terça-feira, 23 de janeiro de 2018

[Poesia Chinesa] "Palavra", por Liu Xia

Poesia escrita por: Liu Xia.
Palavra

Pela manhã, as palavras
Do sonho de alguém,
Me espreitam.
Como uma conspiração.

No momento em que eu abro os olhos,
A palavra,
Com um elegante gesto,
Me captura.

A solitária palavra,
É um paciente terminal:
Com dor e fritando,
Possivelmente letal.
Mas eu estou com inveja – Isso voa,
No minuto em que me captura.

Escrita originalmente em: 28/06/1995
Publicada em: Words Without Boarders (Edição de Maio de 2014)

Sobre a autora:

Liu Xia (1961 -), poeta, artista e fotógrafa, nasceu e cresceu em Beijing e trabalhou como funcionária civil, na Receita Federal de Beijing. Ela começou a escrever poemas em 1982 e encontrou com Liu Xiaobo em um Encontro Literário. Ela se casou com Liu Xiaobo em 1996, quando ele se impressionou com ela. Liu Xia ficou sob prisão domiciliar desde que seu marido recebeu o Nobel da Paz em 2010, enquanto o próprio Liu Xiaobo estava cumprindo uma sentença na prisão no nordeste da China. 

2 comentários:

  1. Obrigada, que poesia linda! Adorei também saber um pouco sobre a escritora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fran! É realmente tocante essa poesia. Vou sempre colocar um pouquinho dos escritores, para que possamos todos conhecer um pouco mais sobre cada um deles! <3 Fico contente que tenha gostado de saber sobre ela e apreciado sua obra.

      Obrigada pela visita e por comentar
      Beijos,
      Rebeca

      Excluir