sábado, 10 de junho de 2023

Reflexões Bíblicas 02: O que podemos aprender com o Sumo Sacerdote Eli, seus filhos Hofni e Finéias e o “garoto” Samuel

 

Hofni, Finéias e Sumo Sacerdote Eli na Série "Reis - A Decepção"


Eli foi o penúltimo juiz de Israel, servindo ao cargo durante 40 anos. Ele era também profeta e sacerdote, cuja família descende de Arão, irmão de Moisés. 

Eli sempre teve um caráter bastante justo, porém recusava-se a enxergar as maldades e pecados de seus dois filhos: Hofni e Finéias. Esta atitude nos mostra que, quando o cristão se omite, ele permite que o mal triunfe. 

Como afirma o pastor batista e ativista político Martin Luther King: O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”. Aplicando ao contexto, uma vez que o Sacerdote não puniu seus filhos severamente, eles continuaram a cometer os mesmos erros. Vendo que nada fazia para coibir os pecados, Deus lhe profetizou seu fim, e o de sua família (1 Sm 2: 31 - 34) 

Tendemos a pensar que o exemplo deve vir dos mais velhos, pois este é um fato lógico, entretanto, Samuel não tinha bons exemplos em casa, a depender dos filhos de Eli e suas atitudes pecaminosas

Assim mesmo, o pequeno garoto continuou com sua boa índole, fiel aos princípios de Deus e com uma fé inabalável. Ele soube ter discernimento ao agir, sempre com o Senhor como seu guia, seu porto-seguro, sua base para prosseguir cada vez mais no caminho da Luz, assim como seus pais e o Sacerdote Eli lhe haviam instruído. 

Em um mundo pós-moderno no qual se busca a aceitação dos homens e a sede de pertencimento entre os jovens é cada vez mais evidente, em grande parte das vezes, cedendo à pressão do coletivo, Samuel é um exemplo a ser seguido: uma pessoa que, desde sua mais tenra idade aprendeu a servir a Deus e que nunca desviou de seu propósito, ainda que presenciasse as mais indignas situações. 

Quanto a Eli e sua prole, a relação deles mostra que o caráter depende única e exclusivamente de cada um, pois nem sempre a próxima geração seguirá os mesmos princípios de seu antecessor, ainda mais quando este não tem pulso firme o suficiente para conduzi-los e instruí-los da maneira mais correta perante aos olhos de Deus. 

A partir da história destes personagens podemos enxergar o quão importante é prezar por aquilo que acreditamos, sem nunca desviar nosso caráter. .

Que aceitemos ao Senhor a cada passo. 

Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário