quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

[Resenha] As Aventuras de Poliana: o filme

Informações do filme 

Título: As Aventuras de Poliana: o filme

Duração: 93 minutos 

Data de lançamento: 30/11/2023

Gênero: Amizade, Romance, Suspense 

Produtora: Panorâmica Filmes 


Minha ficha

Assistido em: fevereiro de 2024

O que mais gostei: O plano para entregar Germana 

O que menos gostei: Ingenuidade extrema da protagonista 

Minha nota: 8/10 ou 4 estrelas 


Depois de duas temporadas de novela, ainda houve espaço para um filme! Sim, estou falando de “As Aventuras de Poliana”, protagonizado pela doce atriz Sophia Valverde. 

Roteirizado por Íris Abravanel, o longa-metragem foca nos planos para o futuro de Poliana; a garota deseja provar ao pai que ela pode se virar sozinha para estudar no exterior. Desta forma, decide ir trabalhar com seus amigos Kessya (Duda Pimenta) e Luigi (Enzo Krieger) e seu namorado João (Igor Jansen), em um resort durante as férias. 

Lá, eles encontram Léo (Pablo Morais), um rapaz que aparentemente é gente boa e se interessa por Poliana, contudo, possui um caráter duvidoso. 

E Germana (Bárbara França), a maquiavélica neta do dono do resort, que se acha a dona do pedaço, se fazendo de protetora da natureza, quando na realidade, não se importa com ecologia e nem com os moradores da vila local - muitos deles, funcionários do resort, como Cíntia (Larissa Bocchino), que desperta simpatia por João.

A vilã trata Poliana bem pelo fato de a menina ser filha de Otto (Dalton Vigh), entretanto, no fundo, não gosta dela e nem de seus amigos, deixando um clima pesado no local de trabalho e levantando desconfianças sobre seu caráter e as suas reais intenções com seu novo projeto de expansão do estabelecimento. 

Em meio a desentendimentos, principalmente pela ingenuidade extrema de Poliana, os quatro amigos devem ter coragem e estratégia para desmascarar Germana e dar um “final feliz” aos moradores. 

Apesar do cenário nada tranquilo, eles ainda encontram, eles ainda encontram momentos de descontração e romance, com Kessya e Luigi tentando se aproximar mais como um casal (lembrando que ele é extremamente tímido) e Poliana e João já com sua história de amor caminhando com muito afeto e alguns conflitos. 

As lições que podemos tirar do filme são: 

  • A persistência de querer algo 

  • Lutar até o fim pelo que acreditamos, e para fazer o certo 

  • Pensar de maneira positiva em meio às adversidades 

  • Não perder a esperança de dias melhores. 


É uma obra que demonstra valores humanos como a honestidade, a importância de se preservar a verdade e a integridade acima de tudo, e de saber que o bem sempre vence no final das contas. 

Recomendo a todos que desejarem ver um filme nacional, leve e divertido, com uma pitada de suspense e muito romance incluído no pacote! 



ROTEIRO, ELENCO E PERSONAGENS 

O elenco principal já se conhece há anos, portanto, houve muita em cena, mas destaco a interpretação impecável do Igor Jansen: deu para sentir de verdade todas as emoções de seu personagem, desde a felicidade até a angústia, pela ingenuidade da namorada (algo que também me irrita demais nela, e o João simplesmente representou isso, com maestria) 

A amizade de Kessya e Poli foi algo fofo de ver, e as atrizes deixaram isso bem transparente nas cenas. Por sua vez, o ator Enzo Krieger interpretou a timidez de seu personagem de maneira muito convincente. Adorei vê-lo nas telonas e aprovo sim, o romance com a Kessya. A Song Park nunca foi a pessoa certa para ele, sinceramente 😣

Os intérpretes de Léo, Germana e Cíntia eu ainda não conhecia, mas considero participações satisfatórias. 

Como todo roteiro típico de Íris Abravanel para adolescentes, tivemos espaço para a primeira briga, o primeiro ciúmes, as amigas que se ajudam sempre, e coisas triviais da faixa etária. 

Tirando a ingenuidade da Poliana, o resto foi de boas, tal como o clímax da história, contando com uma reviravolta envolvendo a vilã. 

Em geral, foi bem escrito, e por ser um filme, se tratou de algo bem mais conciso, uma coisa boa àqueles que conhecem os longuíssimos enredos da dona Íris. Ela mostrou que sabe como cativar seu público através de seu enredo, desta vez, nos cinemas. 

A trilha sonora foi boa, e fiquei contente em ver uma das canções da novela sendo inseridas no longa; trata-se da faixa “Mais Amor” interpretada por Duda Pimenta, que trata sobre aceitação às diferenças e de espalhar amor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário