sábado, 28 de outubro de 2023

Lendo Turma da Mônica 06: O Mágico de OZ

Ficha técnica do livro: 

Título: O Mágico de Oz 

Obra original de: Lyman Frank Baum

Texto: Paula Furtado 

Ilustração: Anderson Nunes 

Com os personagens de: Maurício de Sousa 

Coleção: Turma da Mônica: Grandes Clássicos 

Volume: 03

Páginas: 48 (Físico) / 42 (Kindle) 

Editora: Girassol 

Ano de publicação: 2018 (Físico) / 2021 (Kindle) 


O Mágico de Oz é sem dúvida um dos clássicos mais conhecidos do mundo, e a Turma da Mônica não podia ficar de fora! Confesso que adorei as adaptações dos personagens, pois a maioria teve tudo a ver,  com exceção de um, o Bidu: 


  1. Chico como o espantalho passa toda a pureza e a inocência da roça, além de que, o Chico sempre foi muito esforçado e inteligente, porém nunca bom aluno, por isso, o fato de ele ter interpretado um espantalho que deseja um cérebro, foi algo bem pensado. 

  2. Cebolinha como o Leão medroso foi algo inteligente de se colocar, pois ele sempre está com medo de apanhar da Mônica no final das historinhas

  3. Cascão como o Homem de Lata foi igualmente interessante e engraçado de ver, uma vez que o Cascão vive se envolvendo com uma (boa) lata de lixo em suas historinhas. 

  4. Mônica como a Dorothy já era bem previsível, por ser a protagonista, porém, em minha opinião, o Totó devia ser interpretado pelo Mônicão, que é o pet dela, e não pelo Bidu, que é o cachorro do Franjinha.
    A única explicação mais plausível que encontrei foi que o Bidu é um personagem clássico da Turma, sendo um dos mais antigos, desta forma, o Maurício (Mágico de OZ) encontraria todas as suas criações mais antigas ao final da adaptação.
    No entanto, para fins de contexto, eu realmente achei sem nexo o Bidu viajar com a Mônica. 

  5. A Fada do Norte foi retratada como uma personagem criada para esta adaptação, por sua pele verde, provavelmente, mas eu confesso que gostaria de ver a vilã sendo retratada como a Bruxa Viviane, uma das clássicas antagonistas da Turminha e uma das que eu mais gosto também. 

  6. A cereja do bolo foi o Maurício interpretando o Mágico! Ver o criador encontrando as criaturas foi encantador!


    Quanto à história em si, não tenho do que reclamar. Foi bem resumida a adaptação com os principais pontos da trama - a Dorothy encontrando os amigos e cantando. No original, é dito que a Dorothy canta, e a obra já foi adaptada para um musical, podendo ter uma inspiração da autora nisso aí também, além de dar um caráter mais lírico, utilizando-se de licença poética da escritora para a composição dos versos, refletindo os valores de amizade e amor, típicos dos enredos da Turma da Mônica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário