sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

[A Tale of Two Phoenixes] Capítulo 17 – Um Pretencioso Real

Capítulo traduzido por Rebeca Silveira dos Santos e 
Revisado por Rebeca Suzuki 

Depois de beber a taça de despedida, Chu Yu deixou que um servo ajudasse a Jiang Yan a empacotar e se preparar para partir.
 Ela mesma ficou no bosque de damascos e se apoiou em um damasqueiro, sua mão intacta brincando com a taça vazia.
― O que pensa de como tratei da situação? ― Ela olhou a borda da taça, mas suas palavras se dirigiram a Rong Zhi, que estava parado ao lado.
Rong Zhi sorriu:
― Muito inteligente. Nunca soube que a Princesa era tão eloquente, com um breve discurso, facilmente derreteu a infelicidade no coração de Jiang Yan. Se houver a possibilidade de te encontrar novamente, ele ainda se lembrará da gentileza da Princesa no dia de hoje.
Chu Yu cerrou os lábios. Para dizer a verdade, não queria ficar no palácio da princesa e pensar em maneiras de lidar com os assuntos de todos os cortesões, mas já que herdou o corpo da Princesa de Shanyin, era seu dever herdar dela todo o resto também.
Lidar com os assuntos era a sua responsabilidade.
Não muito depois, um jovem charmoso voltou. Se deteve a borda do bosque de damascos, duvidando de se aproximar ou não de Chu Yu.
Ao final, foi Chu Yu quem o viu e o chamou para falar.
Este jovem era um dos cortesões também. Chu Yu recordou que seu sobrenome era Shen, mas não podia lembrar seu nome. O jovem se aproximou, sua expressão um pouco conflituosa. Finalmente, lhe ocorreu a determinação de ajoelhar-se e dizer:
― Princesa, Shen Guangzuo tem informação muito importante para lhe informar.
As mãos de Chu Yu ficaram tensas:
― Venha aqui.
Rong Zhi sorriu ligeiramente:
― Bom, ela certamente está jogando as cartas rápido”.
Shen Guangzuo saiu limpo com tudo o que sabia sobre o plano de Huan Yuan. Uma vez que Huan Yuan havia subornado as pessoas no Palácio da Princesa, e agora, era capaz de se comunicar com alguns funcionários de prestigio que atualmente tem um grande poder em suas mãos.
Ao escutar isto, Chu Yu não pode evitar assustar-se, admirada com a engenhosidade de Huan Yuan.
Realmente, ainda que seu método era basicamente suborno, o suborno também requeria habilidade. Quem se pode subornar, quem não se pode subornar, quanto pagar, a relevância da informação desde o pátio interior até o pátio exterior, a ocultação confidencial, o controle e equilíbrio entre os subornados e os subornados... Porque havia tantos aspectos que deviam ser considerados, além do que o próprio Huan Yuan estava restringido, o processo foi realizado com relativa lentidão e Chu Yu o cortou antes de que pudera finaliza-lo. Mas as partes inteligentes e detalhadas de todo o plano foram suficientes para impressionar as pessoas.
Chu Yu tinha que dizer que Huan Yuan era um erudito depois de tudo, seus métodos de planejamento ainda eram relativamente civilizados. Não existia intenção de lutar e matar. Seu plano era basicamente utilizar a pressão do mundo exterior para obrigar a Chu Yu a liberá-los. Um encontro armado seria utilizado apenas se fosse absolutamente necessário fazê-lo. Temeroso de que Chu Yu não acreditasse, o informe de Shen Guangzuo foi muito detalhado.
Ainda que Chu Yu escutou com um sorriso em seu rosto, se sentiu incômoda em seu coração. Depois de tudo, ela acabava de dar as cartas de recomendação há pouco tempo, e agora este jovem se aproximou dela para contar-lhe sobre Huan Yuan, com isto pôde ver quão poderoso era o interesse de um e quão fácil era que os humanos pudessem fraquejar.
Se este Shen Guangzuo fosse um oficial, provavelmente seria um dos que se agarrariam a qualquer um que estivesse no poder.
Mas dado que suas ações beneficiaram a Chu Yu, ela não foi o suficientemente estúpida como para tomar decisões caprichosas baseadas em seus próprios sentimentos. Ajudou a Shen Guangzuo com afeto e sorriu.
― Após eu confirmar que o que acaba de dizer é verdade, te recompensarei grandemente”. Passou um tempo desde que chegou em minha casa, quer sair e fazer uma carreira no futuro?
Shen Guangzuo se mostrou ansioso, mas realmente não se atreveu a dizê-lo em voz alta. Chu Yu perguntou casualmente:
― É bom em estudos acadêmicos ou em artes marciais?
Os olhos de Shen Guangzuo se iluminaram, e respondeu:
― Treinei artes marciais desde muito jovem...
Chu Yu o interrompeu:
― Muito bem.
Ela inclinou a cabeça até Rong Zhi:
― A quem você diz que deveria recomendá-lo?
Depois de pensá-lo demoradamente, Rong Zhi respondeu:
―Sugiro que o recomende ao general de Longxiang, Shen Youzhi.
Entre os funcionários no poder que Shen Guangzuo havia dito que Huan Yuan estava contatando, o mais notável foi Shen Qingzhi, um dos funcionários mais importantes do dia. Shen Youzhi era o sobrinho de Shen Qingzhi.
Escutando suas palavras, Shen Guangzuo já não pôde conter seu júbilo. Mesmo que Chu Yu não soubesse quem era este general de Longxiang, a julgar pela expressão de Shen Guangzuo, eu poderia dizer que era um bom lugar para ir.
Demitindo Shen Guangzuo, Chu Yu não pôde resistir perguntar a Rong Zhi:
― Este Shen Guangzuo é um arrogante que fica do lado de qualquer pessoa que esteja no poder, então por que lhe deu um trato tão favorável?
 Embora estivesse de acordo, mas devido a que Shen Guangzuo se rendeu a ela tão rápido, Chu Yu ainda depreciava esta pessoa.
Apesar de Shen Guangzuo ter ficado do seu lado, Chu Yu ainda gostava das pessoas que defendem melhor seus valores.
Rong Zhi sorriu:
― A situação atual é turbulenta, enviá-lo a Shen Youzhi seria mais útil. Investiguei os antecedentes de Shen Guangzuo, é um parente distante da família Shen. Com esta relação, sua promoção seria mais rápida. Não o deprecie por ser um presunçoso. Apenas por ser um pretencioso podemos usá-lo de maneira fácil e conveniente. Se ele fosse alguém como Jiang Yan, eu não poderia utilizá-lo comodamente.
O que Rong Zhi quis dizer foi que Shen Guangzuo ainda seria útil no futuro. Chu Yu refletiu em seu coração e não disse mais nada.
Algumas vezes as emoções e a lógica não se podem unir. Ela entendeu este princípio.
Depois de esperar um pouco mais, e vendo que ninguém mais falava dos demais, Rong Zhi disse a Chu Yu:
― Eu me Irei e contarei a Shen Guangzuo algumas coisas das que deve tomar nota.
 E, então, ele foi embora.
Ao encontrar Shen Guangzuo, os dois conversaram durante quase uma hora completa. Depois disso, quando Rong Zhi saiu do aposento de Shen Guangzuo, de repente lembrou algo, e voltou para dirigir-se a Distant Dwelling, que não estava muito longe.
A casa a distância era a residência de Huan Yuan, também uma moradia independente. Em toda a ala oeste, além do marido da peincesa He Ji, só Huan Yuan e Rong Zhi tinham suas próprias residências. Todos os outros cortesões compartilham espaços de vida com outros. Mas diferentemente da tranquilidade da residência de Rong Zhi, a residência de Huan Yuan estava protegida. Quando os guardas na porta vieram ver Rong Zhi, imediatamente o saudaram e abriram caminho:
― Mestre Rong, por favor, entre.
Com uma bandeja pintada retangular frente a ele, uma jarra e duas taças de vinho, Huan Yuan se ajoelhou nas sombras de um canto, sua expressão era difícil de perceber, só suas finas sobrancelhas e olhos podiam ver-se.
Quando Rong Zhi se aproximou dele, Huan Yuan saltou de repente do solo e o agarrou pelo pescoço, golpeando-o contra a parede. As escápulas de Rong Zhi golpearam a parede com força. A dor penetrante se propagou de imediato a cada membro e osso do seu corpo.

Nota da tradutora tirada do dicionário online dicio.com.br
Espádua ou omoplata; osso de forma triangular que, juntamente com a clavícula e o úmero, compõe a articulação do ombro


Capítulo Anterior        Índice        Próximo Capítulo

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Esse capítulo foi a minha xará que traduziu com muito amor, carinho e dedicação.
      Agradecemos a atenção e o carinho pelo projeto.

      Um beijo,
      Rebeca Suzuki

      Excluir