domingo, 4 de outubro de 2020

[Conto Chinês] Vista e alimente o touro sagrado

Vista e alimente o touro sagrado  

O nome verdadeiro de Zhuang Zi (庄子) é Zhuang Zhou (庄周), enquanto que Zi é um sufixo honorífico que literalmente significa “Mestre Zhuang”. Considera-se que Zhuang Zi viveu aproximadamente no século IV a.C., durante o Período dos Reinos Combatentes, correspondente à cúpula filosófica do pensamento Chinês; as 100 Escolas de Pensamento.  

Zhuang Zi é um grande filósofo da China Antiga, e um dos principais fundadores do Taoísmo. Em geral, sua filosofia é cética, argumentando que a vida é limitada e as coisas a serem conquistadas são ilimitadas. Usar o limitado para perseguir pelo ilimitado, ele disse, era bobeira. Como resultado, ele foi indiferente à fama e riqueza durante toda a sua vida.  

Além do mais, tal como Lao Zi, outro fundador do Taoísmo, Zhuang Zi pensava que os indivíduos tendem a ficarem confusos pelas ilusões criadas pela fama, riqueza, posição social e assim por diante. Por misso, eles falham em enxergar o mal por trás deles.  

Por exemplo, uma vez, o Rei do Estado de Chu convidou Zhuang Zi para ser um oficial de alto escalão em sua corte, e ele recusou  

Quando questionado pelo mensageiro do Rei, ele disse:  

— Senhor, você viu o touro sagrado? Ele está vestido com bordados e alimentado com grãos e grama fresca. Mas uma vez que ele é deixado no grande Templo Ancestral, ainda que ele quisesse ser um bezerro solitário outra vez, isso seria possível para ele?  

 

 Tradução do mandarim ao inglês: Richard Han (Chinese Story) 

Tradução do inglês ao português: Rebeca Suzuki (Cantinho das Xarás) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário