sábado, 8 de julho de 2017

[Resenha] Ice Fantasy ❅

Assisti a esse C-Drama há algum tempo, e hoje eu finalmente vou fazer a resenha desta história fascinante. Com um enredo cativante e personagens marcantes, é uma adaptação da obra "City of Fantasy" do autor Guo Jing Min. 

A história gira em torno de dois irmãos: Ka Suo (Feng Shao Feng) & Ying Kong Shi (Ma Tian Yu), ambos os herdeiros do Clã de Gelo. Eles sempre foram muito próximos e tinham uma relação extremamente forte de cumplicidade, amizade, amor e fraternidade, que ao longo dos anos foi se intensificando.

O detalhe é que, desde criança, Shi era incapaz de conjurar encantamentos de gelo. Isso causava estranheza por parte da família Real, que lhe menosprezava por conta disso, exceto Ka Suo, que sempre o compreendia e ficava ao seu lado para o que fosse.

Durante a trama, aos poucos o mistério que esconde a real identidade de Ying Kong Shi começa a se revelar, e os fatos não são nem um pouco agradável. A verdade por trás disso é temida principalmente pela mãe de Shi, a Rainha Consorte do Gelo, Lian Ji (Kim Hee Sun). O Príncipe passa por várias transformações em sua identidade, à medida em que seu poder espiritual começa a se manifestar. Entretanto, todos os seus atos, bons ou não eram para o bem e a proteção de Ka Suo.

No desenrolar dos acontecimentos, os personagens enfrentam inúmeros desafios e missões, em busca do Cristal de Gelo de Seis Folhas, e posteriormente, da Lótus Secreta. Para isso, eles contam com a ajuda de seus amigos, os chefes dos demais clãs:

  • Chao Ya (Chen Xin Yu), Rainha da Terra dos Espíritos, 
  • Pian Feng, do Clã das Águias (Zhang Yu Jian) 
  • Liao Jian, Rei Urso (Liu Dong Qin) 
  • Huang Tuo (Wang Duo), Príncipe dos Curandeiros, e Yue Shen (Lu Zi Zhen), do mesmo Clã 
  • Xing Jiu & Xing Gui, do Clã dos Sonhos. 
Em meio à busca pelo Cristal de Gelo, a rivalidade entre Gelo e Fogo se intensifica a cada passo. Como se não bastasse, Shi se torna escrava da Princesa Yan Da, pertencente ao Clã de Fogo (Zhang Meng), sob o nome de "Yun Fei", mas durante sua estadia, ainda que no início fosse com a intenção de espioná-la, ambos desenvolvem uma intensa relação interpessoal de fidelidade, amizade e amor, a ponto de fazer de tudo pela pessoa amada.
É a partir do relacionamento com Shi, que a Alteza descobre o verdadeiro significado de ter um amigo confiável, alguém para lhe aconselhar e estar ao seu lado, e o que realmente é "ser forte" ou "demonstrar fraquezas" a alguém.

O que mais me chamou atenção nesse C-Drama foi justamente como abordaram valores como amor, compaixão, lealdade, companheirismo e fidelidade a alguém. Tratando-se especificamente da temática do amor, na maioria dos doramas que vi até agora, senão em todos, este sentimento está muito ligada ao casal principal. Não estou dizendo que em "Ice Fantasy" não há romance: pelo contrário; tem sim, - como mencionado na situação acima - e bastante.

No entanto, o "amor" expresso nesta obra não se restringe à vida conjugal, mas também se refere ao sentimento fraternal de querer proteger, se dedicar e se sacrificar por um ente querido, representado, neste caso, pelo relacionamento entre os irmãos Ka Suo e Shi. (Aliás, "sacrifício" também é outro ponto bem evidente na obra, de inúmeras formas e situações, pelos mais diversos motivos.)

Ainda a respeito desse assunto, acho que o tema foi abordado de maneira bem mais profunda do que costuma-se ver em novelas. "Romance" não é apenas beijos e abraços, amar alguém não é só trocar carícias.
Em "Ice Fantasy" mostrou-se que por amor podemos fazer desde coisas boas até algo realmente desastroso a pessoas inocentes. (pretendo aprofundar-me em uma postagem especial)

Mas, voltando à história em si, gostei de ver como os personagens em si foram amadurecendo ao longo dos capítulos, de entender os motivos que levaram cada um deles a agir de determinada forma em situações críticas, nas quais sentimos que só nós mesmos podemos resolver.
O que mais me agradou foi o fato de que cada personagem tem sua história, que vai sendo contada com o passar dos capítulos, e desta forma, podemos conhecer mais sobre o passado de cada um e de seus relacionamentos de maneira geral.

A atuação do elenco de "Ice Fantasy" foi extremamente satisfatória em minha opinião, transmitindo muito sentimentos nas cenas. E, por falar nisso, essa foi uma das histórias em que pude sentir inúmeras emoções: paixão, felicidade, tristeza, raiva, agonia, alegria....

O cenário também foi muito agradável, todavia, em algumas passagens no Clã dos Sonhos, era difícil identificar se era apenas sonho ou se era realidade, uma vez que os cenários eram idênticos, ou, no mínimo, muito parecidos.

No drama há a presença de elementos das crenças e lendas da Antiga China, como a Flor de Lótus, que é um símbolo sagrado em toda a Ásia associado ao Budismo. Algumas coisas são ficção, como por exemplo a Espada Devoradora de Espíritos, utilizada por Ka Suo e Shi, entretanto, vale destacar que a "espada" tem um forte simbolismo para muitas culturas, inclusive a chinesa.
Outro item que podemos citar é a citara utilizada por Chao Ya e Die Che, que foi um instrumento muito utilizado na China nos tempos remotos. 

A Princesa Lan Shang (Madina Memet) é a Princesa do Clã das Sereias. Suas características são baseadas na antiga lenda chinesa sobre as sereias, que as descrevem como seres que, ao chorar, criavam lindas pérolas.

Temas como problemas de família, ambição, ganância, vingança, guerra e disputa de poder e conquistas, formaram o pano de fundo desse drama que, com uma dose de comédia, tragédia, mistério, aventura, ficção, romance e muitas cenas de ação - que inclui as artes marciais da Yue Shen, e as cenas de luta que envolvem os demais personagens como Liao Jian,Piang Feng, e a própria Princesa do Fogo, Yan Da prendem o espectador do início ao fim.

Este é um daqueles doramas memoráveis que, de uma maneira agradável e com uma trama bem elaborada nos fazem viajar no mundo da fantasia, ao mesmo tempo em que podemos nos identificar com várias passagens, atitudes e personagens, relacionando-as com a nossa realidade, e os valores que todos deveríamos ter.

Então, se você é daqueles que gostam de um belo drama e muito mais, mergulhe na cidade fantástica de Ren Xue e embarque nesta aventura! <3

9 comentários:

  1. Oi Rebeca! Li sua Resenha sobre Ice Fantasy e confesso que amei cada palavra. Acabei de assistir agora e, sinceramente, não entendi o final, Achei muito confusa a fala da vovó e depois o Ka Suo acordando, enfim, tudo ficou extremamente bagunçado na minha cabeça. Por isso, preciso da sua ajuda. O que você pode me esclarecer desse final?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, desculpe por demorar para responder.
      Fico extremamente feliz que tenha apreciado

      O final também foi confuso para mim, mas dá a entender que aquela fala da vovó sobre o "desabrochar", na minha concepção significa que a flor de lótus desabrocharia (sendo um aviso sobre esse fato, porque ao que parecia só a vovó sabia do momento certo) entretanto, a mesma traria consequências ambíguas: ao mesmo tempo que devolve a vida ao Príncipe Ka Suo através da Flor, Shi precisa se sacrificar por ele e falece. No entanto, nenhum deles poderia negar seu destino.

      Espero ter ajudado de alguma forma
      Beijos,

      Rebeca

      Excluir
  2. Olá Rebeca ! Sobre Ice Fantasy eu gostei muito também , estou aciosa pra ver a segunda temporada ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcilene!
      Desculpe a demora para responder

      Ice Fantasy é demais!
      Tem a segunda temporada no Meteor Dramas, sob o nome de "Ice Fantasy Destiny"
      Beijos,
      Rebeca

      Excluir
  3. A princesa do Fogo e Shi são irmaos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, eles não têm nenhuma relação de sangue.
      Apenas os pais tiveram um "caso", por mero interesse do Rei do Fogo de obter a pérola da sereia.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Depois de algum tempo, descobri Ice Fantasy e confesso que estou encantada. Assisti as todas temporadas, "Ice Fantasy e Ice Fantasy Destine". Tomara que tenha uma terceira! Apaixonada por toda magia da série chinesa.
    Um forte abraço e parabéns pela resenha. Está ótima!

    ResponderExcluir