segunda-feira, 22 de junho de 2020

[Les Intérpretes] Capítulo 2

Capítulo 2

Cheng Jia Yang

 Nessa noite, o meu sono foi uma tormenta. Quando eu acordei pela manhã minha cabeça estava extremamente dormente. Minha antiga babá, a senhora Zhang, deixou leite e café da manhã do lado de fora do meu quarto, e ao ir embora, ela disse:

— Ontem à noite, Xu Dong te telefonou, e deseja que lhe retorne a ligação.

Xu Dong era meu melhor amigo que havia crescido comigo. Ao nos apresentar, esse tipo de sintonia foi inevitável, ao mencionar o histórico de nossos pais.

 

[Eu não vou traduzir o próximo parágrafo porque eu acho que agora todos nós sabemos que Xu Dong e Cheng Jia Yang são de famílias ricas]

 

Eu liguei para o celular dele. A pessoa que atendeu foi uma garota, a qual soou inocente:

— Procurando por Xu Dong? Oh, espere só um segundo.

— Oi, quem é? — Xu Dong não soou lúcido, e eu pensei que eu devia ter perturbado o sono do meu querido amigo com uma linda garota.

— Sou eu, Jia Yang. Xu Dong, está ocupado? Venha e me encontre, ok?

Meu velho amigo imediatamente ficou entusiasmado. Nós concordamos em nos encontrarmos no Clube Internacional. Minha situação não era excelente e, uma vez que eu não dirigia, chamei um táxi para ir até ao local

Quando cheguei Xu Dong já estava esperando por mim. Já fazia um longo tempo que não nos encontrávamos. Seu antigo problema não havia mudado. Enquanto eu subia, ele me envolveu em seu abraço, com sua boca dizendo:

— Maninho, você deve querer matar teu irmão mais velho.

Eu usei meus braços para empurrá-lo a meio metro de distância:

— Aqui tem inúmeros amigos estrangeiros. Controle-se!

Ele capitou minhas palavras como se elas tivessem entrado depressa em suas orelhas, e atentamente encarou a minha face:

— Ainda está com a atmosfera de Paris, o que é bom. Olhe para você, essa viagem te fez ficar ainda mais charmoso, com traços delicados.

— Se continuar me dizendo essas coisas, eu vou embora.

— Por que o teu temperamento é tão forte? Você ainda não reajustou seu fuso horário, certo? Teu irmão mais velho está apenas brincando, não compete em experiência comigo, Vossa Excelência da Interpretação.

Quando nós alteramos para uma conversa séria, não fosse por umas poucas brincadeiras, Xu Dong agarrou as minhas mãos.

Eu o conhecia havia anos, e a sua orientação sexual de cavalheiro não era um problema, mas esse era o hábito irritante que provinham de suas mãos e pés, e deixa os outros irritados. Eu tentei colocar a mão dele de lado, mas ele apenas a agarrou mais forte. Ele virou a minha mão, a cercou, observou meus dedos, então, colocou-a em frente ao seu nariz para cheirá-la.

Ele ergueu sua cabeça, sua face surpreendentemente séria e me disse:

— Você não tem problema nenhum com isso, certo?

— O que está dizendo? — Peguei minha mão de volta — Qual é o problema?

 

[Pequeno Resumo antes do próximo parágrafo: Então eles fazem graça por um pouco mais de tempo e logo, Xu Dong avista uma garota andando por ali e imediatamente lhe chama a atenção. Então, no próximo parágrafo, a menina finalmente se vira, porque ela estava meio que “ignorando” os inúmeros sinais que Xu Dong lhe estava enviando em seu caminho! Haha. E Xu Dong parece muito mais brincalhão no livro. Ou sou apenas eu que acho?]

 

A garota finalmente se virou, e Xu Dong estava extremamente feliz:

— Oh! Wow! Muito bom!

Uma pequena face se virou, com sua pele preenchida com cor de trigo, seus largos e distintos olhos preto e branco. Sua aparência não era nada mal. Essa era a minha primeira vez encontrando-me com Qiao Fei. Depois, ela fez algo que me faria rir muito futuramente.

Ela estendeu a mão para o caro que nos trouxe até lá, abanou as suas mãos, e depois abanou as mãos de novo.

Então depois disso, ela foi-se embora. Xu Dong ficou parado frente à porta do Departamento de Francês, e começou a implorar-me para ter certeza de eu encontrar essa garota para ele; de que departamento ela era, seu nome, seu histórico. Por esse grande favor, ele concordou em fazer qualquer coisa.

Ao vê-lo daquele jeito, eu não pude evitar senão rejeitá-lo:

— Então, como você a perdeu justo agora?

— Não há um obstáculo aí? Um carro que custa 100’s de 10.000’s dólares, eu não posso esquivá-lo. Bom irmão, estou te implorando.

Eu desci do carro, prometendo-lhe em palavras, e me coração pensando que em uma universidade estrangeira tão grande, com tantas garotas, para encontrar apenas uma, era mais fácil falar, do que fazê-lo.

Mas eu não pensei que, tão prontamente, eu a encontraria.

 

Quando eu cheguei, o reitor Professor Wang não estava em seu escritório. Ainda era final de semana, porém mesmo assim, parecia estar como antes.

De dois a três colegas de sala, de níveis menores, estavam limpando o escritório. Alguém estava limpando os vidros, e os outros estavam varrendo o chão. Todos estavam entretidos na conversa, então não me notaram.

À essa altura, um celular toca, e uma garota estava ereta, com uma mão segurando um pano, e na outra, agarrando o celular. Acontece que era a garota de antes. Eu comecei a pensar que aquela visita não havia sido em vão, e comecei a pensar em maneiras de chantagear Xue Dong.

A garota que atendeu o celular, me olhou fixamente, e me avistou, com os olhos piscando para mim. No celular, ela disse em francês:

— O Professor Wang atualmente encontra-se indisponível. Ele está em uma reunião, gostaria de deixar uma mensagem?

Ok, eu vou gravá-la. A Associação de Promoção do Comércio Francês. O Sr. Reynolds pediu ao Professor para finalizar os candidatos para participarem da tradução, na segunda.

 

“Qual seu número de telefone?”

“13085792371, ou o número da minha casa, que é 88692273. Lembre-se bem disso”

“Não, não. Eu sou aluno dele, você está me flertando.”

“Meu sobrenome é Qiao. Qiao Fei. Eu definitivamente reportarei a sua mensagem. Adeus”

 

A garota abaixou o celular e me disse:

— Irmão, você também está procurando pelo diretor?

— Sim, ele não está aqui?

— Ele está na porta ao lado em uma reunião. Apenas espere um pouco.

— Tudo bem, então. — Eu me sentei no sofá —

Ela se ajoelhou novamente, e continuou limpando a mesa.

Eu disse:

— Teu francês é muito bom.

— A sentença de agora não era tão difícil.

— Tuas pronúncias também são extremamente precisas. — Eu estava sendo sincero. Gramática, vocabulário e comunicação podem ser aprimoradas através de esforço, porém o tom de voz é algo natural. Uma pessoa precisa nascer para imitar uma reação e um tom, então, a qualidade é mais valorizada em tradutores veteranos.

— Obrigada.

Ela ficou em pé, com suor em seu rosto. Ela utilizou seu próprio braço para limpá-lo, e falou para o resto das garotas:

— Já terminaram, pessoal? Precisamos ir. Estou com fome.

Elas limparam todas as ferramentas, e Qiao Fei pegou a gravação de antes e entregou-a para mim.

— Irmão [1], se você avistar o diretor mais tarde, explique isso a ele, tudo bem?

Eu respondi com:

— Sem problemas.

Todas as garotas se foram. Eu me sentei por um instante. O responsável terminou a sua reunião, pegou sua própria xícara de café e adentrou o local. Quando ele me viu, ele me deu um caloroso aceno.

Eu lhe entreguei a gravação de Qiao Fei e olhou um bocado para aquilo:

— Jia Yang, eu precisava de ti justamente para isso.

 

Na segunda-feira, a Organização de Promoção ao Comércio Francês se encontrará com algumas companhias têxteis e necessita de intérpretes. Não é algo difícil, e podem haver interpretações alternativas, mas devido ao fato de que havia certo profissional que ainda precisava fazer alguma preparação, o diretor me deu um material e me disse:

— Estou com as unidades de preparação, e quando você for, pode levar alguns poucos dos alunos do seu departamento para experimentarem interpretação dentro dos ranks.

Eu olhei para a lista que o diretor havia me dado e havia o nome de Qiao Fei nele.

 

[1] Uma maneira mais casual de se referir a alguém.

 

Qiao Fei

Após deixar o escritório do diretor os olhos de Xiao Dan e Bo Bo quase me olharam como se quisessem me matar.

— Por que Cheng Jia Yang só conversa contigo?

— Eu devo ser apenas sortuda.

— Conversar contigo deveria ser o suficiente, por que você foi embora cedo? Isso nos fez incapazes de começar uma conversa com ele. Eu me preparei por muito tempo! — O inteiro semblante de Bo Bo se via enlouquecido.

— Quando você terminou de falar, deve partir — Eu disse, com retidão.

“Ademais, se Jia Yang continuasse conversando comigo, meu coração pularia para fora de meu peito.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário