quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

[Diário Literário 08] O que eu tenho lido nos últimos dias, de 10/12 a 13/12/2022

 

Já faz alguns dias desde o último diário deste blog, visto que eu tenho feito leituras um pouco mais extensas. Mas, que eu tenho a dizer é que estou cumprindo (ou, pelo menos, tentando cumprir) a meta de livros que estabeleci ainda para este final de ano!

São tantas coisas para ler e descobrir que, por vezes, eu mesma me perco, e esqueço das listas que faço! Está aí outra coisa que amo fazer: listas. É meu jeito de organizar e deixar registradas todas as leituras que fiz em um dia, para posteriormente poder me recordar. Este é o objetivo de fazer um “Diário Literário”

Completei apenas duas leituras, mas me engrandeceram, e valeu a pena. Além delas, há leituras que eu já comecei, e preciso finalizar, sendo que estas últimas, colocarei no final desta publicação.

 

Tao Te Ching, de Lao Tsé, traduzido direto do mandarim antigo por Fang Chén (Projeto Luz do Oriente)

Nesta tradução, temos contato com a obra traduzida de forma poética, porém com notas de rodapé, contendo os significados literais de cada frase e/ou a explicação de determinadas palavras dentro do contexto da cultura chinesa.

Esta versão também disponibiliza um apêndice em caracteres chineses e transliteração, com o qual não me aprofundei, porém ainda assim, consegui extrair o melhor da mensagem da filosofia taoísta com as notas de rodapé e através de meu humilde conhecimento sobre o taoísmo.

A obra em questão é um clássico Taoísta, que pode ser traduzido ao nosso idioma como “O Livro do Caminho e da Virtude” ou “O Tratado do Caminho e da Virtude”

Apesar da palavra “caminho”, “Tao” em chinês não significa apenas uma estrada a percorrer ou uma escolha a ser feita, mas sim, o curso/fluxo natural da vida e das coisas, sob o qual são regidas.

O Taoísmo afirma que tudo que há no mundo existe por conta de um equilíbrio dois elementos opostos que se completam. A forma mais popular desta cosmovisão é o chamado “yin-yang”. Seja a ordem ou a desordem, a ignorância ou sabedoria, ambas se complementam.

Sob este aspecto, vem o conceito de “não-ação”, que se trata do fato de não reagir a determinadas situações, uma vez que a pessoa realmente sábia encontra sua paz interior ao não instigar uma briga, por exemplo. Este indivíduo sabe que ao fazer isso, ele terá harmonia e a deixará fluir, obedecendo assim ao Tao (fluxo ou curso)

Também se diz que as pessoas realmente sábias são aquelas que não se gabam de seu conhecimento, e aqueles que o fazem, apenas demonstram a sua imensa pequenez.

Em resumo, o Tao é a filosofia do equilíbrio. Quem alcança o verdadeiro Tao, significa que possui as virtudes certas, e está trilhando o caminho do bem.

 

2. O Jardim Secreto, por Frances Hodgson Burnett

Lançado pela Editora Pandorga, como parte do box "Histórias Mágicas de Frances Hodgson Burnett" 

Apreciei um dos maiores clássicos da literatura infanto-juvenil, o qual conta com inúmeras adaptações, versões e edições deste livro que atravessa gerações através dos séculos.

A leitura me fez refletir sobre como é importante lidarmos com nossas emoções e frustrações e nos ater sempre ao pensamento positivo. Enxergar a beleza das pequenas coisas, como a natureza, e pequenos atos, como por exemplo, a amizade de um passarinho, pode mudar completamente a mentalidade e o comportamento de alguém, como podemos testemunhar primeiro em Mary Lennox e posteriormente em seu primo Colin Craven.

Até o rabugento jardineiro da casa fica mais ameno ao ver o passarinho...

As primeiras cenas de Mary com Martha, e depois, de Mary com Colin foram muito bem vindas para refletir sobre a importância da humildade. É um livro repleto de mensagens significativas para os leitores que podem repensar seus valores, atitudes, comportamentos e voltar à vida!


Leituras inacabadas

1.    A Princesinha, de Frances Hodgson Burnett

Lançado pela Editora Pandorga, como parte do box "Histórias Mágicas de Frances Hodgson Burnett" 

Comecei a ler no dia 12/12 a história da pequena Sara, e posso dizer que me encantei com ela. Mesmo tendo de tudo (pois seu pai lhe concedia seus desejos), ela permaneceu humilde, sensível, amiga e valorosa, sem nunca se gabar daquilo que possuía de material, dando valor ao que realmente importa, como o caráter das pessoas ao redor, independentemente de seus status social ou dos problemas que enfrenta. Ela sempre ajuda o próximo com atitudes positivas para acalentar seus corações

E ainda que maltratada pela diretora do colégio interno, continua firme, sempre com pensamentos positivos e imaginando histórias mágicas em sua cabeça, que a faz sentir um pouco mais feliz. Mais uma vez a autora demonstra em sua obra, a importância e o poder do pensamento positivo.

Confesso que o fato de ser tratada como uma empregada pelo carrasco da diretora me lembrou o conto da Cinderela, e o fato de dormir em um sóton pareceu-me muito com Pollyanna, outro clássico infantil da mesma época.

Ainda estou lendo, mas já levo comigo um carinho enorme por esta história e sua escritora! Futuramente, pretendo ler “O Pequeno Lorde”, também de Burnett.


(As próximas leituras não me recordo a data de início, mas estão todas na meta. Se eu as terminar, terei cumprido metade dela)

 

2.    Contos sobrenaturais chineses

Coletânea de Contos Chineses que, a cada história demonstram a importância de uma virtude humana, principalmente sabedoria e humildade. As narrativas atravessam as diferentes dinastias chinesas e possuem como base as filosofias Taoísta e Confucionista. Confúcio até mesmo aparece como personagem logo no primeiro conto.

 

3.    Mestres do Mistério, de Edgar Allan Poe, G.K Chesterton, Arthur Conan Doyle et al.

Coletânea de 5 contos de mistério escritas pelos melhores autores clássicos deste gênero, com o tema “Mistérios em portas fechadas”, sendo o primeiro deles, um crime solucionado por Sherlock Holmes.

 

4.    ‘Peter Pan, de J.M Barrie

Estou lendo o primeiro livro do Box Peter Pan, da Editora Pandorga, e descobrindo mais coisas a respeito do universo deste personagem tão consagrado, e que faz parte do imaginário popular de muitos ao redor do mundo.

 

5.    Quem controla as escolas, governa o mundo, de Gary DeMar

Uma leitura que ainda não consegui terminar sabe se lá por que. A leitura é gostosa e imprescindível para aqueles que desejam saber como o sistema educacional instrumentaliza os jovens há gerações.

 

6.    A Arte da Guerra, de Sun Tzu

Traduzido do Chinês 

Em 13 capítulos, Sun Tzu nos conta como vencer a guerra de forma sábia

 

7.   Os Analectos, de Confúcio

Tradução em partes, direto do chinês, e do inglês

Pouco se sabe sobre a biografia de Confúcio, mas fato é que ele foi um grande mestre. A obra “Os Analectos” reúne alguns diálogos e ensinamentos dele, de forma bem breve e reflexiva, sendo uma leitura proveitosa, além de essencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário