domingo, 25 de outubro de 2020

[Since I was reborn as Saito Yoshitatsu] Capítulo 3 — Situação Atual

 

Capítulo 3 — Situação Atual

Nota do Autor

Considerando as localidades, pode ser difícil de entender, por isso, eu utilizarei nomes como os de castelos. Algumas informações escritas no texto podem ser dificultosas de entender, desta forma, se você está tendo dificuldade ao ler isto, eu acho que será mais fácil  você checar as imagens

As imagens foram feitas pelo meu (arbitrário) mentor, @kana_ides. Obrigado.

(Era Tenbun, Ano 2 — 1533)

Castelo Inabayama

Depois de três dias de repouso, eu finalmente saí do meu quarto.

Minha mãe, Miyoshino, havia insistido que seria melhor para mim descansar por mais um dia, contudo, um médico chamado Nakarai Roan, o qual veio de Kyoto, lhe disse que ficaria tudo bem, então, ela relutantemente concordou.

Meu pai, Nagai Norihide (Saito Dosan), apenas retomou seu trabalho, mas me disseram que ele tirou 7 dias de pausa em seus treinos. De alguma forma, esses pais realmente estimavam o seu pequeno Toyotomaru.

Agora, após me recordar de todas essas coisas, eu ouvi pela minha babá que nós estávamos em 1533 e que eu tinha 7 anos pelo sistema tradicional japonês [1] e 5 anos na idade completa.

Eu não entendo muito do sistema de nomenclatura da Era Chinesa, relacionado à Era Tenbun, mas eu me lembro que Yoshitatsu nasceu em 1527 e fiquei sabendo a respeito do sistema tradicional japonês de idade através de um dos meus pais, da minha vida anterior.

Obrigado, senhor ex-caçador Tobei (87 anos)

Ainda que eu já tenha aprendido um monte de coisas, agora eu estou no corpo de uma criança de 5 anos de idade. Uma vez que eu não era um pediatra, eu não aprendi os detalhes, mas eu sei que o cérebro de uma criança não está completamente desenvolvido para ser capaz de estudar literatura ou cálculos.

Por isso, Moriyaku, que era meu tutor, não era tão específico com meus estudos.

Então, eu tive a oportunidade de lhe perguntar a respeito do estado das dos assuntos relacionados ao Japão e a atual situação de meu pai.


— O estado do Japão está em desordem. O Shogun não tem autoridade de verdade, e o título de Kanrei (deputado do shogun) finalmente foi para Hosokawa Harumoto, uma vez que o ex-Kanrei foi mandado para a região de Kinai [3] pelo Templo Hongan-ji e partiu para Awaji [4] É dito que os vassalos de Miyoshi estão em conflito uns com os outros, e que Kyoto está em ruínas.

Aparentemente, Ashikaga era o Shogun. A propósito, parece que ele foi instruído por Kamakura Kubo [5] e Furukawa.

Aliás, o sacerdote do secto Nichiren do Budismo chamado Nichigyo-sama é o atual preceptor. Meu pai está apoiando o Templo Myojiku-ji, o qual, é o principal templo para aqueles que são afiliados ao Templo Jozai-ji, um templo residente na Província de Mino, e ele está muito familiarizado com a situação na região de Kinai

Recentemente, o Templo Enryaku-ji e o Templo Hongan-ji estão muito barulhentos e custa dinheiro para proteger o templo com os quais eles são afiliados, então, um sacerdote é regularmente enviado para apoiar o Daimyo de cada região. Nichigyo também foi enviado este ano.

— Esse Miyoshi é aquele de Shikoku? [6]

— Você está realmente bem-informado. Estamos falando de Miyoshi, o Shogudai [7] de Awa [8]. Miyoshi Motonaga cooperou para derrotar Hosokawa Takakuni, que o Kanrei anterior e seu inimigo. O Kanryo-den (Vice-Lorde) derrotou o shogun de Sakai e teve problemas para instalar o shogun de Kyoto.

Quem era Miyoshi Motonaga? Isso aconteceu há muito tempo, para eu me lembrar. Parece estar saindo do Sengoku Game [9] E, havia um shogun em Sakai? Eu não me recordo do que eu aprendi nas minhas aulas de história, e mesmo se eu pudesse me lembrar do conteúdo das minhas apostilas.... Sim, tenho certeza que não estaria listado lá

— No final Motonaga foi forçado a se suicidar, por Kizawa Nagamasa [10] e Ikko Ikki [11]. Parece que o Kanrei havia estado mexendo os pauzinhos nos bastidores, mas Ikko Ikki era tão forte que o Kanrei acabou fugindo para Ilha Awaji. Kizawa-sama também pediu ajuda ao Templo Honkoku-ji e, atualmente, o Templo Honenji e o Templo lideram os habitantes da cidade a manterem a segurança de Kyoto

Dizem que o Secto Nichiren é o único imperando sobre Kyoto. Nessa época, o Shogun Ashikaga realmente não tinha poder

— É dito, que o Kanrei, o qual fugiu para Shikoku, havia estado desesperado para se reconciliar com Miyoshi Senkumamaru, o filho consternado de Motonaga.

Eu percebi que, naquela época, Kyoto estava em situação terrível. Quando Miyoshi Nagayoshi [12] aparecerá?

— E Mino e seus arredores?

— O estado dos assuntos em Mino está um pouco mais tranquila. Meu pai matou Nagai Nagahiro após ele secretamente ter contato com Masayori-dono [13], o irmão mais velho Toki Yorinari, que pertencia ao clã Shugo de Mino [14], o Clã Toki.


Eu não sei se a história do pai dele é verdadeira ou não.

Esse Castelo Inabayama se tornou a propriedade de daibu Norihide (Saito Dosan), por conta do que ele fez. Ainda que fosse filho de um rebelde Nagahiro se esforçou para suceder a família Nagai, então ele passou a usar o nome “Nagai”

Se Nagai realmente sofreu conspiração contra, pelo pai de Dosan, temo que ele havia feito isso apenas para assumir o clã. Mas por que seu filho o ajudou? Eu não tenho certeza.

— Ainda que ele fosse autoproclamado Governador de Mino, Yorinari possui a ajuda de seu pai, que era Governador de Sakyo, e Nagai Nagahiro. O clã Asakura de Echizen e o clã Shiba, de Owari haviam reclamado, e a posição de Shugo [14] ainda estava nas mãos de Toki Yoshiyori-dono, mas nós já solicitamos ao Shogun via Kizawa-sama, para corrigir isso.

Acho que os arredores estarão calmos por agora. Isto é uma coisa muito boa.

 

Nota do Autor

Uma vez que é difícil de entender, eu utilizei apenas o nome dos personagens, e omiti o título de suas posições governamentais.

O protagonista, os altos e baixos emocionais de Yoshitatsu, se devem ao seu excesso de trabalho em sua vida anterior. Irá melhorar quando vocês forem mais adiante na história, então, eu apreciaria se vocês pudessem se dar bem com ele um pouquinho mais.

 

Tradução das Notas Finas [do inglês]

[1] No antigo sistema japonês, o primeiro ano, não é o ano completo do calendário. Então, quando você nasce, se diz que você já tem 1 ano, e assim vai, até 1° de janeiro. Primeiramente, é dito que você tem 1 ano a mais. Por exemplo, se um bebê nasce dia 1° de dezembro, diz que ele tem 1 ano, e um mês depois, no dia 1° de janeiro, ele tem “2 anos”

[2] Um nome da Era Chinesa é o ano reinante, período reinante ou título imperante utilizado durante numerosos anos do reinado de um Imperador e nomenclaturas de certas regras chinesas. Alguns imperadores tinham inúmeros nomes de Eras, um após o outro, nos quais em cada início de uma nova Era, reiniciava o número do ano a partir do primeiro ano, ou yuán. A numeração dos anos aumenta no primeiro dia do calendário chinês a cada ano. O nome da Era se originava de um mantra ou slogan escolhido pelo Imperador

[3] A Região Kinai são territórios nas proximidades da capital e sobre autoridade direta do império; na história japonesa, refere-se às cinco “kuni”(Províncias), na proximidade imediata de Kyoto.

[4] Awaji. Antiga província localizada na Ilha de Awaji, que hoje corresponde à Prefeitura de Hyogo.

[5] Kantō kubō - (também chamada de Kantō gosho, Kamakura kubō, ou Kamakura gosho), foi um título equivalente ao de shogun, assumido por Ashikaga Motouji, após sua nomeação como Kanto Kanrei, ou vice-shogun para Kamakura-fu em 1349. Motouji transferiu seu título original à Família Uesagi, a qual anteriormente detinha o título hereditário de “shitsuji”, e que, depois disso, asseguraria a de “Kanto Kanrei”

[6] Shikoku: a menor das quatro ilhas principais do Japão.

[7] Shugodai: Eram oficiais do Japão feudal. Shugodai eram os representantes dos shugos, quando os shugos não podiam exercer seu poder, estando frequentemente longe de suas províncias. Diferentemente dos shugos, que eram designados do centro do poder, shugodai eram designados apenas localmente.

[8] Awa: Antiga província localizada onde hoje é a Prefeitura de Tokushima.

[9] Sengoku: O título significa “Reinos Combatentes” e se refere à Era Sengoku (Período dos Reinos Combatentes)

[10] Kizawa Nagamasa (木沢長政) foi um daimyo do Período Sengoku do Japão. Nagamasa construiu o Castelo Shigisan para o clã Hatakeyama  in 1536. Foi uma tarefa com a qual ele mereceu o título de shugo da Província de Yamato. Em 1561, ele expandiu até a Prefeitura de Shiga quando ele derrotou o Clã Rokakku na batalha de Maibara, usando um ninja de Iga para lançar um ataque de incêndio. Uma vez, o castelo era seu, mas Rokakku o tomou recentemente, logo antes de sua custosa vitória.

[11] Ikkō-ikki, literalmente “Revolta Ikkoshū”), eram movimentos de fazendeiros camponeses, monges budistas, sacerdotes do shinto, e nobres locais, que se levantaram contra o governo dos samurais nos séculos 15 e 16 no Japão. Eles seguiam a crença da Jōdo Shinshū (Território Puro Verdadeiro), secto do budismo que ensinava que todos os fiéis eram igualmente salvos pela graça de Buda Amida.

[12] Miyoshi Nagayoshi , filho mais velho de Miyoshi Motonaga, foi um samurai e daimyo que foi lorde do Clã Miyoshi durante o Período Sengoku. Nagayoshi conseguiu os títulos de corte de Shūri-dayū (修理太夫) e Chikuzen no Kami (筑前守), e também era conhecido pela leitura mais chinesa do seu nome: Chōkei (長慶). Durante o seu mandato, o Clã Miyoshi experimentaria uma grande ascensão de poder e iniciou uma longa campanha militar contra seus rivais, os Rokakku e os Hosokawa.

[13] É um honorífico concedido a um senhor feudal.

[14] Shugo era um título, comumente traduzido como “Governador”, concedido a certos oficiais do Japão feudal. Cada um deles eram designados pelos shoguns para fiscalizarem uma ou mais províncias. A posição deu margem às emergências dos daimyo (senhores feudais), no final do século 15, visto que os shugos começaram a clamar por poder sobre as ilhas, por si mesmos, ao invés de servirem simplesmente como governadores em nome do shogunato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário