quinta-feira, 27 de julho de 2023

[Resenha] Ao no Orchestra

Informações do Anime:

Título: Ao no Orchestra (Orquestra Azul)

Ano: 2023

Status: Em andamento

Episódios: 16/24

Demografia: Seinen

Gênero: Cotidiano, Escolar, Amizade, Comédia e Drama

Fonte: Baseado em mangá homônimo

 

Estava à procura de algo para assistir e encontrei este anime musical, ainda em emissão, que muito me cativou

Hajime Aono é um garoto de 15 anos que tocou violino desde sempre, por influência de seu pai e admiração por este, mas, por motivos pessoais, que ele não revela de cara para ninguém, parou de tocar e não pretendia voltar, até que conhece Ritsuko Akine, uma violinista iniciante que toca terrivelmente mal, porém, possui um espírito alegre e determinado, enxergando na música um motivo para continuar indo à escola e encarar a vida de maneira positiva.

A partir da convivência com ela - primeiro lhe dando aulas e depois interagindo na escola - Hajime começa a ter uma outra visão sobre a vida, sobre como encarar os problemas e se encanta com o som suave que Akine produz mesmo não sendo dos melhores.


É bonito ver a persistência dela em fazer o seu melhor no que gosta, ainda que demore muito e tenha que escutar comentários desagradáveis sobre seu desempenho.

Gostei de ver como ela e Aono dão força e confiança um para o outro nos momentos difíceis para que possam superá-los, caminhando sempre juntos.

O passado de Akine é turbulento, marcado por conflitos interpessoais com as alunas valentonas de sua antiga escola no Ensino Fundamental, por proteger sua melhor amiga Haru, uma tímida garota que sofria bullying no colégio

Os momentos em que Akine e Haru conversam sobre o passado delas e se desculpam uma com a outra, deixaram os meus olhos marejados. Deu para ver a sinceridade nas palavras de cada uma delas e como verdadeiramente se importam uma com a outra.

Quanto a Hajime, sempre que se lembra de seu pai, ele fica nervoso, e precisa de um estímulo para acreditar em si mesmo. Seu amigo e rival Saeki Nao, de alguma forma parece saber a seu respeito desde a primeira vez em que se viram.

A amizade genuína que se forma entre eles, demonstra o quanto pessoas com personalidades tão diferentes, se ajudam e se completam quando mais precisam.

Os ensaios do Clube de Orquestra, ao qual todos os personagens principais pertencem, é repleto de sintonia e também de conflitos, e demonstra a dificuldade em lidar com pessoas de temperamento forte, que por vezes brigam, mas possuem o mesmo objetivo: melhorar cada vez mais.

Também mostra a importância de saber tolerar o tempo de cada um e saber enxergar seus esforços, ao passo que os calouros devem sempre se esforçar constantemente, sabendo que em seu meio de convivência há pessoas mais experientes e devemos fazer o possível para não desapontá-los e afetar no desempenho completo do grupo.

Esse anime é daqueles que nos trazem muitas lições nas entrelinhas, com uma boa dose de comédia e drama. Estou curiosa para os próximos episódios que serão lançados, e que, com certeza, será focado na relação entre Saeki e Aono. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário