sexta-feira, 8 de novembro de 2019

An Appointment of a Lifetime


N
aquele dia, eu fui incapaz de me conter mais. Para Xie Mingjun, eu disse aquelas palavras.
Ele estava tomando chá. Seus esbeltos dedos se ajeitavam concisamente sobre a xícara de chá azul e branca. Seu braço pousava no ar. Levantou sua cabeça, suas sobrancelhas se ergueram e ele fracamente sorriu:
— A-Lin, eu achei que você era bem esperta.
A luz do sol de março filtrou-se através da janela aberta. Eu baixei minha cabeça e olhei para minha mão, a qual coloquei nos meus joelhos, e percebi a quão pálida e fria ela parecia. À noite os dedos de Xie Mingjun estariam sempre entrelaçados nos meus, o a luz de vela amarela escura projetando sombras de nossas mãos entrelaçadas sobre os sedosos lençóis da cama
Atordoada, fiquei em pé:
— Então, eu vou indo.
Ele ergueu a xícara de chá na altura de seus lábios provando um gole vagarosamente, como se ele não tivesse escutado as minhas palavras.
Eu fugi.
Eu me escondi no meu pequeno estabelecimento, assustadíssima. Xie Mingjun era um talento incomparável sob os céus. Eu delirantemente tentei obter uma promessa dele, mas eu havia sido muito ambiciosa em meus esforços.
Na noite do terceiro dia, alguém bateu a porta do meu estabelecimento. Mas, antes mesmo que eu pudesse me levantar, eu senti uma gélida aura me envolver. Ele estava usando um robe preto simples. Seus olhos estavam brilhantes e claros, e os cantos de seus lábios estavam levantados em um fraco sorriso.
Eu permaneci rigidamente em minha posição original, com metade de mim perguntando se aquilo era um sonho. Xie Mingjun adentrou o local, preenchendo o quarto com sua familiar temperatura. As lanternas tremeluziam na escuridão.
O fraco aroma de vinho escapou de seus lábios abertos.
Tal como antes ele até havia aberto a boca para falar, mas estava bêbado.
Voltar ao estado sóbrio era coisa do passado. Eu curvei minha cabeça vendo Xie Mingjun adentrar o lago sob o luar, em frente à cama. Seu robe estava descuidadamente espalhado por cima de seus ombros.
Depois disso, ele virou sua cabeça para olhar para mim, com um lento sorriso em sua face. Como se estivesse zombando de mim, ele disse:
— Você disse que você me amou por muito tempo. Agora é hora de eu ver se isso é verdade.
Uma lótus da neve milenar. Uma pérola de jade preta. Uma centopeia gu [1]. Uma ginseng de sete folhas.
Xie Mingjun disse:
— Você pode comprá-los, implorar por eles, ou até mesmo roubá-los. Contanto que você adquira esses quatro itens para mim, eu verdadeiramente acreditarei que você me ama.
Eu amargamente sorri:
— Se você quer que eu desate o meu destino do seu para sempre, não há necessidade de ir tão longe assim.
Ele não contrariou as minhas palavras. Ao invés disso, ele tirou um objeto de seu busto e o jogou em minha direção. Eu alcancei com minha mão e o peguei, percebendo que era uma tábua de jade primorosamente esculpida.
— Se você alguma vez se encontrar lutando contra algo, você pode usar esta tábua para procurar ajuda usando meu nome. Se você me trouxer esses quatro objetos de volta, eu concordo em te amar pelo resto da vida.
— Sério?
— Naturalmente.
Ele se preparou para ir embora, então repentinamente voltou e deu risada:
— Mas lembre-se de voltar viva. Do contrário, como poderei cumprir com esse compromisso?
Neste momento, ele estava sendo alvo da luz, com seu sorriso límpido. Seus olhos pareciam estar preenchidos de brilho.
Deste modo, eu voluntariamente participei dessa grande aposta.
Eu perambulei três anos no noroeste, dois anos na China Central e outros dois nas regiões ribeirinhas do sudoeste do Mar da China do Sul [2].
Eu havia nascido com uma condição inata que me deixava incapaz de cultivar. À medida em que procurava através do terreno, eu encontrei inúmeras dificuldades e perigo.
Entretanto, suas palavras repetiam-se incessantemente em minha cabeça: “Lembre-se de voltar viva”.
Houveram períodos durante o percurso nos quais eu pensei em desistir na metade do caminho, ou utilizar a tábula de jade que ele havia me dado, para procurar informação. No entanto, toda vez que eu alcançava me robe para pegar aquela tábua presa intimamente contra minha pele, eu sempre retraía minhas mãos.
Se ele desejava provar minha sinceridade, então, eu cumpriria essa tarefa utilizando somente minha própria força.
Quando eu finalmente retornei, desgastada da viagem, para as Planícies Centrais, muitas coisas permaneceram as mesmas. Porém outras haviam mudado.
A loja na capital foi o lugar onde eu o encontrei. Tinha estado em um robe branco, uma rápida olhadela por trás, uma alegre conversa a qual sentenciou a nossa condenação eterna.
Haviam pessoas as quais reconheceram a tábua de jade que eu segurava. Eu fui rapidamente conduzida para o corredor dos fundos da loja. Toda, quem apareceu para cumprimentar-me não foi ele.
Eu reconheci a pessoa. Era o gerente da loja, e também o bom e querido amigo de infância de Xie Mingjun.
Houveram poucas trocas de palavras entre nós. Ele cuidadosamente abriu o pacote na grande mesa. Uma lótus da neve milenar. Uma pérola de jade preta. Uma centopeia gu. Uma ginseng de sete folhas.
Ao ver aqueles itens espalhados pela mesa, a expressão daquela pessoa mudou. Ele suspirou, dizendo:
— Isso é realmente o mesmo que ele disse.
— O mesmo que o que? — Eu perguntei, com um mau pressentimento crescendo em meu coração.
Ele cuidadosamente examinou os quatro objetos que eu lhe dei e permaneceu paralisado por um longo tempo.
Finalmente, ele levantou sua cabeça para olhar para mim.
Xie Mingjun morreu há cinco anos. Foi uma condição cardíaca congênita, algo que nenhum remédio poderia curar.
Eu direcionei meu olhar aos objetos largados na mesa à minha frente. Ele virou sua cabeça para olhar também, continuando:
— Esses quatro itens combinados são uma receita medicinal. O que ela cura não é uma condição cardíaca, mas – Ele pausou, olhando para mim. Então, uma palavra por vez, ele vagarosamente disse: — Obstrução nos meridianos e déficit de QI.
Ele pegou a tábua de jade que esteve presa intimamente contra a minha pele por sete anos, colocando-a na mesa.
— Ele disse que sua natureza era obstinada e implacável, sempre recusando-se a depender de alguém mais. Entretanto, você não deve saber que esta tábua de jade é um certificado de posse de loja. A partir de agora nós nos dirigiremos a você como “lojista”.
O que ele depois disso, eu fui incapaz de escutar.
Eu parecia ter retornado àquele dia. Xie Mingjun parado em frente à luz, com seu sorriso. Seus olhos pareciam estar preenchidos de brilho.
Ele disse:
— Se você esses quatro objetos de volta, eu concordo em te amar pelo resto da vida.
Naquele dia, pesadas chuvas derramaram sobre a capital. Eu ajoelhei-me na chuva, com minha voz chorando amargamente até que isso também desaparecesse.

Notas:
[1] Uma gu é criada através da impermeabilização de várias criaturas peçonhentas em uma jarra. A única sobrevivente é considerada aquela para possuir os venenos concentrados de todos os adversários derrotados.
[2] A-Lin perambula através de inúmeras regiões da China:
(1)  Nordeste da China (关外) – Considerada por ser a região do leste da fronteira de Shaanxi. No mapa acima, a maior parte de guanwai incluíam as coberturas da região da direita.
(2)  China Central (塞北) – A referida região é dita por ser aquela que divide a China entre as tribos nômades no norte e a presença da Han agrícola ao sul. A maior parte da região saibei foi concentrada ao redor da Grande Muralha da China. No mapa acima a cobertura da menos colorida e da região verde escuro no meio foi considerada por ser saibei.
(3)  Sudoeste da China (苗疆) – Refere-se aos territórios dominados pelas tribos étnicas Miao no Sudoeste da China. Miaojiang incluía partes de Guizhou, Sichuan, Yunnan, Hunan, Chongqing, e Guangxi dos dias atuais. No mapa acima, a região verde clara no centro-esquerda do mapa foi considerada por ser Miaojiang.
(4)  Planícies Centrais (中原) – O local onde A-Lin e Xie Mingjun vivem. Esse território sobretudo girava em torno do Rio Amarelo e foi considerado o local de nascimento da Civilização Chinesa. No mapa acima, a região verde escura compreende a maior parte da zhongyuan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário