segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

[Diário Literário 11] Os presentes recebidos hoje – 26/12/2022

 

Havia pedido de presente para a minha madrinha de batismo um kit com 5 boxes de livros, chamado Combo Cultural, da Editora Pandorga, e os recebi hoje, um dia depois de voltar de Prudente, e no pós-Natal, me deixando imensamente feliz! Obrigada, madrinha!

A coleção totaliza 9 livros, com assuntos de civilizações diversas e seus principais contos e lendas. Cada box vem com brindes temáticos exclusivos, como pôsteres, cards e marcadores (somente um não acompanha poster, mas compensa pela capa dura)

A seguir, a descrição de cada um:

 

1.    Nórdicos (2 volumes)

No primeiro volume, denominado “Contos e Lendas”, encontram-se autores que eu já conheço de outras antologias, como Hans Christian Andersen e os amigos folcloristas Peter Christen Asbjørnsen e Jørgen Moe, mas também, outros escritores que passarei a conhecer.

Já no segundo volume, “Mitos e Sagas” apresenta-se a mitologia nórdica e as sagas emblemáticas de seus heróis. Pessoalmente, eu sempre me interessei por mitologia, e esta vai ser uma boa experiência até para eu me situar e aprofundar sobre isso, para quando eu for ler alguma ficção inspirada na mitologia nórdica.

 

2.    Eslavos (2 volumes)

A cultura eslava é algo que ainda desejo conhecer mais profundamente. O máximo que conheço são alguns contos populares russos, muitos envolvendo a famosa bruxa Baba Yaga (às vezes, com mais de uma personagem com este nome).

Será muito estimulante para mim, poder conhecer mais sobre a mitologia eslava, na qual as histórias se baseiam, e mais contos para expandir meu conhecimento na área da literatura.

Da mesma forma que os Nórdicos, o kit Eslavos conta com o primeiro volume sendo composto por Mitos e Lendas e o segundo por Contos Populares.

 

3.    Japoneses (2 volumes)

As histórias que envolvem o Japão sempre me encantaram bastante, por ser descendente de japoneses. Neste kit serei capaz de conhecer um pouco mais sobre os antigos tempos em que se passam as narrativas com guerreiros (com um volume dedicado só para este assunto) e criaturas fantásticas, tenho certeza de que serão leituras extremamente proveitosas para mim.

 

4.    Árabes (2 volumes)

Os contos árabes despertam-me imensa curiosidade, pois já li adaptações dos contos de As Mil e Uma Noites – e um dia ainda desejo ler a antologia original, atribuída ao folclorista Antoine Galland –, sendo esta uma oportunidade de saciar a curiosidade de descobrir sobre a cultura e histórias milenares de um povo, com personagens conhecidos pelo imaginário popular escritas de maneira ainda mais intensa.

 

5.    O Panteão Egípcio (1 volume)

Este volume único compreende uma coletânea de narrativas e informações a respeito da mitologia egípcia. Alguns nomes de deuses egípcios como Anúbis, Bastet, Rá, Osíris, Isis e Setne já são conhecidos por mim, no entanto, é sempre bom relembrá-los, tal como estar pronta para novas descobertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário