sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

[Resenha] Os deuses do Olimpo: Uma exploração completa da mitologia grega, das divindades e das aventuras dos heróis mais famosos

Informações do livro 

Título:  Os deuses do Olimpo: Uma exploração completa da mitologia grega, das divindades e das aventuras dos heróis mais famosos

Autor: Atlas Hélios 

Páginas: 103

Data de lançamento: 23/08/2023

Onde ler: Amazon Kindle Unlimited 


Minha ficha: 

Lido em: 20 a 22 de fevereiro de 2024

Minha nota: 4/10 ou duas estrelas 

O que não gostei: maior parte repetitiva 

O que valeu a pena: as lições de moral 


Apesar do título atraente, não posso dizer o mesmo do conteúdo apresentado. Esse é o tipo de livro que nos engana pelo seu subtítulo, capa bonita e sinopse cativante, mas deixa a desejar demais em sua essência. 

Em 103 páginas, poderia ter acabado bem antes, pois o excesso de repetição de frases, palavras e informações, tornaram o texto altamente prolixo, entregando uma leitura arrastada. 

Senti muita falta de um texto coerente, conciso e  enxuto, com preposições e conjunções adequadas para continuar a linha de raciocínio apresentada desde o início. Entretanto, a impressão que deu a entender foi de que o autor não conseguiu unir as ideias de um parágrafo para outro e, como solução, simplesmente repetiu o mesmo início de frase: “A mitologia grega…” 

Além disso, muitas seções apresentam os mesmos nomes e fatos, o que foi pura “encheção de linguiça” e poderia ter aproveitado as páginas para elucidar com algo diferente. Demora demais para chegar a ver uma informação relevante e distinta 

Li até o final para ver se a escrita melhorava, contudo, em nada me agradou. Alguns aspectos foram compensatórios, como por exemplo quando se explana quais as lições, valores e virtudes que podemos extrair dos mitos gregos e de seus protagonistas, seja a coragem, a perseverança ou a lealdade. 

A obra também apresenta a inspiração dos mitos em outras áreas, como na psicologia, assim como sua aplicação na cultura, literatura e entretenimento, tópico que iniciou na introdução e terminou no último capítulo. 

Em conclusão, posso dizer que, apesar de algumas passagens realmente terem valido a pena, a maior parte do livro não me prendeu, motivo pelo qual eu dou uma avaliação bem baixa para esta obra. 

Ademais, vi que o autor também escreveu livros abordando outras mitologias até interessantes, a exemplo da chinesa, porém, pelo fato de esta primeira experiência ter sido ruim, não lerei mais nada dele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário