama do Lee Jong Suk ainda nem foi legendado pela equipes dos fansubs brasileiros, mas é claro que eu não poderia deixar esse fato atrapalhar a minha vida de resenhar doramas. Fui correndo ver se tinha While You Were sleeping no estrenos doramas, um site muito eficiente que disponibiliza os mais variados doramas, dos mais antigos até os lançamentos. Para a minha alegria e para a de vocês consegui encontrá-lo já legendado no próprio.  Novamente, a Sbs resolveu disponibilizar doramas em episódios de trinta minutos cada. Eu já assisti os dois primeiros episódios e será com base nestes que escreverei as minhas primeiras impressões.   Eu não sabia do lançamento desse dorama, nem muito menos que o personagem principal seria o Lee Jong Suk. Descobri isso há três dias quando estava navegando pelo Estrenos Doramas. Me digam: Para que eu fui fazer isso? Desde aquele dia fiquei ansiosissíma pelo lançamento. Achei a premissa diferente das outras, um tanto inov…

[K-Drama] Primeiras Impressões 20th Century Boy and Girl

Informações Gerais do Drama:                                                Título: 20th Century Boy and Girl                                                Gênero: Drama, Romance                                                Episódios:32(4 por semana)                                                Duração por episódio: 30 minutos                                                Emissora:MBC                                               Onde assistir: Estrenos Doramas                                               Status: Em andamento. Palmas para a Coréia! A temporada de doramas desse mês está incrível, um dorama melhor que o outro sendo lançado. Quando vi que esse dorama ia ser estrear fiquei muito empolgada, pois é o primeiro papel do Kim Ji Suk como protagonista. Só assim um dorama com ele, intitulado Sassy, Go Go, mas posso lhes afirmar que gostei muito do professor que ele interpretava. Ele sabe transmitir ao público suas excelentes habilidades de atuação.
No entanto, depois de um tempo ac…

[Thai Drama] Promesa de Venganza

“He esperado este día durante mucho tiempo, Ganok. Prometo que tomaré venganza por usted, com la máxima satisfacción”. “Tradução: Esperei este dia durante muito tempo, Ganok. Prometo que me vingarei por você, com a máxima satisfação”. Resenha Existe uma frase de André Maurois que diz o seguinte:” A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde”.  Sinto que com os doramas acontece a mesma situação, pois quanto mais assistimos a estas maravilhosas produções cinematográficas mais nos tele transportamos para um outro mundo, distante das preocupações e crueldades da vida real. Um passatempo que nos alegra. Entretanto, às vezes entramos numa fase em que nenhum livro, dorama ou série nos agrada, as sinopses parecem fracas, sem nenhum fator que chame nossa atenção. Era nesse estado em que me encontrava, mas felizmente depois de avançar pelo meu feed de notícias do facebook, encontrei a indicação desse lakorn. Já tinha ouvido falar sobre essa palavra antes, porém…