domingo, 5 de abril de 2020

[Resenha] A escova de dentes azul


Informações Gerais
Título: A Escova de Dentes Azul
Autor: Marcos Mion
Ilustradora: Fabiana Shizue
Gênero: Literatura Infantil
Editora: Panda Books
Páginas: 43

Toda criança sonha em ganhar infinitos presentes do Papai Noel. Abrir caixas com embrulhos coloridos e fitas brilhantes com um brinquedo ou um aparelho eletrônico, pelo qual se esperou o ano inteiro para receber é o desejo de todas elas.
Espere aí. De quase todas.
Com Romeo foi diferente.
Quando tinha 9 anos, Romeo pediu de presente de Natal uma escova de dentes azul. Esse fato, que emocionou toda a família, se tornou uma crônica publicada por Marcos Mion no dia 27/12/2015, intitulada “Lições que aprendi com meu filho autista”, em seu Facebook, que teve uma recepção bastante positiva e na época, até viralizou na mídia. 
Li a postagem e me emocionei com as palavras do Mion. Deu para sentir, através daquele texto, o quanto ele aprendeu com seu filho, seu mestre, como ele mesmo se refere ao Romeo.
Em 2016, a história “A Escova de Dentes Azul” se transformou em um livro. Mas eis aí um “pequeno grande” diferencial: não se trata mais de um relato pessoal, mas uma narrativa voltada ao público infantil.
Como o próprio Mion disse em uma entrevista, a ideia de destinar esse livro as crianças foi com o propósito de que é através delas que criaremos um mundo melhor e sem preconceito. O livro foi um sucesso em vendas, e foi adotado em várias escolas com material didático
Tenho que dizer que, apesar de ser um livro infantil, eu me emocionei desde as primeiras palavras da dedicatória:
“Para meu Romeo.
Sem você, teria passado minha vida sem conhecer esse mundo que preenche minha alma, me coloca os pés no chão, exige de mim apenas meu melhor e ensina o que realmente importa pros seres humanos. Ou seja, o que seria de mim sem você? Obrigado meu filho, meu irmão de alma.
Te amo. Daqui até até a Lua...”
Essas palavras foram o suficiente para balançar meu coração e derramar lágrimas silenciosas e intensas, repletas de admiração, ao perceber o amor genuíno de um pai por seu “anjo azul”
Me encantou com a mensagem que a obra quis passar, de forma sucinta, divertida e tocante.
O mais interessante é que o autismo é explicado de maneira positiva, como um “super poder”, uma “super habilidade”, sendo esse o principal diferencial.
Acompanhado de ilustrações fofas, delicadas e bastante coloridas, esse livro vai te fazer refletir e parar para pensar que o mais importante não é o quanto temos ou deixamos de ter, mas as pequenas coisas dadas com muito amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário