segunda-feira, 20 de abril de 2020

[Resenha Completa] Ramen Daisuki Koizumi-san: um dorama de dar água na boca!


Informações Gerais:
Título: Ramen Daisuki Koizumi-san/Mr. Koizumi Loves Noodles
Gênero: Comédia e Slice of Life
Classificação: Série
Tipo: Tanpatsu (dramas com 20 a 30 min de duração)
País: Japão
Emissora: Fuji TV
Onde assistir: Puri Puri Fansub (drama) e DramaCool (Episódio Especial)

Introdução
Se trata de uma série que conta a história de Koizumi, uma aluna transferida que é extremamente fechada, não fala com ninguém e parece antipática aos olhos dos outros.
Devido à sua personalidade misteriosa, Ogawa Yu se interessa pela garota, e descobre que a mesma ama Lámen. Todos os dias, Koizumi vai à um determinado restaurante de lámen para experimentar as variações do prato.
Ela vai para vários lugares do Japão para comer lámen, e o faz todos os dias, até mesmo nos finais de semanas e feriados. Ela é capaz de comer macarrão às 7 horas da manhã em um domingo, ou levar um macarrão instantâneo à escola, para o horário de almoço
No início, Koizumi ia sozinha às lojas, mas com o passar do tempo, suas duas melhores amigas Yu e Miki também se interessam pelo seu hobby e a acompanha nos restaurantes, principalmente nas férias, período no qual todos os dias visitavam um lugar
O mais interessante é que a Koizumi-san não apenas come MUITO lámen, como também sabe TUDO referente ao prato; como é feita a preparação, quanto tempo leva para preparar, quantas lojas existem no Japão, quem foram os mestres-cucas mais conhecidos no ramo e por que, quando abriu cada loja e qual seu diferencial, qual o “ritual” para se comer, e qual a diferença dos “níveis de lámen” (a maior porção ou a mais picante)
Além disso, ela escuta o barulho da água quente quando não está fazendo nada 😉
Ela é altamente fascinada por isso, não tem ninguém igual a ela no mundo!

1.     Estrutura da história
A série é composta por uma temporada de 4 episódios com 23 minutos cada + 2 episódios especiais
 
Miki e Yu, respectivamente 

2.     As personagens, suas personalidades e o que aprenderam
a)     Koizumi: A protagonista da série é do tipo antissocial,
principalmente no início, porém, após conviver com as amigas, especialmente pela insistência de Yu, Koizumi aprende o quão bom é compartilhar momentos e conhecimentos com outras pessoas

b)     Yu: É uma menina alegre e espontânea, e a primeira a se
aproximar de Koizumi, e sua melhor amiga é Miki. Tem uma personalidade tranquila, porém extrovertida, sendo assim ela frequentemente acalma os ânimos quando suas amigas entram em conflito. Aprende a não se precipitar em suas escolhas e apreciar o lámen aos poucos.

c)     Miki: É a amiga doida e sonhadora do grupo, mas também geniosa
e impaciente, do tipo de gente que quer tudo para ontem.
Aprende que para ter sucesso é necessário esforço e paciência

d)     Jun: É a presidente da classe que só aparece no episódio especial
(de 48 min), mas não dá sinal de vida no drama –ela não participa da trama – É a menina responsável até demais, e tem gênio forte. Pelas suas visões antagônicas e personalidade similar, entra constantemente em conflito com Miki.

3.     Interpretação das personagens e elenco
A Miki e a Yu foram muito bem interpretadas, e as atrizes combinaram muito bem com as personagens, colocaram bastante sentimento no trabalho, além de que foram MUITO fofas e alegres. São as duas personagens que eu mais gostei de ver em cena! Eu meio que me identifico com elas, já que também sou bastante enérgica!
Em contrapartida, as outras duas me incomodaram, visualmente falando. Em termos de interpretação, ambas estão de parabéns, embora eu ache que falte a sensibilidade de sempre, típica de elenco japonês.
Mas, o que mais me incomodou de verdade foi a caracterização delas. Pra variar, eu achei completamente estereotipado e artificial. A Koizumi foi bem interpretada na maioria das cenas, porém aquela maquiagem e o cabelo dela a deixaram parecendo uma boneca, dá para perceber que não é a beleza natural dela (pra mim parecia mais a Sawako do Kimi ni Todoke – nada contra nenhuma das obras)
Além do que, apesar de a atriz ser realmente boa, na minha opinião ela não combinou com as outras duas, que são a fofura em pessoa! Poderiam ter colocado outra atriz que fosse mais kawaii para o papel, que mesmo assim, sabe fazer cara de séria! Como a Nana Asakawa por exemplo, que atua muito bem, e eu gosto bastante.
Sobre a Jun, sempre tentam colocar a presidente/representante da sala como uma nerd, mas, sinceramente eu achei aqueles óculos fundo de garrafa bem desnecessário.

4.     As vantagens de assistir ao drama (ou não)


a)     Aprender sobre lámen
Como eu disse na introdução da resenha, a protagonista sabe TUDO sobre lámen, então, nós, telespectadores podemos aprender um pouco mais sobre essa culinária a partir de cada fala dela, o que torna interessante acompanhar o enredo e se deliciar na companhia das garotas!

b)    Ficar com água na boca


A cada vez que elas experimentavam, dava água na boca só de ver o prato pronto!

Yu, Koizumi e Miki depois de comerem o lámen

E ainda por cima elas faziam “Aaaah!” quando experimentavam e ficavam nas nuvens de tão delicioso que parecia! Só digo uma coisa: elas tiraram a barriga da miséria ao gravarem esse drama! 😊 Queria ter sido a sortuda da vez para comer tudo aquilo!
Cada prato mais diferente que outro, tem um que tem até pedaço de abacaxi, pra dar um sabor mais adocicado à receita! Está aí algo exótico que eu gostaria de experimentar!


            No drama também aparecem vários pratos com carne porco (essencial num lámen tradicional), em grandes porções de carne, o que deve ser uma gostosura!



5.     As lições contidas na série
a)     Tenha paciência, pois pode ser uma oportunidade única
No episódio 3 do drama, Miki, a mais impaciente das três amigas não queria esperar na fila, e não entendia a importância de esperar tanto tempo por um prato de macarrão se apenas uma comida. Contudo, aprendeu que muitas pessoas, incluindo Koizumi, esperaram por muito tempo uma oportunidade para comer “o melhor lámen do Japão”, e que, se tiver paciência e perseverança, podemos abraçar uma oportunidade única, sem arrependimentos futuros

b)     Não ir com tanta sede ao pote
Tanto Yu quanto Miki cometeram o erro de ir com muita sede ao pote em relação a algo desconhecido (no caso, o lámen), e sem dar ouvidos aos veteranos no assunto, pegaram a maior porção de carne e o mais apimentado, respectivamente.
Fica a lição: não tenha pressa, dê um passo de cada vez até chegar ao topo

c)     Valorizar a amizade
No episódio especial de 48 minutos, Miki e Jun constantemente entram em conflito, isso porquê ambas não entendem o coração e as intenções uma da outra, e as perspectivas que cada uma tem sobre seus sonhos e futuro. Eu costumo pensar que temos sempre que sonhar alto com os pés no chão, nos esforçando para conquistar o que queremos. Todos precisamos de ambos os requisitos a fim de almejarmos e crescermos sempre mais como pessoa.
No final das contas em uma relação de amizade o que vale é saber reconhecer a preocupação que a pessoa tem conosco, e valorizar essa amizade que pode ser extremamente duradoura, e para isso, só depende de nós mesmas fazer dar certo.

d)    Um hobby pode abrir novos horizontes e aprendizados
No mesmo episódio especial de 48 minutos, as meninas se encontram com um europeu, mas não conseguem se comunicar com ele em alemão. Koizumi por outro lado, sabe alemão fluente e conversou com o turista sem maiores problemas. As meninas a questionam sobre a razão pela qual ela sabe um idioma estrangeiro tão diferente, e a resposta foi: por causa do lámen.
Segundo ela, o prato está cada vez mais se popularizando na Europa, e um dos países é a Alemanha, sendo assim, ela aprendeu alemão para se comunicar com outros fãs da culinária
Como vemos, um simples hobby pode nos abrir grandes portas: podemos aprender muito e melhor academicamente, afinal, para tudo se precisa de estudos, mas também do lado pessoal, ao conhecer novas pessoas e culturas.

6.     Minha experiência com o drama (e lámen)
Bem, eu já fui em alguns estabelecimentos de lámen, e provei vários, todos deliciosos! O que eu mais gosto é lámen shio (lámen de sal), com uma porção bem gostosa de carne de porco 
E lámen com Tonkatsu também! 
Me identifico muito com a protagonista, já que amo lámen, incluindo o macarrão instantâneo, que como sempre que dá! Se quiser me fazer feliz, me dê um lámen de presente, eu agradeço. 😉 Brincadeira, só para descontrair esse final de resenha!
A propósito, eu queria dizer que experimentei lámen instantâneo coreano, e gostei muito! É picante e super delicioso (até mesmo eu que não como coisas picantes e/ou ardidas consegui comer e apreciei muito). Fica a dica para quem quiser experimentar algo novo! 
Sobre o drama em si, aprendi muito mais sobre o assunto, aprendi coisas novas (das quais nem fazia ideia), passei vontade e dei muita risada com as meninas, especialmente com a Yu! Vou guardá-la no meu coração!
Foi um dorama curto, leve, fofinho, educativo e bastante proveitoso a cada instante! Que venham mais dramas assim!

Conclusão final
Indicado para todas as pessoas que desejam ocupar seu tempo com um drama curto, leve, fofinho, educativo e proveitoso, que nas entrelinhas do enredo nos transmitem valiosas lições.
Recomenda-se principalmente aos espectadores que preferem o gênero slice of life (cotidiano) e que apreciam a temática da culinária nas telinhas! 😉
Se você é uma dessas pessoas e está pronto para passar vontade enquanto assiste, esse drama é para você!

Até a próxima indicação!
Beijinhos,
Rebeca Suzuki

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá!
      Saiu o segundo episódio especial, mas pelo que fiquei sabendo não tem tradução em inglês ainda
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Volte sempre!

      Um beijo,
      Rebeca Suzuki

      Excluir