quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

[Conto Chinês/Origem da Expressão] A Paixão da Manga Cortada – Duan Xiu Zhi Pi

Na China, a homossexualidade, sendo um dos três tipos principais de orientação sexual, juntamente com a bissexualidade e a heterossexualidade, tem sido referida desde os primeiros registros da História.
Assim como a Grécia antiga, a qual criou a palavra “Lésbico” (por causa do nome da Ilha Grega, onde a poetisa Sappho escreveu principalmente sobre as suas relações emocionais com uma mulher mais nova), para designar as mulheres homossexuais, a China Antiga inventou seus próprios termos para se referir aos amantes de mesmo sexo que é “o Pêssego Mordido” – Fen Tao (分桃) e a “Manga Cortada” – Duan Xiu(断袖)".
 “O Pêssego Mordido” – Fen Tao (分桃), pertencia à uma história registrada em um artigo de Han Fei Zi. É dito que no Período dos Estados Combatentes (475 a.C. – 221 a.C.), o Duque Ling (卫灵公), governante do Estado de Wei, amava seu Ministro Pessoal, Mi Zi Xia (弥子瑕).
Um dia, quando eles estavam caminhando juntos pelo jardim, Mi Zi Xia avistou um pêssego maduro em um ramo de pessegueiro. Então, pegando-o, ele deu uma mordida e então, o passou para o Duque, cena com a qual os outros ministros pessoais ficaram atônitos. Era um insulto ao governante oferecê-lo a sobra da comida. No entanto, o Duque de Ling sorriu e lhes disse:
― Vejam como Mi Zi Xia me ama! Ele experimenta o pêssego primeiro e me entrega depois de saber que estava delicioso.

A “Manga Cortada” – Duan Xiu (断袖)" deriva do “Livro de Han” um livro histórico documentando a Dinastia Han do Leste e o mais famoso Imperador gay na História Chinesa, muito bem cuidado por seu companheiro masculino Dong Xian ().
Um dia, eles tiraram um cochilo juntos: Quando o Imperador Ai acordou, ele pensou que ele não podia se levantar, umas vez que Dong Xian estava dormindo em cima de sua manga. A fim de não acordar Dong Xian, o Imperador cuidadosamente a cortou e foi embora silenciosamente.

A partir dessas duas histórias, a China Antiga criou as expressões combinadas como: “O pêssego mordido e a Manga Cortada” Fen Tao Duan Xiu (分桃断袖, fēn táo duàn xiù)" ou “A Paixão da Manga Cortada” – Duan Xiu Zhi Pi (断袖之癖, duàn xiù zhī pǐ)", para se referir à homossexualidade em geral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário