quarta-feira, 20 de maio de 2020

[Análise] “My Poseidon” e a Administração de Empresas

Primeira Parte – Táticas, Estratégias e Administração de Empresas

a)     Introdução e Plano Estratégico

No segundo episódio da série #MyPoseidon, o funcionário da empresa Han Hai lê o testamento deixado por seu falecido patrão, no qual ficou divida a herança entre os netos e as suas respectivas atribuições como herdeiros da empresa.

Aparentemente, trata-se de uma Corporação, pois a empresa não atua somente como uma “concorrente alternativa” na área de tecnologia, como também detém suas próprias Transportadoras (sim, no plural, o que denota grande magnitude). De todas as ações empresariais, o avô detinha 53% delas, que foram divididas da seguinte maneira: 

ü Ye Tian teve direito a herdar 26% das ações do avô, continuando a operar na empresa como Gerente Geral

ü Ye Hai teve direito a 27% das ações do avô, sendo nomeado como Presidente da organização, com direito de usar as ilhas, ficando responsável por gerenciar as Companhias de Transporte da Han Hai em nome do falecido avô. A ele também foi dito para que se lembrasse do lema da família Ye: “Proteja o Oceano e seja sempre humilde”

Como se percebe, o protagonista Ye Hai ficou com mais direitos sobre os bens de seu patriarca, porém, por sua falta de juízo, por assim dizer, quem realmente toma a frente da empresa é Ye Tian, o qual aparentemente já trabalhava na área administrativa da mesma, porque como foi dito no drama: “continuará operando na empresa”,  dando a entender que Ye Tian já tinha algum cargo importante e, após o falecimento de seu avô, a responsabilidade apenas aumentou. 

Isso explica o porquê de nos capítulos posteriores, ele se garante tanto em suas posições, e justifica também o motivo de agir com tanta naturalidade nas reuniões de tomadas de decisões com sua equipe, sendo que recém herdou a empresa.

É importante ressaltar que para que a execução do Plano Estratégico dê certo, é preciso que todos os envolvidos estejam em sintonia, com o mesmo objetivo em mente. Nesse quesito, podemos ficar tranquilos quanto ao cenário fictício apresentado no drama, pois todos os colaboradores que estavam presentes na reunião com Ye Tian pareciam estar bastante alinhados aos seus propósitos. O único que contrariou o Gerente, foi claro, seu irmão Ye Hai (em outra ocasião, a sós) 

Em determinado momento da trama, Ye Tian e Ye Hai entram em discussão sobre as decisões que devem ser tomadas para o futuro da Corporação.

Ye Hai reconhece que o Plano Estratégico da empresa está diferente (sem entender o motivo), demonstrando que teve interesse em se engajar nos assuntos da empresa, agora que se tornou Presidente ou que hipoteticamente também já trabalhava em algum setor da empresa antes, para saber com precisão que o planejado por Ye Tian não corresponde ao Planejamento Estratégico predeterminado.

A principal divergência entre os herdeiros é que Ye Hai alega que eles devem se decidir de acordo com a vontade do avô, e os valores da empresa, enquanto Ye Tian tem uma postura completamente racional, e voltada para a rentabilidade financeira da organização, para se destacar em relação à Mu Sen, empresa concorrente, e aparentemente estruturou um novo Planejamento Estratégico, que condizem com os objetivos priorizados por ele. Sendo cuidadoso, e sabendo executar o Planejamento e trazendo lucros à empresa, toda mudança é válida (é muito comum as empresas Replanejarem as suas estratégias, de acordo com o momento em que vivem. Parece que não, mas os objetivos mudam de acordo com o cenário em que vivemos, porque o mesmo influencia diretamente na tomada de decisões.

Quanto a cumprir os valores determinados pelo avô, este é um assunto que merece ser tratado aqui.

Toda organização tem seu propósito e seus valores como comprometimento com os clientes e respeito ao próximo, ou no caso do avô, ser humilde, porém isso são itens que devem ser transmitidos a equipe e praticá-lo de maneira interna , sendo que também, os valores e a missão devem nortear o Planejamento Estratégico, mas deve-se lembrar também que o mesmo deve incluir os resultados que a empresa quer atingir a curto e longo prazo, considerando as condições da atual situação em que a empresa se encontra, de forma a saber como atingir seus objetivos principais, cumprindo seu dever da maneira mais eficiente que traga retorno monetário, visibilidade e credibilidade à empresa no mercado em que está inserida.

Além disso, a primeira coisa a ser definida em um Planejamento Estratégico é definir quais são a missão, visão e valores da empresa. Ou, seja, ao executar os Planejamento, ele já estaria colocando os valores na prática.

 

b)    Importância da Lucratividade

“Você não pode olhar apenas da sua perspectiva”, disse Ye Tian a Ye Hai. Não posso discordar dessa fala, é extremamente verdadeira em todos os aspectos.  Avaliar o microambiente da empresa com cautela, significa saber enxergar com profundidade quem está ao seu redor e como ele (s) se relaciona(m) com você/sua empresa e qual o impacto que te causa.

Toda empresa precisa ter seus lucros, para que possa fazer novos investimentos e pagar suas despesas, como por exemplo, o salário dos funcionários e os fornecedores

É necessário compreender que o que se define como “lucro”, ou “valor monetário”, não é algo restrito a você, mas a todos que possuem algum laço contigo. Uma empresa quando chega no mercado, gera novos empregos e alavanca a economia interna do país, acrescentando no PIB, além do que, o salário mensal que seu funcionário recebe em troca do serviço prestado durante 30 dias, serve para colocar comida na mesa todos os dias. 

Há algumas empresas que até complementam o salário, concedendo aos colaboradores uma participação nos lucros, como uma espécie de bonificação/gratificação, implicando na motivação de seu funcionário, que trabalhará mais e melhor a partir daquele momento, com mais rentabilidade produtiva, se receber um incentivo a mais.

Notoriamente que, do contrário, se a empresa não tiver seus lucros em dia, não pagará seu colaborador, ficará em dívida com o mesmo e gerará o desemprego para inúmeras pessoas, deixando-as em uma situação difícil e desagradável.

Não apenas os funcionários, mas os fornecedores também dependem que você pague o valor da despesa correspondente ao acordo previamente estabelecido, no prazo determinado, demonstrando responsabilidade e comprometimento com eles. Uma vez que você representa uma empresa, seja de que tamanho for, você está automaticamente “vendendo a imagem da empresa”, o chamado Marketing Institucional, mas também implica na sua própria imagem, de ser alguém comprometido ou não com aquilo que lhe foi incumbido, o que se chama “Marketing Pessoal”

Se a empresa não contribuir da forma certa, cumprindo prazos e condições, a mesma ficará com a imagem manchada no mercado, e os fornecedores, stakeholders e acionistas vão parar de investir nela, o que acarretará num prejuízo ainda maior, pois envolverá tanto o financeiro quanto o “abstrato” (reputação no mercado).

Por isso é tão importante que o fluxo de caixa sempre dê positivo e, que a cada final de mês e de ano, a Demonstração do Resultado de Exercício (DRE), resulte em lucro.

Por isso também, é importante seguir o Plano Estratégico, já mencionado antes, que entre outras coisas, contém as metas a serem alcançadas.

No mais, não podemos esquecer que a empresa precisa necessariamente alcançar no mínimo, seu Ponto de Equilíbrio (PE), para poder sobreviver e se manter no mercado.  (O Ponto de Equilíbrio se refere ao momento em que a receita se iguala à despesa.), entretanto, uma Corporação do tamanho da Han Hai, obviamente consegue lucrar muito mais, em suas vendas e investimentos de projetos

Muitas empresas vão à falência devido ao planejamento falho, sem analisar as consequências a longo prazo, e os riscos que pode sofrer a longo prazo


c)     Aplicação na prática

            No que se refere ao drama, podemos mencionar o fato de que, investir em um projeto de “não poluição à vida marinha” como Xiao Hai sugeriu, não proporcionará lucro à empresa, sendo um investimento alto que não tem retorno em termos de lucratividade e valor agregado, além de que é impossível uma única equipe salvar o Oceano inteiro! Sejamos realistas, algumas coisas são simplesmente inviáveis de serem colocadas em prática, e quem trabalha com negócios precisa ter flexibilidade para avaliar uma situação sob todos os ângulos possíveis, sem se deixar levar por aquilo que aparentemente seria o ideal.

            Entretanto, se a Han Hai colaborar com o Projeto do “Experimento Poseidon”, que está em alta (no contexto do drama), a empresa estará investindo em algo que trará retorno financeiro considerável e esperado que se tenha, além de impactar positivamente na imagem da empresa, sendo um parceiro bastante significativo e atuante para os fundadores do projeto, que necessitam de parcerias influentes e que acreditam no potencial do projeto, sendo capazes de alavancá-lo ainda mais! Dessa forma, tanto a equipe do “Experimento Poseidon” quanto a Han Hai ganharão credibilidade no mercado de tecnologia e inovação, numa estratégia “ganha-ganha”, de colaboração e resultado mútuo.

        Sob outro aspecto, ao se unir a um projeto que tem como objetivo a utilização e o armazenamento de energias alternativas e renováveis, a empresa já estará cumprindo seus valores de contribuir com a natureza, mesmo não sendo da maneira que Xiao Hai imaginou. 

Sem contar que “não poluir os oceanos e mares”, deve ser um valor presente em todas as pessoas! Não basta uma pessoa ou empresa querer ter a iniciativa e tomar toda a responsabilidade para si, mas todos nós devemos ter consciência do quanto é importante valorizar tudo aquilo ao nosso redor.

Pensando bem, podemos dizer que o avô foi bem esperto e inteligente ao designar as atribuições para cada um de seus netos. Ele provavelmente sabia que Ye Tian teria toda a capacitação, qualificação e competência para gerir a organização, a julgar pela sua característica racional, analítica, visionária e holística (saber olhar o todo), necessária a todo e qualquer empreendedor/gestor/administrador de empresas.

De outro lado, o avô também foi sábio ao pedir para que seu neto mais novo se lembrasse do lema da família, pois tinha consciência de que Ye Hai nunca se esqueceria dos valores que ele lhe ensinou e que gostaria que fossem levados adiante, por saber que Ye Hai tem um lado emocional e afetivo bem mais explícito em sua personalidade, como revelado no flashback de quando era criança, e o avô lhe contou a história de Poseidon e Anfitrite.

E para que uma empresa funcione adequadamente, ela precisa da união das duas coisas: a missão, visão e valores preestabelecidos e um planejamento de alta qualidade bem estruturado e pensado.

Pessoalmente, eu acho que o avô deu mais direitos ao Ye Hai não só por mero afeto, mas por uma estratégia inteligente de fazê-lo criar mais juízo, a julgar pela sua personalidade meio inconsequente de agir, e se tivesse mais responsabilidades e um cargo mais alto, com certeza teria que tomar mais juízo e ser o mais competente possível para que a empresa não chegue ao ponto de falência. (Se eu fosse o avô deles, eu faria algo assim)

--- Até agora ele só brigou com o mais velho, mas tenho esperança de que amadureça daqui para frente ---

            Saindo da esfera puramente administrativa e levando um pouco para o lado pessoal, quero destacar que a fala do Ye Tian é claramente compreensível:

“Nossos pais e avô. Todos eles se foram. O que ele eles deixaram para trás? A Han Hai. Como a Han Hai sobreviveu? Espírito de família?”

Apesar de parecer frio, ele está sim preocupado com a família, ou não mencionaria seus entes queridos no diálogo. A empresa precisa ter lucro e sobreviver, ou ele não poderá continuar o trabalho da família, gerindo tudo aquilo que foi construído durante gerações.

Se falir, aí sim estará mostrando que não tem nenhum espírito de família, porque mais importante do que estar ciente do que a empresa pode proporcionar no futuro, é valorizar e honrar o esforço feito no passado, para conquistar tudo que se tem no presente.

            Isso é honrar seu nome e família! E ser um herdeiro é isso: honrar o nome, a família, a linhagem, a história e a dignidade daqueles que fizeram com que chegasse onde está.

 

d)    Análise de Retorno do Investimento (ROI)

Todo investimento requer um retorno considerável à empresa, ou será completamente em vão. A Taxa de Retorno sobre o investimento (ROI, na sigla em inglês), serve para avaliar a rentabilidade obtida em determinado investimento, que auxilia bastante na tomada de decisão de um gestor ao investir seu tempo e dinheiro em um novo projeto ou produto. No caso especial do drama o projeto em questão é o “Experimento Poseidon”, que, a julgar pela dimensão do projeto é algo que deve ser estudado com grande cautela

Para resumir, quando Ye Tian afirma que “não importa o que eu faça, sempre analiso o retorno do investimento”, é o mesmo que dizer que ele quer SEMPRE ter certeza de que esse investimento valerá a pena, financeiramente falando.

 

e)     Lucro a curto prazo x Longo Prazo

Em uma das cenas, Ye Hai questiona se o projeto realmente poderá vigorar, e que ele pode pensar em lucros em outro momento. O que importa analisar nessa cena é que nem tudo que aparentemente a curto prazo gera lucro é realmente satisfatório, além de que é necessário verificar se todas as variáveis (tempo, capital financeiro e mão de obra), estão disponíveis e são viáveis, para que se possa tirar o projeto do papel, e executá-lo na prática.

 

f)      Concorrência e Estratégia de Negócio


Em um dos episódios, Ye Hai pergunta se Mu Sen tem um plano. Para mim, ficou subentendido que ele gostaria de saber a estratégia que a empresa concorrente pretende utilizar.

Uma das coisas primordiais para um bom administrador é conhecer seu concorrente. Como diz o filósofo e estrategista Sun Tzu, em sua obra “A Arte da Guerra”:


“Se você conhece a si mesmo e ao seu adversário, vencerá todas as batalhas. Se você conhece a si mesmo, mas não ao seu inimigo, para cada vitória, receberá também, uma derrota. Mas, se não conhece ao seu inimigo e nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”


Ao que parece, no contexto do drama, há três empresas magnatas concorrentes no ramo da tecnologia: Han Hai, Mu Sen (da Lin Hyuain) e Linekong.

Olhem a Linekong aparecendo aqui!

A mais visível é a Mu Sen, uma vez que a chatinha da Lin já é rival assumida do Ye Hai, e vice-versa. A Linekong foi mencionada no episódio 7, na discussão entre os irmãos.

Curiosamente existe de verdade uma empresa chamada “Linekong Interativ”, empresa atuante no ramo de games, fundada nos EUA, mas que possui sede na China, o que me faz pensar que o nome que a roteirista colocou para uma das concorrentes da Han Hai, não foi à toa.

Voltando ao assunto da concorrência inserida no drama, Ye Hai, em sua posição de herdeiro e Presidente faz questão de conhecer com precisão seu rival, quando ordena que se investigue todas as áreas que a Mu Sen já explorou.

É sabendo as táticas do adversário, que seremos capazes de montar nossa própria estratégia de defesa. Citando Sun Tzu novamente: “Todos podem ver as táticas de minhas conquistas, mas ninguém consegue discernir a estratégia que gerou as vitórias. “

Em determinado momento, Ye Hai se questiona como seu rival conseguiu certa informação. Há informações que são bastante sigilosas, e que se foram descobertas “magicamente”, por alguém, então também significa que onde “há fumaça, há fogo”, e devemos tomar muito cuidado com quem estamos lidando em nosso círculo de convivência. Sem contar que é muito desonesto ter acesso a uma informação da qual ninguém mais tem conhecimento.

 

Segunda Parte – Logística e Tecnologia 4.0

Introdução e Conceitos

Logística é muito mais do que transportar caixas e containers. Ela está ligada a todos os processos produtivos de uma empresa, desde seu início até o fim. Para um controle melhor, mais rápido e mais dinâmico, as empresas utilizam Sistemas Integrados Informatizados, que integram todos os setores da empresa, e contribuem com informações das mais diversas áreas.

Entretanto, inseridos em uma época cada mais tecnológica, com a tecnologia fazendo parte de nosso dia a dia, as grandes empresas estão cada vez mais optando por uma tecnologia avançada, composta por instrumentos como Big Data, Cloud Computer, Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas.

O mundo é composto de tendências que se refazem e se perfazem ao longo dos anos, décadas e séculos, de acordo com a necessidade e a realidade na qual nós, humanos, nos encontramos. Nos últimos tempos, tem-se dado bastante valor às fontes alternativas ou renováveis de energia.

A Indústria 4.0 ou “Fábricas Inteligentes”, como também são chamadas por alguns, já é uma realidade em diversas partes do mundo. Essa novidade, contudo, exige muito de nós, no sentido de estarmos sempre atento às novas tecnologias, processos de execução, às mudanças e exigências de qualificação e competência profissional, além da flexibilidade em se adaptar ao novo panorama, dadas as circunstâncias de que o mercado atual clama cada vez mais por uma mão de obra especializada de qualidade, e que satisfaça as necessidades da empresa, de modo a atingir os objetivos pretendidos.

No caso específico da nossa protagonista, formada em Geologia Marinha, tal como da equipe que integra o projeto “Experimento Poseidon”, necessitam estudar os impactos socioambientais e econômicos decorrentes da extração mineral, utilizando-se de ferramentas da Tecnologia 4.0 para tal finalidade, as quais serão mencionadas mais adiante.

 

Prática: Ficção X Realidade

No c-drama “My Poseidon”, aspectos da utilização da Tecnologia 4.0 podem ser verificadas, e é sobre isso que essa parte da resenha se tratará  brevemente: as aplicações práticas da Tecnologia 4.0 na área Administrativa e de Mineração (assunto tratado desde o início do drama, para o “Experimento Poseidon”, que recebe o nome de “Mineração 4.0”

 

a)     Inteligência Artificial e Coleta de Dados

A Inteligência Artificial (AI) é bastante utilizada para a coleta de dados de uma empresa. No drama, a equipe de trabalho do “Experimento Poseidon”, se utiliza da inteligência artificial para coletar e identificar dados instantaneamente, através de uma simulação, de modo a descobrir onde poderão fazer a extração da matéria prima (quais os pontos-chave) e estarem preparados estrategicamente no momento em que precisarem entrar em ação.

 

b)    Big Data e Cloud Computer

A foto é meramente ilustrativa, devido ao computador

Em várias cenas, Ye Hai analisa mapas de lugares específicos nos oceanos para saber onde seu concorrente explorou ou onde ele deve começar sua busca. Ao que parece, esse computador que ele utiliza é um sistema informatizado bastante inteligente, que permite acessar inúmeras informações específicas em questão de instantes e sem maiores problemas.

Em paralelo com a realidade em que vivemos, atualmente já existem sistemas informatizados de alta tecnologia como a Big Data e Cloud Computer, capazes de armazenarem grande volume de informações de maneira eficiente ao usuário.

 

c)     Logística 4.0

Denomina-se “Logística 4.0” essa “nova fase” da área de Logística que está alinhada com as tendências tecnológicas advindas da Indústria 4.0, com a utilização dessas mesmas ferramentas expostas acima para promover uma melhor tomada de decisão, uma vez que as informações são cada vez mais precisas, exatas e instantâneas.

 

d)    Armazenamento de energia

Aparentemente, Mo Liang criou uma tecnologia de armazenamento de energia. Apesar de isso ser ficção científica, tem um fundo de verdade, pois hoje, já existem métodos de armazenamento de hidrogênio, que são realizados para a geração de energia com base no mesmo. Vocês podem ler mais sobre isso na postagem anterior, intitulada “My Poseidon e o enredo cativante”, no qual abordo o assunto com mais detalhes.

 

e)     Mineração 4.0

No drama, no primeiro episódio, Mo Liang menciona a extração mineral, necessária para geração de energia, como petróleo e gás natural. Mas, como sabemos, o cenário fictício do drama está intimamente ligado com a tecnologia de ponta, e o pesquisador pretende utilizá-la para melhoria dos processos de extração mineral.

Paralelamente à nossa realidade, no atual cenário em que vivemos, já existe o que se denomina “Mineração 4.0”, cujos processos são feitos através da tecnologia avançada, visando os benefícios que a mesma pode trazer e claro, provendo a satisfação social.

Dentre os objetivos da Mineração 4.0, podemos citar:

ü Implementação de soluções para o controle de volume de material movimentado da mina

ü Redução dos níveis de efluentes que não são aproveitados

ü Redução do consumo de água

ü Redução dos riscos de processos

ü Redução da deposição de resíduos

ü Redução dos impactos da mina

ü Redução do fechamento das minas

ü Redução de possíveis contaminações

ü Maior satisfação social em devido aos processos das operações minerais

ü Possibilidade futura de reabilitação de áreas degradadas

As vantagens da Indústria 4.0 que podemos aplicar à mineração, são apresentadas a seguir

ü Redução de custos

ü Redução de falhas

ü Melhora nos processos

Impressionei-me ao ver essa temática sendo abordada no drama, e fiquei bastante contente em saber que o roteirista decidiu explorar uma tendência tão atual, uma prática existente até mesmo no Brasil, cada vez mais em ascensão. Como esse drama ainda tem muita água para rolar, com certeza ainda verei mais dessa temática, e sinceramente, isso me alegra bastante! 😉


Nenhum comentário:

Postar um comentário