sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

[A Tale of Two Phoenixes] Capítulo 16 – “O mais forte é o mais fácil de se quebrar.”

Levando a pesada carta na manga, Jiang Yan regressou ao assentou com passos trêmulos. Nem sequer se atreveu a lançar um olhar a Huan Yuan, porque tinha medo de ver a culpa, o ressentimento e a acusação em seu rosto, e qualquer uma dessas emoções o lastimava.
Depois de Jiang Yan foram os outros cinco. Chuyu lhes entregou pessoalmente as cartas a cada um deles, e os animou com muito entusiasmo, como se fosse a pessoa mais generosa que havia acabado de se levantar em posição. Aqueles que não receberam recomendações, também vieram à espera disso. Alguns inclusive, pareciam ansiosos.
Contudo, uma das pessoas no banquete, ainda que pitoresca e elegante, possuía um rosto tristemente pálido, tão frios e distantes como os de um fantasma.
Essa pessoa era Huan Yuan.
Estava rodeado de uma esplêndida cena de primavera, no entanto, Huan Yuan sentiu que estava em pleno inverno. Todas as flores de damasco branco se transformaram em gelo e neve em seus olhos.
Originalmente, havia pensado que mesmo que a Princesa descobrisse seu plano e ele falhasse, o máximo que ele receberia era a morte. Não esperava que Chuyu tomasse essa atitude: ela não queria que ele falecesse. Queria fosse abandonado, desamparado e traído por todos.
Não lhe importava falhar, mas se preocupava com Jiang Yan.
Até agora, ainda se recordava que, nos velhos tempos, no Pavilhão de Rong Zhi, ele e Jiang Yan haviam estado na mesma sala por um período de tempo, mas nenhum dos dois falava um com o outro. Até que um dia, quando os dois procuravam livros, ambos alcançaram o mesmo. Olhando à outra pessoa, não puderam evitar abrir a boca:
― Senhor...
― Irmão...
Partido em pedações, caído no chão... Tudo se foi para sempre.
Com os negócios feitos com as seis pessoas, Chuyu se sentiu muito mais relaxada. Ela levantou sua taça e subconscientemente olhou em direção a Huan Yuan, querendo ver sua expressão.
Quando seu olhar pousou em sua face, Chuyu ficou um pouco chocada. Mesmo que ela inventou o plano todo, ela não esperava que a traição de Jiang Yan fosse um golpe tão grande para Huan Yuan.
Apesar de que sentia um pouco de pena em seu coração, se ela lhe desse outra oportunidade, Chuyu ainda não alteraria a sua decisão. Depois de tudo, ela tinha que fazer isso. Ela não era a verdadeira Princesa de Shanyin e não podia controlar toda a situação, ou consertar tudo com facilidade, de modo que apenas podia procurar outro caminho e separá-los.
Quando o banquete terminou, Chuyu deixou que especificamente Jiang Yan permanecesse. Lhe brindou três taças de despedida e sorriu:
― O Rei de Jianping sempre gostou de literatura e livros. Ele também é um rapaz, de modo que em sua morada, você seria como um peixe dentro d’água. Aqui, eu te desejo a melhor sorte e uma vida de sucesso.
Nesse momento, todos já haviam ido embora. Somente Jiang Yan, Rong Zhi e o guarda-costas pessoal de Chuyu, Yue Jiefei, ficaram ao seu lado.
Ao escutar as palavras de Chuyu, milhares de sentimentos surgiram no coração de Jiang Yan. Agora, ele nem sabia se detestava Chuyu ou se estava agradecido por ela. Mas, Chuyu havia lhe dado a bondade e a ajuda era uma verdade indiscutível.
Engolindo bruscamente uma taça de vinho, as bochechas de Jiang Yan começaram a se corar. Abaixou a cabeça e suplicou:
― Princesa, depois de eu ir embora, não castigue a Huan Yuan. Essa pessoa possui talentos incríveis, os quais, inclusive eu estou longe de me igualar a eles. Se... Realmente seria uma pena.
Ele supôs que Chuyu já sabia a respeito de sua conspiração, ou ela não teria utilizado tais meios para separá-los. Com um coração cheio de culpa por Huan Yuan, Jiang Yan veio implorar por piedade a Chuyu.
Chuyu sorriu:
Não se preocupe com isso. Se realmente quisesse punir vocês dois, não haveria necessidade de passar por todo esse embaraço. Você provavelmente também percebeu que eu propositalmente deixei você fazer uma escolha em frente à uma multidão, te forçando a abandonar Huan Yuan. Vai me culpar por fazer isso?
A expressão de Jiang Yan era perplexa:
― Eu não sei.
Chuyu levantou sua taça e bebeu um pouco de vinho. O vinho nesse momento continha um pouco de álcool e além disso, era vinho de fruta suave, de forma que ela o bebeu por completo como se bebesse suco.
― Você é muito honesto. Se me dissesse imediatamente que não me culparia seria uma mentira clara. Tenho minhas razões para fazer isso. Ainda se lembra de quando foi incriminado e levado ao cárcere? Mesmo que essa pessoa teve a sua culpa, você refletiu sobre você mesmo?
Instantaneamente, Jiang Yan ficou um pouco descontente:
― Eu não fiz nada de errado. Por que eu tenho que refletir a respeito de mim mesmo?
Chuyu suspirou:
― Porque de todos os outros possíveis, aquela foi a pessoa que te incriminou? E de todos os seus colegas, nenhum se pronunciou por você. Isso não foi porque você falhou epicamente a nível social?
Percebendo a pausa de Jiang Yan, Chuyu continuou:
― Há um ditado denominado “O mais forte é mais fácil de se romper”. Se algo é muito duro e rígido, seria fácil de partir-se. Eu absolutamente não tenho intenção alguma de fazer você se misturar com os oficiais corruptos, porém ao mesmo tempo que preserva o seu ser virtuoso e nobre, você também precisa a aprender a se socializar e estabelecer relações. Sem uns poucos amigos será difícil para você obter uma carreira estável e de sucesso.
Ela sorriu reconfortante:
― Não estou tentando te persuadir ou algo do tipo, apenas espero que em algum momento, você possa se recordar de minhas palavras. Às vezes a submissão e o compromisso não são vergonhosos, e se preocupar demais com coisas desnecessárias te prejudicaria.
Jiang Yan olhou fixamente para Chuyu por um longo tempo, logo levantou solenemente sua taça:
― Obrigado, Princesa, por seus ensinamentos.
Ainda que não concordasse com as palavras de Chuyu podia sentir que Chuyu estava sinceramente tentando ajudá-lo.
Chuyu sorriu e também levantou sua taça, entretanto, descobriu que sua taça estava vazia. Deixou que Rong Zhi a servisse um pouco mais de vinho, mas, tampouco havia uma gota restando na jarra, de forma que simplesmente abaixou sua taça.
― Fiz isso hoje porque quis polir um pouco do seu ímpeto, de forma que se uma vez mais tiver que enfrentar dificuldades depois de hoje, encontrará menos contratempos. Seu talento é incrível e há boas perspectivas de um futuro brilhante para você. Dias melhores estão no futuro. O passado pode ser completamente visto como fumaça e poeira.
Ao dizer isso, ainda que Chuyu tivesse começado com a intenção de adquirir apoio a si mesma, tampouco podia suportar ver esse talentoso erudito falhar por conta de sua personalidade excessivamente inflexível. Contudo, à medida em que falava, se tornou mais solene e sincera.
Fumaça e poeira?
Jiang Yan viu as flores de damasco caindo no chão, à distância. Poderia ele realmente tratar tudo que havia acontecido aqui como fumaça e poeira no passado?
Após aquelas palavras, tudo que estava para ser dito já havia sido falado. Chuyu vagarosamente se levantou, e logo, como se repentinamente se lembrasse de alguma coisa, ela inclinou a cabeça para olhar para Jiang Yan e disse, suavemente:
Yue Jiefei não tinha conhecimento e nem entendia de poesia ou literatura, mas, quando Rong Zhi e Jiang Yan ouviram as palavras de Chuyu, eles não conseguiram evitar ficarem chocados e se perguntarem por que repentinamente Chuyu disse tal coisa. No entanto, após cada um deles pensar a respeito disso em seus corações, ambos ficaram comovidos.
“A coisa mais profundamente depressiva não é nada além de se despedir”. Essa frase parecia modesta e simples, porém expunha todos os sentimentos de despedida. Para algumas coisas, a primeira pessoa que a dissesse seria um gênio, entretanto, a segunda seria apenas considerada como um imitador. Ninguém havia descrito a separação desta forma antes, então, quando os dois o escutaram, ambos se sentiram revigorados. Eles não faziam ideia que Chuyu estava apenas recitando de seu livro.
Jiang Yan era muito habilidoso em escrever e elaborar poemas e sua compreensão a respeito de poesias também era bastante boa. Conforme ele repetia essa frase de novo e de novo em seu coração, sua expressão tornou-se mais e mais maravilhada. Essa frase correspondia muito bem aos seus pensamentos e sentimentos! Ele não sabia o porquê, mas por alguma razão ele sentiu um indescritível envolvimento com essa frase. Como se algo estivesse florescendo em seu peito, só que faltando alguma coisa.
Contudo, ele tinha certeza que ele nunca havia lido ou escutado essa frase antes. Quando Chuyu disse essa frase, ela tinha em mente a ideia de testar Jiang Yan, para determinar se ele era ou não era aquele da História. Após dizer isso e ver a expressão dos dois, ela repentinamente se deu conta de que negligenciou um detalhe.
Que droga!
Se o Jiang Yan fosse aquele Jiang Yan, com essa atual idade e experiências, não havia como ele pudesse pensar nessa frase. Para simplificar, ela roubou uma frase que Jiang Yan iria escrever em algum momento no futuro.
Crap crap crap. Ela realmente não o fez isso de propósito.
Chuyu encolheu os ombros.
Mas, agora que as coisas já estavam assim, e agora que Chuyu já havia roubado o trabalho de Jiang Yan ela não poderia dizer: “Oh, essa é a poesia que você escreverá no futuro. Eu apenas o disse com antecedência para devolvê-la a você”.
Então, ela podia apenas fingir estar calma e sorrir, deixando Jiang Yan pensar no que quer que ele desejasse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário