Pular para o conteúdo principal

[Curiosidades] O simbolismo do pavão na Ásia

Resultado de imagem para peacock phoenix
Ao assistir um k-movie, percebi que, em um determinado cenário havia a figura de um pavão, e por mera curiosidade, decidi pesquisar um pouco a respeito do simbolismo desse animal na cultura asiática.
            Deixo aqui abaixo o que eu descobri:

O pavão é um dos animais com as características mais admiráveis que há, com suas cores extravagantes, ele simboliza a integridade e significa a glória, visão, nobreza, espiritualidade, imortalidade, cortesia, o despertar e a incorruptibilidade.
Segundo as crenças, deve-se contemplar os poderes do pavão se você deseja ter mais vibrações e vitalidade em suas experiências, além de que, ele também pode te auxiliar em seu caminho da fé e aumentar a sua autoestima.
Cada cultura determinada a si uma denotação diferente a este animal sagrado:

China
Na China, acredita-se que o pavão é a manifestação da Fênix celestial na Terra, sendo um dos “Doze Símbolos da Soberania”. Possui centenas de olhos em suas caudas que poderiam atrair sucesso, sorte, promover a admiração do público e trazer motivações positivas de outras pessoas.
É dito que a magnificência do pavão pode reanimar a chama de um sôfrego relacionamento, com a ardente energia do animal. Na arte decorativa, este simboliza a dignidade e a beleza.
Foi o símbolo da Dinastia Ming, representando a divindade, a ordem, o poder e a beleza. O pavão de cem olhos é também associado à deusa Guan Yin. Ele pode se nutrir das cobras e transformar o mal em beleza. Já a deusa Guan Yin se compadece do sofrimento, e devido a isso transforma o mal em beleza. Nesse sentido, o pavão simboliza a proteção e a santidade.

Índia.
O nome dado ao pavão em hindu, “mayura”, significa literalmente “assassino de serpentes”.
No hinduísmo, está associado ao deus da guerra Kartikeya, que sentava com suas mulheres em um trono com formato de um Pavão Real. Entretanto, o animal também está relacionado à deusa Lakshimi, a qual representa a benevolência, a paciência, gentileza, compaixão e boa-sorte. Igualmente à Lakshimi, o pavão é ligado à Kwan-Yin (ou Quan Yin), que, segundo as crenças asiáticas, é o símbolo do amor, compassivo de vigilância, boa vontade, afeição e amabilidade.
Reza a lenda que ela escolheu permanecer uma mortal, ainda que pudesse se tornar imortal, pois desejava seguir e auxiliar os humanos em sua evolução espiritual.

Para o Budismo, a ave tem um significado similar, uma vez que os budistas associam seus olhos com a vigilância. No entanto, para eles, as penas desse pássaro se relacionavam à acessibilidade, já que o mesmo se mostra completamente ao exibir suas caudas.
Acredita-se que as penas eram utilizadas em rituais religiosos para se alcançar a pureza.


 Fontes de pesquisa: 
https://www.lasociedadgeografica.com/blog/cultura/el-pavo-real-en-india-su-ave-nacional/
http://www.whats-your-sign.com/peacock-symbolism.html
http://www.ehowenespanol.com/simboliza-pluma-pavo-real-hechos_42631/
http://www.signology.org/bird-symbol/peacock-symbol.htm
http://www.nationsonline.org/oneworld/Chinese_Customs/peacock.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[k-Drama] While You Were Sleeping Primeiras Impressões

Boa Noite queridos leitores! O novo dorama do Lee Jong Suk ainda nem foi legendado pela equipes dos fansubs brasileiros, mas é claro que eu não poderia deixar esse fato atrapalhar a minha vida de resenhar doramas. Fui correndo ver se tinha While You Were sleeping no estrenos doramas, um site muito eficiente que disponibiliza os mais variados doramas, dos mais antigos até os lançamentos. Para a minha alegria e para a de vocês consegui encontrá-lo já legendado no próprio.  Novamente, a Sbs resolveu disponibilizar doramas em episódios de trinta minutos cada. Eu já assisti os dois primeiros episódios e será com base nestes que escreverei as minhas primeiras impressões.   Eu não sabia do lançamento desse dorama, nem muito menos que o personagem principal seria o Lee Jong Suk. Descobri isso há três dias quando estava navegando pelo Estrenos Doramas. Me digam: Para que eu fui fazer isso? Desde aquele dia fiquei ansiosissíma pelo lançamento. Achei a premissa diferente das outras, um tanto inov…

[K-Drama] Primeiras Impressões 20th Century Boy and Girl

Informações Gerais do Drama:                                                Título: 20th Century Boy and Girl                                                Gênero: Drama, Romance                                                Episódios:32(4 por semana)                                                Duração por episódio: 30 minutos                                                Emissora:MBC                                               Onde assistir: Estrenos Doramas                                               Status: Em andamento. Palmas para a Coréia! A temporada de doramas desse mês está incrível, um dorama melhor que o outro sendo lançado. Quando vi que esse dorama ia ser estrear fiquei muito empolgada, pois é o primeiro papel do Kim Ji Suk como protagonista. Só assim um dorama com ele, intitulado Sassy, Go Go, mas posso lhes afirmar que gostei muito do professor que ele interpretava. Ele sabe transmitir ao público suas excelentes habilidades de atuação.
No entanto, depois de um tempo ac…

[Thai Drama] Promesa de Venganza

“He esperado este día durante mucho tiempo, Ganok. Prometo que tomaré venganza por usted, com la máxima satisfacción”. “Tradução: Esperei este dia durante muito tempo, Ganok. Prometo que me vingarei por você, com a máxima satisfação”. Resenha Existe uma frase de André Maurois que diz o seguinte:” A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde”.  Sinto que com os doramas acontece a mesma situação, pois quanto mais assistimos a estas maravilhosas produções cinematográficas mais nos tele transportamos para um outro mundo, distante das preocupações e crueldades da vida real. Um passatempo que nos alegra. Entretanto, às vezes entramos numa fase em que nenhum livro, dorama ou série nos agrada, as sinopses parecem fracas, sem nenhum fator que chame nossa atenção. Era nesse estado em que me encontrava, mas felizmente depois de avançar pelo meu feed de notícias do facebook, encontrei a indicação desse lakorn. Já tinha ouvido falar sobre essa palavra antes, porém…