domingo, 1 de outubro de 2017

De onde reinou a inspiração: As referências históricas escondidas em “Zero no Tsukaima”

Estava pesquisando sobre a França e me deparo sem querer querendo com a figura fofinha da Louise. Porque, na verdade existiu uma Louise Françoise de La Vallière, o que me fez pensar que muitos dos personagens são baseados em figuras históricas importantes da Europa, ainda que conotação para cada um no anime seja bem diferente do que foi na vida real. Alguns locais também foram baseados em territórios que hoje correspondem a alguns países do continente Europeu.  
Através de uma pesquisa um pouco mais profunda a respeito do assunto descobri que o autor realmente se inspirou na história europeia e em alguns romances como “Os Três Mosqueteiros”, de Alexandre Dumas.
A maior parte das informações aqui contidas foram tiradas de um site que se trata do anime/light novel, porém certas referências foram extraídas de pesquisas à parte.


Personagens:
Louise Françoise de La Baume Le Blanc de La Vallière
No anime ela é uma bruxinha adorável e com temperamento forte. Historicamente, existiu uma mulher de nome Louise Françoise de La Baume Le Blanc de La Vallière, conhecida por ter sido dama de companhia da Princesa Henrietta Anne Stuart, e uma das amantes do Rei Luís XIV (Rei Sol), com quem teve quatro filhos, dos quais apenas dois sobreviveram.

Princesa Henrietta
A personagem é baseada em Henrietta Anne Stuart, filha do Rei Carlos I da Inglaterra e Henrietta Maria da França, pertencendo assim, às dinastias Stuart e Bourbon. Casou-se com Phillipe I da França, o Duque de Orleans, sendo conhecida como “Madame de Orleans”

#Momento da Teoria – by Rebeca –
No anime, a Princesa Henrietta e Louise são amigas de infância. Eu, pessoalmente acho que a inspiração para isso se deve ao fato de que, na história francesa, Louise Françoise foi a dama de companhia da princesa, e assim sendo, conviviam diariamente e possuíam certa intimidade entre si.

 Kirche
A personagem Kirche Augusta Frederica von Anhalt Zerbst é baseada na Rainha Sophia Augusta Fredericka von Anhalt-Zerbst, também conhecida como “Catarina II da Rússia” ou “Catarina, a Grande”, pertencente à Família Romanov, através de seu casamento “Peter, o Grande”

Tabitha
Na série “Zero no Tsukaima”, seu nome completo é Charlotte Helène D’Orleans e filha do Duque de Orleans. Acredito que seja uma referência ao verdadeiro “Duque de Orleans”, o Príncipe Phillipe I da França, irmão do Rei Luís XIV, e à família real de Orleans.

Montmorency Margarita La Fère de Montmorency
Segundo fontes, é uma possível referência tanto à Princesa francesa Charlotte Marguerite de Montmorency quanto ao mosqueteiro Athos, cujo título de nobreza era Conde de La Fère

Guiche.
Guiche é baseado no verdadeiro Armand de Gramont, Conde de Guiche, que assim como na ficção, historicamente ele também galanteava as mulheres, como profissional o Conde fazia parte da Comitiva do Duque de Orleans. Em “Os Três Mosqueteiros”, ele retratado como um amigo íntimo de Raoul, filho do mosqueteiro Athos.

Jean Colbert
O professor Colbert é baseado em Jean-Baptiste Colbert, Ministro das Finanças do Rei Luís XIV, responsável por criar uma política econômica denominada “Colbertismo”

Professor Chevreuse
O nome do Professor Chevreuse é provavelmente uma homenagem à Maria de Rohan, a Duquesa de Chevreuse retratada no romance “Os Três Mosqueteiros” como amante do mosqueteiro Aramis, e posteriormente de Athos, concedendo-lhe um filho.

Fouquet
A ladra Fouquet possui três referências: primeiramente, pode se referir à Nicolas Fouquet, um corrupto da corte francesa durante o reinado de Luís XIV e do Ministro Mazarin, sendo preso pelo próprio monarca. Em segundo lugar, seu título de Longueville se refere à uma nobre mulher que lutou contra o Rei Sol, na Guerra Civil Francesa (Fronde). Por último, seu verdadeiro nome, Matilda de Saxe-Gotha homenageia a princesa alemã Caroline Mathilde de Saxe-Gotha.

Viscount Wardes, o prometido de Louise é uma referência ao Conde de Wardes, antagonista de “Os Três Mosqueteiros”, personagem que tenta impedir D’Artagnan de viajar à Inglaterra.

Cattllya
O nome completo da irmã de Louise na série é Cattleya Yvette La Baume Le Blanc de La Fontaine. O último sobrenome é uma homenagem ao fabulista francês Jean de La Fontaine.

Oliver Cromwell
Oliver Cromwell, que na série é o responsável por proteger o Reino de Albion é uma referência direta ao verdadeiro Oliver Cromwell, político inglês e líder da Revolução Puritana (22 ago.1642 – 3 set. 1651) na Inglaterra

Wales-sama
O Príncipe de Wales & Tudor é uma “versão alternativa” do Príncipe de Gales

Batz Castlemore
Na 14° light novel da série, é introduzido um guerreiro da Gália chamado Batz Castlemorre. Na verdade, o personagem homenageia a pessoa de Charles de Batz-Castelmore, nome verdadeiro do mosqueteiro D’Artagnan.

Albrecht III
Albrecht III talvez se refira ao Arquiduque Cardeal da Áustria, Albert VII, da Casa de Hasburgo, o qual também foi Príncipe Soberano dos Países Baixos, imperando sobre a Holanda Espanhola. Casou-se com Isabela da Espanha.

Cardeal Mazarin
Cardeal Mazarin, chancellor de Tristain em Zero no Tsukaima, homenageia o verdadeiro Cardeal Mazarin, nobre de origem italiana e político francês da época de Luís XIV (sendo também padrinho da Majestade)

Madame
Madame Molière, a Chanceller do Reino de Gália na série, é uma leve referência ao dramaturgo francês Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière.

Scarron
Scarron remete à figura de Paul Scarron um romancista dramaturgo e poeta que viveu na época de Luís XIV.

Robespierre III, personagem mencionado na série como avô do Rei Joseph de Gália, se aproxima mais historicamente como uma referência ao grande Maximilien Robespierre, figura de suma importância na Revolução Francesa.

Locais.
Halkeginia, o mundo onde se desenrola a trama de “Zero no Tsukaima é baseada na Europa do século XVII
O Reino de Gália inspira-se no Reino da França, ainda que alguns aspectos se assemelhem à Espanha (como o Castelo de Alhambra). A capital do local é Paris no entanto, o Palácio Real é o Palácio de Versalhes, construído pelo próprio Rei Luís XIV, sendo a sede de seu poder político durante o Antigo Regime.
Reino de Albion e a Sagrada República de Albion, representam respectivamente o Reino Unido e a República da Commonwealth (com alguns aspectos da Alemanha nele). A capital é Londres e a corte refugiou-se em Newcastle, durante a Guerra Civil.
Império Sagrado da Romália na série é a representação do Império Romano no anime.
Reino da Germânia é uma combinação do Império Romano, da Áustria do século XVII e da Polônia, também do século XVII (atual Polônia e porção da Rússia Ocidental). A capital é baseada em Viena (Itália)
Reino de Tristain é a versão dos Países Baixos Austríacos (combinação da atual Bélgica e Países Baixos), mas, apenas geograficamente falando. Tematicamente e politicamente, há muitas similaridades com a França
O Grão-Ducado de Grudenholf é o Grão-Ducado do Luxemburgo e, assim como o Luxemburgo de século XVII estava sob o comando dos Países Baixos Austríacos, o Grão-Ducado de Grudenholf está sob o comando de Tristain.
Fora de Halkeginia, há a os estados da Terra dos Elfos como Sahara, que é uma referência ao Império Otomano e Rub Al'khali, que provavelmente foi inspirado no Primeiro Estado Saudita, que hoje corresponde à Arábia Saudita.

Fontes: 
Britannica.com – Albert VII. Acesso em: 01/10/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário