sábado, 31 de dezembro de 2022

[Conhecendo a minha biblioteca 01] Livros e Sagas Literárias baseadas em mitologia

Eu sou o tipo de leitora que ama mitologias em geral, então baixei várias séries de fantasia inspiradas em mitologias de várias culturas, para ler no próximo ano. Todos são facilmente encontrados na internet.

Algumas sagas são bastante conhecidas, e publicadas há muitos anos, mas mesmo assim, para mim, será uma experiência única ter contato com tais narrativas, recordando-me e aprofundando cada vez mais nos mitos.

Aqui vai a lista:

Mitologia Grega:

1.    Série: Daughters of Zeus, por Kaitlin Bevis

Essa é uma série de 6 livros, dos quais encontrei 4 traduzidos em português, por um grupo de tradução.  Cada livro conta a história de uma filha de Zeus, começando com Perséfone, e passando por Afrodite, sendo que esta última possui três livros dedicados a ela.

Já havia conhecido a série em espanhol, mas decidi lê-la em português agora. Os dois livros que faltam provavelmente lerei em espanhol.

 

2.    Série: O Chamado da Deusa, por P.C Cast

P.C Cast certamente é uma autora bastante conhecida pelo público de ficção fantástica. Nesta saga, a protagonista possui desafios que incluem os vários mitos gregos, até a Guerra de Troia. Estou curiosa para saber mais sobre essa personagem e o que ela enfrentará no decorrer de sua jornada.

 

3.    Série: Olimpo em Guerra, por Kate O’Hearn

O que me chamou atenção nesta saga é que o protagonista é um Pégaso, criatura da mitologia grega que nasceu da união de Poseidon com o sangue da Górgona Medusa. Particularmente, o Pégaso me chama bastante atenção, e estou ansiosa para começar a ler sobre suas peripécias. A saga já é bem conhecida, portanto espero que seja algo proveitoso de acompanhar.

 

4.    Trilogia: Daughter of Triton, por Aleera Anaya Ceres

Por um motivo inexplicável, eu tenho simpatia por Poseidon e as criaturas marinhas em geral, como as náiades e sereias, assim sendo, o assunto da série logo me cativou. Foi uma grata surpresa e espero que seu conteúdo seja tão interessante quanto eu imagino.

 

5.    Trilogia: Hades Trials, por Eliza Raine

Eliza é uma escritora que possui mais de uma saga inspirada em mitologia. Nesta, especificamente, encontramos Hades como protagonista (parece que os autores gostam bastante dele para protagonizar enredos nos últimos tempos), sendo uma recontagem do mito homônimo, de maneira mais madura.

Não sei quais serão as minhas impressões, mas visto que a escritora produz narrativas sobre um assunto que eu gosto, espero me afeiçoar à sua escrita.

 

6.    Trilogia: Abandono, por Meg Cabot

Inspirado no mito de Hades e Perséfone, Meg Cabot nos transporta a um romance cativante no qual a sua protagonista deve ir ao Mundo Inferior. Dei uma espiada em suas páginas e achei interessante ela inserir citações do livro “Inferno”, parte da obra-prima de Dante Alighieri, “A Divina Comédia”, dando maior ar de sutileza e lirismo ao enredo que será tratado dali em diante.

 

7.    Livro único: Até que tenhamos rostos, por C.S Lewis

Autor de “As Crônicas de Nárnia” e de inúmeros livros cristãos, C.S Lewis era um leitor de mão cheia, e que lia de tudo. Nesta obra, reconta o mito de Eros e Psique de maneira sutil e humanizada. Sei que terei uma proveitosa leitura.

 

8.    Livro único: Soul in Darkness, por Wendy Higgins

Uma recontagem do mito de Eros e Psique, que utiliza como pano de fundo (também contido no mito) o fato de Psique ser uma bela princesa, possuindo um caráter de romance histórico misturado com fantasia.

 

9.    Livro extra: Segredos do Acampamento Meio-Sangue, por Rick Riordan

Um livro que comecei a ler e não terminei (esqueci completamente e lembrei agora, quando o vi na biblioteca) e que por isso pretendo reler no próximo ano, pois já nem lembro mais onde parei na leitura. Sei que terei uma leitura gostosa, pois o autor escreve de maneira bem fluida, o que torna prazeroso de acompanhar.

 

10. Livro extra: Segredos do Acampamento Júpiter, por Rick Riordan

Não me lembro muito sobre como era o Acampamento Júpiter e as coisas relacionadas a Roma, de modo que esse extra vai ser uma boa estratégia para refrescar a memória. Em se tratando de mitologia, eu lembro da fundação de Roma, pelos gêmeos Rômulo e Remo, amamentados por uma loba chamada Lupa.

 

Bônus: Moonfire Bride, por Sylvia Mercedes

O primeiro livro da saga “Of Candlelight and Shadows”, é uma narrativa fantástica inspirada nos mitos de Hades & Perséfone e Eros & Psique, porém o segundo segue apenas o enredo da trama, aparentemente sem nenhum vínculo com mitologia.

 

Mitologia Egípcia

Trilogia: Deuses do Egito, por Colleen Houck

Trata-se de uma trilogia + uma prequela ambientada no Antigo Egito e que o toque de fantasia e magia fica por conta de sua mitologia. Alguns nomes de deuses e faraós do Egito já me vem à cabeça, de forma que vou aproveitar ao máximo quando ler.

 

Mitologia Nórdica

1.    Trilogia: Magnus Chase e os Deuses de Asgard, por Rick Riordan

Sobre a escrita do autor, dispensa comentários. Mas, não podia faltar nesta listinha, a saga de Magnus. Penso que primeiro lerei o extra “Guia dos Mundos Nórdicos” para eu me situar, e depois adentrar ao principal.

 

2.    Trilogia: As Crônicas de Blackwell, por Melissa Marr e K.L Amstrong

Dizem ser bem parecido com Percy Jackson, então, tenho expectativas de seja uma leitura atrativa e que me prenda ao decorrer das páginas. Sobre mitologia nórdica, identifico poucos personagens, mas os principais já me vêm à mente, como Thor, Odin, Freya e Loki

 

3.    Série: Bloodsworn, por John Gwynne

A referida série traz uma temática que eu não gosto, que é a vingança, mas eu tentarei ler para pelo menos apreciar o contexto de magia e prestar atenção aos detalhes de construção de cenário e personagens.

 

Mitologia Hindu

Série: Aru Shah e o Fim dos Tempos

Série literária que faz parte do projeto “Rick Riordan Presents”, no qual o aclamado autor apresenta outros escritores e histórias inspiradas em mitologias de diferentes povos e culturas.

Esta saga, especialmente, traz consigo a mitologia hindu, no qual a protagonista Aru terá muitas provações. Alguns deuses da mitologia hindu eu já conheço, mas será bem legal aprofundar no assunto enquanto embarco nesta aventura! A série conta, ao todo, com 4 livros.

 

Séries com criaturas mitológicas

Trilogia: Sereia, por Tricia Rayburn

As sereias são mencionadas em muitas mitologias, crenças e culturas (apesar de primeiro associarmos às sereias que hipnotizaram os Argonautas na mitologia grega) e por isso está aqui. Espero ver os dois lados da personalidade das sereias, que podem usar o seu encanto para o bem, ou para interesse próprio, principalmente quando se apaixonam, tal como as fadas, em algumas versões de relatos da mitologia grega.

 

Série: Watersong, por Amanda Hocking

Outra série que se foca nas sereias, tema que muito me agrada. Da mesma forma que a trilogia Sereia, espero ver ambos os lados da personalidade das irmãs sereias, e como elas descobrem seus poderes e habilidades! Uma pena que há apenas dois volumes traduzidos ao português. Os demais, lerei em espanhol, que já tenho meu acervo neste idioma.

 

Série: Fadas, por Aprilynne Pike

Laurel descobre que possui uma veia mágica, e com o tempo precisa salvar o Mundo das Fadas. Espero que neste mundo fantástico eu também seja capaz de encontrar outras criaturas mágicas do folclore europeu, como os elfos e gnomos.

 

Série: The Otherworld, por Emma Hamm

Essa série é uma recontagem de “A Bela e a Fera” misturada com mitologia celta / irlandesa. Possui elementos que há em outras culturas, como as fadas, e seres criados pela imaginação da autora. Como amante de um bom conto de fadas e com fadas, tenho altas expectativas de gostar desta série, até porque “A Bela e a Fera” é o meu conto preferido, sendo que já li as duas versões originais francesas. A referida saga se completa em seis livros.


Trilogia: Como treinar o seu dragão

A série de livros, que até ganhou filme, possui como protagonista o dragão Banguela e seu dono, Soluço. Coloquei nesta categoria pois a saga envolve seres que estão presentes em mais de uma mitologia, como os próprios dragões, muito apesar de a série ser inspirada nos antigos povos nórdicos.

 

Série: Zodiac Academy

Como o nome sugere, é baseado nos signos do Zodíaco, que são inspirados na mitologia grega, pois cada signo/constelação faz referência a uma criatura mitológica que faleceu e foi colocada aos céus, formando a constelação correspondente. Coloquei nesta categoria porque aparentemente a saga se foca nos signos e nas habilidades que concede aos personagens e não diretamente aos deuses e suas respectivas histórias. A série se compõe de sete livros + dois extras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário