quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

[Resenha] Motokare Retry + Especial

Informações do Dorama 

Título: Motokare Retry / Nova tentativa com o Ex 

Tipo: Tanpatsu 

Episódios: 8 (principal) + 2 (especial) 

Duração por episódio: 24 minutos 

Gênero: Cotidiano, Romance Contemporâneo, Comédia, Escolar 

Demografia: Josei 

Temas: Triângulo amoroso e dilemas românticos 

País: Japão 

Onde assistir: Viki 


Assistido em: 17/01/2024 (dorama principal) e 18/01/2024 (especial) 

Minha nota: 8,5

O que eu mais gostei: O enredo e a solução das situações 

O que deixou a desejar: Trilha sonora e produção 


RESENHA 

Mitsu ou Micchan é uma garota de 19 anos estudante universitária, que terminou seu namoro com Kaede há 4 anos. Eles estudavam no interior, porém, para a graduação, decidiram se aventurar em Tokyo, e começaram a viver sozinhos em um apartamento One Room. 

Porém, coincidentemente, Mitsu e Kaede são vizinhos de apartamento e, mesmo passados anos, eles ainda lembram os gostos um do outro e ainda nutrem sentimentos recíprocos. É fofo ver como os protagonistas interagem, determinados a ter uma nova tentativa amorosa, escrevendo uma nova história. 

No dorama, vemos cenas em que eles pedem conselhos aos amigos Norika (ou Non-chan) e Kazuha, para lidarem com este romance que se desenrola aos poucos, com muita ternura, cumplicidade e respeito envolvidos. 

Entretanto, como nem tudo são flores, o casal principal deve enfrentar os sentimentos de Kazuha e de sua prima Nina, obcecada pelo Kaede que até dá raiva quando ela aparece, se achando a toda. Por outro lado, ela presenciou momentos difíceis do protagonista, e o fez sorrir, sendo este um aspecto louvável da parte dela. 

Queria que tivessem mais flashbacks desta época deles, para poder refletir mais sobre o psicológico do personagem, e daria bem mais emoção ao espectador, mas como foi uma produção curta, não exploraram tantos momentos passados. 

O triângulo amoroso entre Micchan, Kaede e Kazuha é bem sucinto, durando poucos episódios, e a Mitsu já estava decidida quanto aos sentimentos por Kaede, não dando espaço nem esperanças para um novo romance, o que para mim foi bom, pois gosto mais de enredos objetivos e concisos, e detesto o clichê da menina que fica entre dois, enrola com o “namorado” errado para depois acabar com o protagonista. 

Este chove-não-molha de nunca se decidir o que quer, simplesmente não rola comigo

Felizmente, cada personagem tem seu final merecido, até a Nina encontrou alguém que a suporte! 😅 Torci pelos casais certos e fiquei feliz que o meu pensamento coincidiu com o roteiro, porque ninguém merece shippar errado

Um último item que gostaria de destacar é a amizade entre todos os personagens, em que se ajudam e se entendem entre si, cada um com seu jeitinho especial. 


O ESPECIAL DE 2 EPISÓDIOS 

Este especial pode ser encontrado na Viki como os episódios 9 e 10, que são narrados pelo ponto de vista do Kaede. É basicamente isso, sendo que o segundo episódio é uma recapitulação dos melhores momentos do casal principal 

O primeiro episódio, por sua vez, foi um flashback de Kaede, Kazuha e Nina, quando ainda estavam no Ensino Médio. Foi interessante ver que, no passado, Kazuha não tinha nenhum comprometimento amoroso, e amadureceu este aspecto quando nutriu pela primeira vez, sentimentos por Micchan, e, posteriormente, por Non-chan. 


ROTEIRO, PERSONAGENS, PRODUÇÃO E ELENCO 

O roteiro foi bem feito, do jeitinho que eu gosto. Com alguns conflitos na medida certa e um romance leve de aquecer o coraçãozinho. Só a última cena que achei corrida, pois se passa um ano depois de todos os acontecimentos, no aniversário de 20 anos da protagonista, uma data especial aos japoneses, pois simboliza maioridade. 

Falando nisso, eu penso que como teoricamente ela é menor de idade o dorama inteiro (19 anos), não deveria ter umas cenas de amassos entre os protagonistas, para ser condizente com a situação dos personagens. Como os atores já são ambos de maior, eu relevei, mas fica aqui o meu registro, mais no âmbito de avaliação pessoal e cultural. 

Sobre os personagens, há o professor de psicologia da universidade, um ojisan meio doido que tenta analisar os motivos pelos quais a protagonista pode estar preocupada, mostrando a ela diferentes cenários. A presença dele gerou uma comédia saudável, mas, em alguns momentos houveram cenas um tanto surreais, por conta do exagero. 

No início, eu não gostava da Non-chan, achava ela muito grossa, machona e pouco feminina, mas depois entendi que era o jeito de ela esconder o medo que tinha de se apegar profundamente a alguém e se decepcionar com a pessoa. Felizmente, ela e Kazuha aprendem a importância de se estabelecer um relacionamento duradouro e sério, sem temores. 

Sobre o elenco escolhido, cada um desempenhou seu papel com maestria, o casal até que teve química e os amigos foram a alegria do dorama! 

Destaco a interpretação impecável da atriz que fez a Nina, pois me causou nervoso só de aparecer, com aquele jeito superior que a personagem tem. Para mim, ela foi a que melhor encarnou o papel, sendo um acerto bem grande da produção. 

Em geral, foi um elenco que acabei de conhecer, então não tem como eu fazer comparativos, mas gostei da participação de todos e me deu vontade de ver mais doramas e filmes com eles. 

Por fim, a produção e a sonoplastia deixaram a desejar. As câmeras escuras e a falta de iluminação em certos momentos, afeta o clima do drama, sem contar que só tinha a música de abertura e encerramento e esta última também foi inserida em algumas cenas (nem para colocarem outra música), se tornando repetitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário