quinta-feira, 1 de outubro de 2020

[Literatura Moderna Japonesa] Dois poemas de Shimazaki Toson

 

Shimazaki Toson

Shimazaki Toson (1872 – 1943), nasceu em Magome, na Prefeitura de Nagano, mas foi enviado para estudar em Tokyo aos nove anos de idade. Ele se formou em Inglês na MeijiGakuin, uma escola Cristã, de onde mais tarde, se tornou professor.

O primeiro livro de poemas de Toson foi “Young Herbs” (Wakanashi, 1897), o qual é comumente reconhecido como o melhor exemplo de “novo estilo” de poema publicado naquele tempo.

Os dois poemas seguintes são de “Young Herbs”

 

A travessura da Raposa (Kitsune no Waza)

Raposinha escondida no jardim

À noite, quando todos estão longe, ela foge.

Para as sombras de outono, na videira,

Secretamente roubando cachos de uva derrubados

 

Mas meu amor não é uma raposa,

E nem tu és as uvas

Em segredo, sem ninguém saber

Meu coração havia te roubado

 

💕

 

Primeiro amor (Hatsukoi)

Quando eu te vi sob a macieira

Com seu cabelo arrebatado pela primeira vez

Eu pensei que tu fosses a flor

Com o favo floral que usavas em frente

 

Quando gentilmente estendeste tua macia e branca mão

E me deste uma maçã,

Esta foi a grande primeira vez que eu amei alguém,

Com o vermelho claro da fruta de outono.

 

Quando o meu suspiro, sem saber

Passou através de teus fios de cabelos,

Eu bebi da tua paixão,

Do copo do meu terno amor

 

A estreita e natural trilha,

Sob as árvores das macieiras,

“Quem primeiro pisou nessa trilha?”

“De quem foram os passos que deixaram os primeiros rastros?”

Tu perguntaste. Eu pensei: “Que fofo” 

 

Fonte: “Shimazaki Toson”  In: “RIMER, J. Thomas; GESSEL, Van C. “The Columbia Anthology of Modern Japanese Literature”. The Columbia University Press. New York, 2011 p. 25-26

Nenhum comentário:

Postar um comentário