quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

[Resenha] Honoo no Alpenrose: Judy & Randy

 

Informações do Anime

Título: Honoo no Alpenrose: Judy & Randy

Título Alternativo: Alpenrose of Fire: Judy & Randy

Episódios: 20

Duração por episódio: 23 minutos cada

Exibição original: 08/04/1985 a 05/10/1985

Demografia: Shoujo

Gênero: Romance Histórico, Drama, Ação, Aventura

Assuntos: Segunda Guerra Mundial, Nazismo


            Onde assistir/baixar: Animes Aria

            Minha nota: 9.7/10 ou 5 estrelas (favorito) 

            Judy (ou Jeudi) é uma menina de 13 anos que mora no interior da Suíça, e não tem memória nenhuma de seu passado; não sabe quem são seus pais e nem se lembra de seu real nome, sendo Judy um nome que seu melhor amigo Randy (ou Lundi) lhe deu.

            A única coisa da qual possui uma vaga memória é a música “Rosa dos Alpes”, mas que lhe traz muito sofrimento, chegando a entrar em pânico por conta dos trágicos vislumbres de sua mente. Numa empreitada para descobrir quem é o compositor da canção, ela atravessa a fronteira e parte para a Áustria, onde conhece o músico Leon, que se torna seu amigo e lhe ajuda com a busca por sua verdadeira família.

Acontece que a história se passa no ano de 1939, quando a Segunda Guerra Mundial estava prestes a iniciar e os alemães nazistas já estavam expandindo o seu plano maléfico de controle e dominação com policiais e campos de concentração pela Europa.

Desta forma, Judy e Leon continuam a jornada como foragidos da polícia (forças alemãs), sendo constantemente procurados e perseguidos não apenas por policiais, mas também do maldito Conde Groumont, que trabalha em conjunto com os nazistas, de tão insana que se tornou a sua cabeça.

Os personagens precisam ser fortes, corajosos e utilizar de inúmeras estratégias para escapar e não serem capturados. Gostei de ver que construíram muito bem a protagonista, pois ao mesmo tempo que Judy é a menina honesta e pura que precisa ser protegida – com as cenas heroicas de Randy e Leon – ela também foi a garota destemida e ousada, capaz de confrontar as autoridades com sua sabedoria, sem nunca deixar corromper seus valores e inteligente para elaborar planos em virtude de sua missão (seu auxiliar, o papagaio branco, também merece os créditos)

Em algumas cenas do anime podemos ver a lavagem cerebral que os nazistas faziam com as pessoas, que cegamente adoravam a Hitler como seu único e supremo salvador, comparável a um Deus – uma afronta àqueles que realmente acreditam em Deus

O que achei mais interessante, é que um dos policiais, usando o uniforme do governo hitlerista, o faz apenas como um disfarce para se aproximar dos inimigos, pois na verdade, ele é um espião, um homem de boa índole que deseja acabar de vez com o sistema corrupto da época. Ele se torna um dos aliados dos protagonistas, que os ajuda a fugir.

Quanto a Randy, ele se desencontra com Judy e Leon inúmeras vezes, mas quando está com eles, demonstra toda a coragem necessária para lutar e continuar seguindo em frente. Leon foi a maior prova de coragem e audácia que já vi em animes! Mesmo correndo sérios riscos de ser capturado, ele nunca desistiu de mostrar quem era, como pensa e a que veio, através de sua arte: a música.

A canção “Rosa dos Alpes”, em diversos momentos performada por Leon em seu piano e cantada por Judy, se trata, na realidade, de um hino antinazista, uma mensagem de resistência contra o governo e os tempos sombrios em que viviam, pedindo coragem e força para lutarem por sua liberdade e tempos pacíficos.

É bonito ver como a música leva esperança e coragem aos ouvintes, que lhes fazem querer ajudar quem deseja / precisa escapar e lhes renovam o espírito de patriotismo e de não desistirem de lutarem pelo que acreditam.

Os 20 episódios que compõe o anime são repletos de cenas de ação e aventura, com um contexto histórico tragicamente intenso, mas que trazem ao espectador a importância da persistência humana de forma a não permitir que o mal triunfe. O passo para mudar o futuro é salvar suas mentes e curar seus corações.

 

Um comentário:

  1. Olá! É um prazer tê-lo aqui!
    Eu já assisti muitos animes antigos e novos no seu site! É muito bom! Parabéns pelo trabalho!
    Sobre o pedido, você poderia por favor disponibilizar um anime chamado "Alps no Shoujo Heidi"? A tradução está em andamento, e há 38/52 episódios legendados, e parece ser bastante interessante
    Que bom saber que gostou do anime. Esse eu resenhei porque realmente me atraiu! Gosto bastante de enredos históricos e este em especial foi excelente
    Um abraço

    ResponderExcluir