Pular para o conteúdo principal

A necessidade de aceitação em relação à sociedade e ao amor

Já pararam para pensar como é necessário aceitarmos uns aos outros para que possamos ter uma vida plena? Além do que, facilita a convivência entre as pessoas, certo? Sim, mas há uma profundidade bem maior nisso do que pensamos.

Vou escrever esse artigo com a finalidade de explicar um pouco a respeito do tema, com fontes confiáveis sobre psicologia e sociologia e  farei algumas observações sob o meu ponto de vista, mas já vou avisando que não sou nenhuma Expert em psicologia, tampouco graduada nisso pra fazer algo 100% maravilhoso, mas vou dar meu melhor e espero que gostem. Bom, vamos ao que interessa:

De acordo com a psicologia:
Aceitação consiste em acolher o outro da forma como ele se apresenta, com seus defeitos, qualidades e excentricidade, sem tentativas de modificá-lo para que satisfaça expectativas e se ajuste aos caprichos dos outros. Quando são aceitas de forma incondicional, as pessoas tendem a manifestar-se de forma mais autêntica, conseguindo desenvolver suas potencialidades (Rogers, 1981).
 Em outras palavras, aceitar a alguém é aceitá-la completamente. Quando isso ocorre naturalmente, de coração (incondicionalmente) faz com que as pessoas se abram com mais facilidade com você, e assim ambos podem vir a se conhecer melhor em vários aspectos, incluindo suas habilidades (referido no texto como  "desenvolver suas potencialidades). 
Além disso cada um tem a sua própria identidade, e o importante é se sentir bem, e não agradar aos outros. Esse texto de Rogers é uma boa definição do que é de fato a aceitação, e vale lembrar que este tema é cabível para várias situações de nosso cotidiano.

Falando em identidade...

A forma como nós aceitamos e somos aceitos mexe muito conosco, e por isso é tão importante. A aceitação ou reprovação do outro pode moldar a nossa personalidade, porque a constante busca pela aceitação às vezes (muitas vezes) desgasta e o indivíduo passa a reprimir sentimentos, emoções, pensamentos e comportamentos. 

Por isso, a aceitação nos influencia muito, e gera consequências drásticas, sejam elas boas ou ruins ao ser humano, e segundo afirma Rogers quando o indivíduo é aceito ele tende a crescer 

Como afirma a Cientista Social Cristina Costa (2010, p. 87), 
 “é no olhar do outro que encontramos a nós mesmos e podemos ver refletida nossa ação. É no outro que a ação repercute, tornando-a visível para nós mesmos. O outro é o espelho permanente no qual nos miramos e tomamos consciência de nossos acertos e erros."

Por isso "o outro" é tão importante e a sinceridade conosco e com os outros mais ainda. Segundo estudos de psicologia, na vida pessoal (amorosa) algumas pessoas, chamadas de "serial lovers" sabem provocar o amor no outro. Jacques-Alain Miller afirma que:  

"(...) para amar é necessário confessar a sua falta e reconhecer a necessidade que se tem do outro."

De acordo com o mesmo autor, o amor é algo inconsciente (área de estudo da psicanálise) e " o amor se dirige àquele que a senhora pensa que conhece sua verdade verdadeira. Porém, o amor permite imaginar que essa verdade será amável, agradável, enquanto ela é, de fato, difícil de suportar".

Sabe-se que Sigmund Freud, o pai da psicanálise, determinou que há uma condição do amor, a causa do desejo. Mas é difícil saber qual é essa "causa" uma vez que isso varia de pessoa para pessoa, depende do que "atrai" alguém a você, por assim dizer
Além disso, a mulher e homem tem desejos e reações distintas, mas quando se amam, essas duas pessoas se completam. Entretanto, para que essa relação realmente perdure, a primeira coisa que ambos tem de fazer é se aceitarem, porque afinal, todos nós temos a nossa identidade, e ela (e só ela) é o que nos torna únicos!

Fontes de pesquisa:
COSTA, Cristina. Sociologia: questões da atualidade. São Paulo: Editora Moderna, 2010.
http://www.fasdapsicanalise.com.br/para-amar-e-necessario-reconhecer-que-se-tem-necessidade-do-outro/
http://www.psicologiasemfronteiras.com.br/2014/09/a-necessidade-de-ser-aceito.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[k-Drama] While You Were Sleeping Primeiras Impressões

Boa Noite queridos leitores! O novo dorama do Lee Jong Suk ainda nem foi legendado pela equipes dos fansubs brasileiros, mas é claro que eu não poderia deixar esse fato atrapalhar a minha vida de resenhar doramas. Fui correndo ver se tinha While You Were sleeping no estrenos doramas, um site muito eficiente que disponibiliza os mais variados doramas, dos mais antigos até os lançamentos. Para a minha alegria e para a de vocês consegui encontrá-lo já legendado no próprio.  Novamente, a Sbs resolveu disponibilizar doramas em episódios de trinta minutos cada. Eu já assisti os dois primeiros episódios e será com base nestes que escreverei as minhas primeiras impressões.   Eu não sabia do lançamento desse dorama, nem muito menos que o personagem principal seria o Lee Jong Suk. Descobri isso há três dias quando estava navegando pelo Estrenos Doramas. Me digam: Para que eu fui fazer isso? Desde aquele dia fiquei ansiosissíma pelo lançamento. Achei a premissa diferente das outras, um tanto inov…

[K-Drama] Primeiras Impressões 20th Century Boy and Girl

Informações Gerais do Drama:                                                Título: 20th Century Boy and Girl                                                Gênero: Drama, Romance                                                Episódios:32(4 por semana)                                                Duração por episódio: 30 minutos                                                Emissora:MBC                                               Onde assistir: Estrenos Doramas                                               Status: Em andamento. Palmas para a Coréia! A temporada de doramas desse mês está incrível, um dorama melhor que o outro sendo lançado. Quando vi que esse dorama ia ser estrear fiquei muito empolgada, pois é o primeiro papel do Kim Ji Suk como protagonista. Só assim um dorama com ele, intitulado Sassy, Go Go, mas posso lhes afirmar que gostei muito do professor que ele interpretava. Ele sabe transmitir ao público suas excelentes habilidades de atuação.
No entanto, depois de um tempo ac…

[Thai Drama] Promesa de Venganza

“He esperado este día durante mucho tiempo, Ganok. Prometo que tomaré venganza por usted, com la máxima satisfacción”. “Tradução: Esperei este dia durante muito tempo, Ganok. Prometo que me vingarei por você, com a máxima satisfação”. Resenha Existe uma frase de André Maurois que diz o seguinte:” A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde”.  Sinto que com os doramas acontece a mesma situação, pois quanto mais assistimos a estas maravilhosas produções cinematográficas mais nos tele transportamos para um outro mundo, distante das preocupações e crueldades da vida real. Um passatempo que nos alegra. Entretanto, às vezes entramos numa fase em que nenhum livro, dorama ou série nos agrada, as sinopses parecem fracas, sem nenhum fator que chame nossa atenção. Era nesse estado em que me encontrava, mas felizmente depois de avançar pelo meu feed de notícias do facebook, encontrei a indicação desse lakorn. Já tinha ouvido falar sobre essa palavra antes, porém…