sábado, 28 de setembro de 2019

[Poema Filipino] Cinco Poemas Matemáticos


Cinco Poemas Matemáticos
Escrito por: Eileen Tupaz
Escrito originalmente em 2000

Eu estou cansada de ser um vetor zero
Eu estou cansada de ser um vetor zero,
Sem direção,
         Sem dimensão
                   E sem magnitude;

O que eu preciso é de outro elemento
 Mas isso seria
Uma contradição
Da minha definição

Almas gêmeas
Nós somos todos nós
Criaturas não singulares
Cujas identidades devem ser afirmadas
Antes que os nossos inversos
Sejam encontrados

Conformidade
Por que a vida deve ser
Uma matriz diagonal?
Em que cada trilha
Que deriva da principal
É inaceitável
~ Zero

[...]

Nós nascemos
Como matrizes identidades
[diferentes de zero]
[não-vazias]
                   Um subconjunto,
                            Da complexidade
                                      Que é o universo
                  
Até o destino nos entrega uma escalar
                   De duas extremidades idênticas da infinidade
                   E nós crescemos em magnitude
                   Para nos tornarmos universos
                   ~ por nós mesmos.
        
Ponto de Ruptura
Um vetor,
É escalar
Que foi empurrado
~ para bem longe

Nota:
Não entendi o porquê do título “Cinco Poemas Matemáticos” já que tem apenas 4 itens, mas acredito que seja porque “Conformidade” está dividido em duas partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário