Ficha técnica do livro:
Título: Cinderela
Texto: Paula Furtado
Ilustração: Anderson Nunes
Com os personagens de: Maurício de Sousa
Coleção: Turma da Mônica: Grandes Clássicos
Volume: 02
Páginas: 48 (Físico) / 44 (Kindle)
Editora: Girassol
Ano de publicação: 2018 (Físico) / 2021 (Kindle)
Cinderela é um dos meus contos de fadas preferidos e, por isso, sou chata quando analiso uma adaptação dele. Neste caso específico pareceu-me mais uma salada de frutas que ficou gostosa: uma mistura de Disney com alguns elementos de outras versões do conto e uma boa dose de licença poética da própria autora responsável por adaptar em parceria com a Turma da Mônica, haja vista que no caso, se afirma que o pai de Cinderela era um rico comerciante, e sinceramente não sei de onde ela tirou isso, pois nas versões que conheço ou ele era um lorde, ou um príncipe.
A mãe da protagonista obviamente morre, mas essa cena só existe na versão Alemã (dos irmãos Grimm) e na Russa - dos que eu li, diga-se de passagem. As demais enfocam no segundo casamento do pai
Quanto às ilustrações, tudo bem que a Mônica é a principal, e ela e o Cebolinha são o casalzinho que todo mundo quer ver junto, mas eu pessoalmente acho que para o papel de Cinderela poderiam ter escolhido a Magali ou a Marina, que são mais meigas e delicadas do que a Mônica, que é mais imponente e brava, para interpretarem uma personagem clássica tão sofredora quanto esta princesa.
Na reta final, não sabemos o que acontece de punição à madrasta e suas filhas, sendo esta uma falha de enredo na minha percepção - algo que podia ser explorado e não foi.
Os pontos positivos da adaptação, no entanto, foi o preenchimento de lacunas como a passagem do tempo, por exemplo, que nas versões mais populares / originais de Cinderela, passa rápido demais, enquanto que neste trabalho, a escritora Paula Furtado descreveu a chegada e o fim das estações do ano, cumprindo e resolvendo este problema, além de dar um toque especial à narrativa.
Em geral valeu a pena, pude ver o conto de maneira colorida e leve, sendo os pontos levantados apenas detalhes percebidos por uma leitora fiel e amante dos contos de fadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário