segunda-feira, 8 de abril de 2024

Historinhas com a dona Xepa

 

O  personagem Xaveco, apesar de secundário (sendo sempre zoado por isso), tem a família mais completa da Turma da Mônica, incluindo a sua avó paterna, dona Xepa, uma senhora que, por conta de sua idade, vive em uma cadeira de rodas para se locomover e confunde os nomes de seus dois netos, Xabéu e Xaveco, gerando comédia nos quadrinhos, pois o mais nunca é lembrado! 

Ela é bem geniosa, e às vezes bate nos outros com sua bengala. Em alguns momentos, entra em conflito com a ex-nora, Xarlene, nos quais vemos seus momentos de braveza, sobrando para seu filho, Xavier Lorota, resolver a situação.

Ainda assim, ela consegue ser alegre e se divertir com a Turma, interagindo com Mônica, Cebolinha, Marina e outros. Apesar de idosa, ela gosta de atividades radicais e com muita agitação, dizendo que Xaveco não tem tanta imaginação para fazer algo com ela, pois só a leva ao campinho. 

Aqui, vamos comentar algumas das histórias em que a avó Xepa é a protagonista. A lista contém spoilers, então leia por sua conta e risco. 


A Avó do Xaveco (Cebolinha nº08, 2007) 

Essa é a história de estreia da dona Xepa, quando ela mandou uma carta para voltar ao Limoeiro. Nela, vemos a falta de memória da idosa e sua língua afiada. Ela não reconheceu o Xaveco e nem a Xarlene, mas estranhamente reconheceu o Cebolinha. 



Ela implicou com a ex-nora, com Magali, e confundiu os netos, deixando Xaveco bravo. O comportamento dela é reprovado por seu filho Xavier, que se estressa e se envergonha com as atitudes da mãe, que até tentou empurrá-lo para a dona Cebola, sem saber que ela era casada.




No fim, descobrimos que tudo não passou de um mal entendido, porque a dona Xepa não queria que os outros sentissem sua falta. Mas é claro que tinha que acabar em confusão (de novo!) 

O roteiro foi elaborado por Emerson Abreu, também responsável por criar a dona Xepa e dar uma família para o Xaveco. Nos quadrinhos, vemos as expressões exageradas e a comédia marcante, características do escritor. 


Adivinha quem é o novo dono da rua? (Cebolinha nº11, 2016)

É a história em que Xaveco pensa ser o dono da rua, finalmente conseguindo deixar sua vida de personagem secundário para trás. A dona Xepa aparece apenas na segunda parte da história, dizendo que a rua é “da sua netinha”, confundindo mais uma vez seus netos. 


A verdadeira dona da rua (Cebolinha 28, 2023)

Esta é a história em que Cebolinha pensa que a dona Xepa é a verdadeira dona da rua, e que, portanto, não pertence à Mônica. No fim, tudo não passa de um mal entendido, pois Dona da Rua era o nome de uma peça de teatro que a dona Xepa encenou quando mais jovem. 

No mais, vemos a doce amizade entre dona Xepa e Cebolinha, e a preferência da idosa por atividades radicais e com adrenalina (Ela topa até mesmo, um plano infalível) 


Antigas novidades (Cebolinha nº03, 2021) 

É uma história que protagoniza a avó Xepa e seu neto Xaveco. De quebra, também aparecem seu pai Xavier e sua mãe, Xarlene! O garoto foi encontrar a tia Anita, irmã gêmea da avó Xepa, que mora no sul. Elas discutem o que aconteceu no carnaval de 1998 e continuam de onde pararam. 

A tia Anita é tão doida quanto a dona Xepa e também confunde Xabéu e Xaveco, para a infelicidade do menino.

Ambas possuem personalidade forte e batem boca, mas, no fundo, se dão bem. A diferença entre elas é que a dona Xepa usa uma cadeira de rodas, enquanto Anita consegue andar normalmente 


A Fórmula da Juventude  (Turma da Mônica nº46, 2023)

É uma história que protagoniza os personagens Franjinha, Xaveco e Dona Xepa. 

A idosa tomou a Fórmula da Juventude, inventada pelo Franjinha, pois a confundiu com um suco de morango, virando criança novamente, sendo apelidada de Xepinha. Assim, ela começou a brincar com as crianças do Limoeiro, como Mônica, Magali e Cascão, tendo um dia cheio de descontração e diversão, como não havia tido faz tempo. 

Um dia com a dona Xepa (Mônica nº46, 2023)

É uma história em que Xaveco pede para Mônica cuidar de sua avó Xepa. No início, a garota não gosta da ideia, mas depois, passam o dia juntos fazendo várias coisas diferentes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário