Pular para o conteúdo principal

[Curiosidades] O simbolismo do pavão na Ásia

Resultado de imagem para peacock phoenix
Ao assistir um k-movie, percebi que, em um determinado cenário havia a figura de um pavão, e por mera curiosidade, decidi pesquisar um pouco a respeito do simbolismo desse animal na cultura asiática.
            Deixo aqui abaixo o que eu descobri:

O pavão é um dos animais com as características mais admiráveis que há, com suas cores extravagantes, ele simboliza a integridade e significa a glória, visão, nobreza, espiritualidade, imortalidade, cortesia, o despertar e a incorruptibilidade.
Segundo as crenças, deve-se contemplar os poderes do pavão se você deseja ter mais vibrações e vitalidade em suas experiências, além de que, ele também pode te auxiliar em seu caminho da fé e aumentar a sua autoestima.
Cada cultura determinada a si uma denotação diferente a este animal sagrado:

China
Na China, acredita-se que o pavão é a manifestação da Fênix celestial na Terra, sendo um dos “Doze Símbolos da Soberania”. Possui centenas de olhos em suas caudas que poderiam atrair sucesso, sorte, promover a admiração do público e trazer motivações positivas de outras pessoas.
É dito que a magnificência do pavão pode reanimar a chama de um sôfrego relacionamento, com a ardente energia do animal. Na arte decorativa, este simboliza a dignidade e a beleza.
Foi o símbolo da Dinastia Ming, representando a divindade, a ordem, o poder e a beleza. O pavão de cem olhos é também associado à deusa Guan Yin. Ele pode se nutrir das cobras e transformar o mal em beleza. Já a deusa Guan Yin se compadece do sofrimento, e devido a isso transforma o mal em beleza. Nesse sentido, o pavão simboliza a proteção e a santidade.

Índia.
O nome dado ao pavão em hindu, “mayura”, significa literalmente “assassino de serpentes”.
No hinduísmo, está associado ao deus da guerra Kartikeya, que sentava com suas mulheres em um trono com formato de um Pavão Real. Entretanto, o animal também está relacionado à deusa Lakshimi, a qual representa a benevolência, a paciência, gentileza, compaixão e boa-sorte. Igualmente à Lakshimi, o pavão é ligado à Kwan-Yin (ou Quan Yin), que, segundo as crenças asiáticas, é o símbolo do amor, compassivo de vigilância, boa vontade, afeição e amabilidade.
Reza a lenda que ela escolheu permanecer uma mortal, ainda que pudesse se tornar imortal, pois desejava seguir e auxiliar os humanos em sua evolução espiritual.

Para o Budismo, a ave tem um significado similar, uma vez que os budistas associam seus olhos com a vigilância. No entanto, para eles, as penas desse pássaro se relacionavam à acessibilidade, já que o mesmo se mostra completamente ao exibir suas caudas.
Acredita-se que as penas eram utilizadas em rituais religiosos para se alcançar a pureza.


 Fontes de pesquisa: 
https://www.lasociedadgeografica.com/blog/cultura/el-pavo-real-en-india-su-ave-nacional/
http://www.whats-your-sign.com/peacock-symbolism.html
http://www.ehowenespanol.com/simboliza-pluma-pavo-real-hechos_42631/
http://www.signology.org/bird-symbol/peacock-symbol.htm
http://www.nationsonline.org/oneworld/Chinese_Customs/peacock.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Happy Marriage (Episódios Legendados)

Gente, para quem esperou (um bom tempo) aqui está a lista de episódios de Happy Marriage:
Happy Marriage Episódio 1 

[Resenha] Ice Fantasy ❅

Assisti a esse C-Drama há algum tempo, e hoje eu finalmente vou fazer a resenha desta história fascinante. Com um enredo cativante e personagens marcantes, é uma adaptação da obra "City of Fantasy" do autor Guo Jing Min. 

A história gira em torno de dois irmãos: Ka Suo (Feng Shao Feng) & Ying Kong Shi (Ma Tian Yu), ambos os herdeiros do Clã de Gelo. Eles sempre foram muito próximos e tinham uma relação extremamente forte de cumplicidade, amizade, amor e fraternidade, que ao longo dos anos foi se intensificando.

O detalhe é que, desde criança, Shi era incapaz de conjurar encantamentos de gelo. Isso causava estranheza por parte da família Real, que lhe menosprezava por conta disso, exceto Ka Suo, que sempre o compreendia e ficava ao seu lado para o que fosse.

Durante a trama, aos poucos o mistério que esconde a real identidade de Ying Kong Shi começa a se revelar, e os fatos não são nem um pouco agradável. A verdade por trás disso é temida principalmente pela mãe de Shi,…