domingo, 4 de junho de 2023

História e Geografia Bíblicas 01: Gênesis


Deus plantou um Jardim no Éden, de onde saía um rio e dali se dividia em mais 4 (Gn 2:10). O primeiro se chamava Pisom (Gn 2:11), o segundo, Giom (Gn 2:13), o terceiro Tigre e o quarto, Eufrates (Gn 2: 14)

O historiador judaico-romano Flávio Josefo, que viveu de 37 ou 38 d.C. até 100 d.C, identifica o rio Pisom como o atual Rio Ganges, o qual se localiza na Índia, e o Rio Giom como o Rio Nilo, no Egito, África.

O terceiro e o quarto rios possuem os mesmos nomes até hoje: Tigre e Eufrates. Na Idade Antiga, antes de Cristo, eles eram os principais rios, junto com o Nilo, que faziam parte do chamado Crescente Fértil, no território da Mesopotâmia.

O Crescente Fértil recebeu esse nome porque tinha o formato de uma Lua Crescente, sendo a área de mais fácil acesso para a irrigação por conta da presença dos rios, assim, havendo mais possibilidade de agricultura e prosperidade.

Atualmente, o Crescente Fértil corresponde aos países da Palestina, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Chipre, bem como parte da Síria, do Iraque, do Egito, do sudoeste da Turquia e sudoeste do Irã

Por sua vez, a Mesopotâmia, cujo nome significa “terra entre rios”, por conta de sua geografia, foi o local onde habitaram inúmeros povos. Dentre eles, os principais, eram:

 

a.      Sumérios

Os sumérios viveram em 4000 a.C e são considerados o primeiro povo a habitar a Mesopotâmia, que teriam se deslocado do planalto do Irã até se fixarem na região da Caldeia.

Caminhada de Abraão 

“Ur dos Caldeus” é a cidade onde o patriarca Abraão (antes Abrão) morava. Em sua caminhada para a Terra Prometida, Abraão teve de sair de Ur (atual Iraque), passando por Harã (sudoeste da Turquia), uma cidade cerca de 859km de distância de Ur para chegar até Canaã, um grande território que hoje corresponde a Israel, Cisjordânia, Jordânia, Gaza, e o sul da Síria e do Líbano.

 

b.               Acádios

Os Acádios foram um povo que dominou os sumérios e que conquistou a Mesopotâmia, liderados pelo Rei Sargão I, grande militar e administrador.

 

c.               Assírios

Em Gn 2: 14 é citado pela primeira vez o território da Assíria:

“O terceiro, que corre pelo lado leste da Assíria, é o Tigre (...)”

Mais adiante, em Gn 10:10 – 11, é dito que:

“No início o seu reino abrangia Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinear. Dessa terra ele partiu para a Assíria, onde fundou Nínive, Reobote-Ir, Calá”

Ninrode

Quem fundou estas cidades foi Ninrode, filho de Cuxe, neto de Cam e bisneto de Noé. Ninrode é descrito na Bíblia como “o primeiro homem poderoso da terra” (Gn 10:8)

De fato, os Assírios eram historicamente descritos como grandes guerreiros, com um exército completo composto por arqueiros, lanceiros, carros de combate e cavalaria.

Por sua natureza combativa e agressiva eles ficaram conhecidos como a “Máquina de Guerra”, uma vez que eram imensamente cruéis com os seus opositores, torturando-os e decapitando-os.

Desta forma horrenda, conseguiram conquistar muitos territórios na Mesopotâmia.

A origem dos Assírios no atual Iraque data o ano de 2400 a.C, no entanto, o Império Assírio se ergueu efetivamente por volta de 1300 a.C e perdurou até 612 a.C

As capitais do Império Assírio foram duas: Assur e Nínive (atual Mosul, no Iraque).

Nínive, cidade fundada por Ninrode e capital da Assíria 

Quanto ao seu fundador, Ninrode, este morreu em Ur, na Suméria, onde gerações mais tarde habitaria Terá e seus filhos: Abrão, Naor e Harã.

A menção da constituição do Reino de Ninrode também coincide com a primeira vez que é mencionado Babel, que originou a Babilônia, mas não há nenhuma comprovação bíblica e/ou histórica de que Ninrode tenha construído a Torre de Babel.

Em Gn 11:4, lemos:

“Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra".

Como vemos não se menciona quem a construiu, apenas o desejo daquelas pessoas de alcançarem os céus.

Mais à frente, no versículo 9, encontramos o motivo do nome dado:

“Por isso foi chamada Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de todo o mundo. Dali o Senhor os espalhou por toda a terra.”

 

d.           Amonitas

Quando Ló se separa de seu tio Abraão (Gênesis, capítulo 12), ele escolhe o lado do Rio Jordão, e parte em direção a Sodoma, onde os habitantes eram pecadores, de forma que Ló também pecou, ao se relacionar com suas filhas (relacionamentos entre parentes eram permitidos apenas se fosse de mesma hierarquia).

Com a filha mais velha ele gerou os Moabitas, e com a mais nova, os Amonitas, também chamados de Amoritas ou Filhos de Amon. Estes, fizeram da Babilônia a sua capital e principal cidade, sendo também, um dos importantes centros urbanos da Antiguidade, que atingiu seu auge no governo do Rei Hamurabi, famoso por criar um código de leis que leva seu nome, o qual se resume pela frase: “Olho por olho, dente por dente”

Hamurabi foi o Rei que conseguiu pacificar a Região e instituir o Primeiro Império Babilônico, que durou de 1792 a.C a 1750 a.C.


Fontes

Rio Pisom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário