terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Resenha do Livro Jogos Vorazes

RESENHA DO LIVRO JOGOS VORAZES
Olá queridos leitores! A resenha de hoje não vai ser sobre doramas, mas sim sobre outra coisa que amo muito: os livros. Embora por causa dos dramas perdi o hábito de ler. Em um ano, só li 6 livros, contando com esse que vou resenhar. Isso é inaceitável! Enfim, a resenha de hoje será sobre Jogos Vorazes, obra da autora Suzanne Collins, cujo sucesso astronômico no Brasil se deu entre os anos de 2010 e 2015, ampliado pela sequência de filmes.

 Informações Técnicas:
Autor: Suzanne Collins
País: Estados Unidos
Gênero: Aventura, distopia, ficção científica, ação, pós-apocalíptico.
Tradução: Alexandre D’Elia
Editora: Rocco
Páginas: 397
ISBN:9788579800245
Resenha
Jogos Vorazes é o primeiro livro da trilogia de mesmo nome, ambientado em uma nação chamada Panem, construída após a destruição da América do Norte. Essa nova pátria é comandada pela cruel e autoritária capital. Há 74 anos atrás Panem tinha treze distritos, cada qual com uma especialidade. A função do distrito treze era extrair grafite. Nesse primeiro volume não temos informações detalhadas a respeito desse distrito. Sabemos somente que ele foi completamente dizimado por se rebelar contra o governo. Os Jogos Vorazes foram idealizados com o intuito de punir os outros distritos, demonstrando assim o poder da capital, bem como as consequências por tentar desafiar as regras do sistema. Os participantes dos jogos são pessoas com idade entre doze e dezoito anos, escolhidos em um processo denominado colheita. Através do sorteio são selecionados dois indivíduos de cada distrito, um do sexo feminino e um do masculino.
Logo na primeira página conhecemos a personagem Katniss Everdeen, responsável pela narração. Ela é uma adolescente de dezesseis anos, extremamente reservada e desconfiada. Sua única amiga se chama Madge, a filha do prefeito. O pai da protagonista morreu enquanto trabalhava nas minas de carvão, motivo pelo qual tem pesadelos até hoje. Devido a esse acidente a mãe da garota desenvolveu um quadro depressivo, esquecendo- se da existência das próprias filhas. Katniss também tem uma irmã mais nova, chamada Primrose, gentil, afável e amada por todos graças a sua doce personalidade. As três estavam morrendo de fome e a mãe não fazia nada para resolver a situação. Desse modo, ela se vê obrigada a caçar na floresta, como fazia quando o pai estava vivo.                                                         O problema é que essa atividade é ilegal, além de muito perigosa. Lá, ela conhece Gale, um menino nas mesmas condições ou até piores que as dela.
No dia da colheita algo inesperado acontece. Havia apenas uma chance em um milhão... Mas o inevitável aconteceu. Prim foi selecionada para disputar os jogos vorazes. Para evitar que sua irmã participe dessa feroz competição Katniss se oferece como tributo. Peeta, um garoto que salvou sua família da fome também foi selecionado. Juntos, eles terão que pensar em uma estratégia para vencer os jogos. Mas em determinado momento terão que virar inimigos...
Já cogitei várias vezes ler Jogos Vorazes, inclusive no tempo em que todo mundo estava lendo, porém nunca dei prioridade a essa leitura. Entretanto, queria saber o que tem de tão bom nesse livro e confesso, que durante toda a leitura não achei tudo isso. Demorei para entrar no ritmo da história porque achei o começo meio cansativo, pois a primeira parte do livro se dedica a apresentação dos personagens, o modo de vida no distrito doze e como a capital exerce o seu poder sobre eles. Mesmo assim eu não consegui parar de ler por causa da escrita fluída da autora. Além disso, algumas coisas me deixaram curiosa, razão pela qual continuei lendo.
Inicialmente a personagem Katniss não me cativou tanto quanto eu gostaria. Achei a personalidade dela um tédio e a achava fria com os demais. Ela é uma anti-heroína. Isso se prova através de algumas atitudes, como quando a menina quase afogou um gato que a irmã trouxe. Katniss despreza o animalzinho.
“Sentado aos pés de Prim, vigiando-a, está o gato mais feio do mundo. Nariz esmagado, metade de uma orelha arrancada, olhos da cor de abóbora podre. Prim o chama de Buttercup, insistindo que a coloração amarelada de seu pelo combina com a da flor de mesmo nome. Ele me odeia. Ou pelo menos desconfia de mim. Apesar de já ter se passado muito tempo, acho que ele ainda se lembra como tentei afoga-lo num balde quando Prim o trouxe para casa. “
Ademais, ela também guarda rancor da mãe pela sua fraqueza no passado. Em uma passagem do livro ela diz                                    que Prim é a única que tem certeza amar. Logicamente isso foi dito da boca para fora. É apenas mais um mecanismo de autodefesa dela.
Só fui começar a admirá-la depois de parar para refletir sobre o conteúdo da obra. Katniss é uma personagem feminina bem representativa, independente e forte. A persistência dela se tornou uma lição para a vida.
“Além disso, não é da minha natureza cair sem lutar, mesmo quando as coisas parecem insuperáveis.”
Achei o Peeta muito sem sal. O rapaz tem inteligência, mas faltou algo a mais em sua construção. Um fator que gostei muito nesse primeiro livro foi a inversão de papéis, isto é, na maioria dos livros ou filmes a mocinha sempre fica esperando o príncipe encantado salvá-la. Aqui é o contrário. Katniss tenta se virar sem a ajuda do homem, embora ele tenha a salvado duas vezes. Felizmente, ela retribui o favor.
Se vocês querem romance meloso só digo uma coisa: Desistam! Em Jogos Vorazes há um triângulo amoroso, mas não é o centro das atenções. Dividida entre o seu melhor amigo e Peeta, quem ela escolherá? Talvez seja assunto para a continuação.  O romance entre Peeta e Katness parece fake. Você fica em dúvida se o Peeta ama a Katniss mesmo ou só está tentando usar isso para sobreviver. Querem saber a resposta? Leiam o livro!
Grande parte dos fãs veem Jogos Vorazes apenas como entretenimento, o que está errado. A trilogia esconde uma crítica muito forte aos governos. Ao meu ver a capital é o Estado e aqueles que tem melhores poderes aquisitivos e nós somos os distritos, trabalhando a vida inteira recebendo quase nada em troca. Os políticos representam a capital, querem nos entreter para não percebermos suas más ações. Vi um comentário que informava o seguinte: não é coincidência as pessoas escolhidas serem chamadas de tributos. Realmente não é.  Tributos são os impostos que devemos pagar. Para o Estado não somos nada mais que simples tributos. Não somos seres humanos, somos dinheiro no bolso tanto das indústrias como do governo.
Leiam Jogos Vorazes com um olhar crítico. Vale a pena.  O livro possui uma escrita fácil e leve. Dá para ser lido em menos de uma semana. Garanto que proporcionará uma boa reflexão.
Até a próxima!

















sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

“Ayanagi Show Time” – Time Otori

“Ayanagi Show Time” – Time Otori (Performance/Short Version)
Cores:
Laranja: Hoshitani Yuuta (Hanae Natsuki)
Vermelho: Tengenji Kakeru (Hosoya Yoshimasa)
Roxo: Kuga Shu (Maeno Tomoaki)
Verde: Nayuki Toru (Kensho Ono)
Azul: Tsukigami Kaito (Arthur Lounsbery)
Preto: Todos
Traduzido por: Rebeca Suzuki 

Obs: Essa é uma tradução feita por mim a partir do inglês, co algumas passagens traduzidas com meu entendimento

Ima boku wa tabi ni deru
Vou para uma jornada agora
Inishie no chizu wo hirogete
Abra o mapa da antiguidade
Ima boku wa tabi ni deru
Vou sair para uma jornada agora
Saa bouken wo hajimeyou
Então, vamos começar a aventura

Nani ga okiru darou yosou mo dekinai mama
Não posso prever o que acontecerá
Dare ni deau darou? kokoro wa tobitatsu hane
Quem será que eu encontrarei. Meu coração voa com suas asas
Maboroshi no hanazono ruriiro no izumi yo
No jardim da fantasia com a fonte azul celeste
Sennen ni ichido dake saku…
Ela só floresce a cada mil anos…
Shinpi no hana!
Essa misteriosa flor!

Susume!
Siga em frente!
Tooku haruka tooku tabi wa tsuzuite yuku
Continuarei essa longa, longa jornada,
Kodoku nado kesshite osore wa shinai no sa
Nunca terei medo de me sentir solitário
Tooku haruka tooku taiyou wo mezashite
Bem, bem longe, até alcançar o longínquo sol
Hontou no jibun wo sagasu tabi
É uma jornada para encontrar meu verdadeiro “eu”

Seishun!
A Juventude
Mabushi yume na no sa!
É um brilhante e iluminado sonho! 

[Perfil de personagem] Hiragi Tsubasa

Nome: Hiragi Tsubasa
Tipo sanguíneo: A
Altura: 1,84 m.
Aniversário: 24 de dezembro
Classe: 1 – A (Anteriormente) e 2 – MS (Anteriormente)
Departamento: Departamento Musical
Dublador: Hirakawa Daisuke 
Personalidade & História 
Hiragi Tsubasa é um personagem do anime “High School Star Musical” também conhecido como StarMyu. Aparece logo no primeiro episódio do anime, e no prólogo do mangá. Ele é um estudante da Ayanagi Gakuen, da qual é herdeiro, e também membro do conselho estudantil, o Conselho Kao.
Ele é tido como sério e extremamente correto, sendo sua personalidade muito introvertida e introspectiva. Em seu dia a dia, passa a maior parte do tempo na sala do Conselho, para realizar suas incumbências perante ao mesmo e aos alunos.
Racional na maior parte do tempo, devido à responsabilidade que carrega em suas costas e de seu jeito de ser, raramente expressa seus reais sentimentos, mas, na realidade ele é uma pessoa gentil, capaz de aconselhar os outros quando necessário, e bastante sensível. Chama seu próprio irmão gêmeo Otori Itsuki de “insensível”, por não se dar conta dos sentimentos dele e das outras pessoas. Ambos têm uma história complicada, por conta de fatos que ocorreram no passado, e que marcaram muito para ambos, principalmente para Tsubasa.
Quando eles eram menores (naquela época ainda era chamado de Otori Tsubasa), o avô dos meninos quis escolher seu futuro herdeiro na linhagem de sucessão da Família Hiragi, e escolheu seu neto Tsubasa, tornando-o “Hiragi Tsubasa” e o levando para sua casa (uma mansão) onde foi criado durante sua infância e adolescência, e estudava de tudo, inclusive piano, para que fosse um exemplo de pessoa. Hiragi é bom em todas as disciplinas e não há nada que não possa fazer; seus afazeres são sempre acompanhados de sua extrema competência e perfeição.
Tsubasa indo para a casa de seu avô
Quando estava partindo, os irmãos fizeram uma promessa, de que algum dia, no futuro, eles brincariam juntos novamente. Os gêmeos só voltaram a se falar constantemente na época do Ensino Médio, no qual foram aprovados para participar da mesma equipe, sob a orientação de Tsukigami Haruto.
Entretanto, Otori sentiu-se muito preso às orientações de seu senpai e do sistema escolar, deixando o “Time Tsukigami” (que mais tarde seriam conhecidos como Membros do Conselho). Hiragi nunca o perdoou por ter desistido, e lembra-se lucidamente da briga que tiveram na noite da saída de Otori, e de todos os momentos de quando eram pequenos.
No terceiro ano, Hiragi assumiu o Conselho Estudantil, do qual detém a última palavra. Uma de suas características é ser centrado e fiel às regras e tradições da Academia Ayanagi, em oposição ao seu irmão, que é notoriamente avesso a obedecer antigas tradições, preferindo a própria liberdade. Assim, Hiragi o viu na época como alguém egoísta, que só estava pensando na própria satisfação.
Para não haver conflitos entre ambos, Hiragi permite que Otori faça o que ele quiser, desde que siga as regras da Academia e não denigra a reputação da mesma. 
Dentro da escola eles não trocam tantas palavras, é sempre muito breve, parte em razão da personalidade de Tsubasa e em parte por não saberem como se encararem apropriadamente e resolverem seus problemas interpessoais.
Episódio 9, Temporada 1
Só no episódio 9 da primeira temporada, eles conversam cara a cara, após Otori lembrar de algumas coisas, ao trazer um suco de laranja (em lata) para tomarem. A verdade é que Hiragi não gosta de suco de laranja, é um tipo de “trauma” que adquiriu na sua época de escola, porque era uma ordem de seu orientador que bebessem todos os dias.
Ainda que Hiragi pense nele mesmo apenas como o herdeiro da família Hiragi, na realidade, Otori sempre o enxergou como um leal irmão para todos os momentos.
― Não importa se somos Hiragi ou Otori. Vamos brincar juntos de novo 
Nesse momento, Hiragi Tsubasa se referiu a ele como “Itsuki Nii-san”, forma carinhosa com a qual tratava Otori na infância, antes de se mudar para a casa do avô. O fato de ele tratar o próprio irmão pelo sobrenome é porque segundo ele mesmo diz: “agora pertence à Família Hiragi”
Com o tempo Hiragi aprende a ser mais flexível em relação às tradições da escola e permite que o grupo de estudantes pelo qual é responsável, se expresse como desejar. Tanto com seus alunos quanto com os alunos de Otori, ele apresentar ser um bom conselheiro e ouvinte. Aconselhou o protagonista Hirotani Yuuta quando este estava com problemas ou eventuais preocupações. De personalidade serena, sensata e acolhedora, Hiragi o faz se sentir melhor e mais encorajado para que o garoto siga seu caminho. Também o auxiliou a interpretar o personagem principal de uma peça de teatro, da qual não poderia participar, pois decidiu se aventurar no exterior.
Fatos & Curiosidades sobre o personagem
Tradução livre da fonte em inglês


Seu signo é Capricórnio
Seu avô é o diretor da Ayanagi Gakuen
Ele e Otori são gêmeos
Ele divide o quarto com Akatsuki
Na “Ayanagi Animal Park Series” seu animal é o urso
Na “Ayanagi April Fools Series” ele é o administrador geral de Ryokan, chamado Hiragian.
No cartão postal da “Ayanagi IF Series”, ele é a fonte de sangue para o vampiro Otori
No “Ayanagi IF Series”, na capa interna do Volume 5 da Primeira Temporada ele é um membro da máfia e a arma que escolheu é um estilete
A segunda faixa do Drama CD Special (Volume 5, Temporada) é intitulada com o seu nome “Hiragi Tsubasa”
Fatos baseados em Star-Myu Q&A Volume 2:
A primeira impressão que as pessoas têm dele é que é alguém “difícil de se aproximar”
Em um primeiro momento ele se orgulha de pessoas que vivem um estilo de vida correto, e não apenas para benefício próprio
Ele não tem nenhum comentário a fazer sobre suas fraquezas. Ele foi ensinado pelo seu avô a nunca demonstrar as suas fraquezas
Ele não possui apelido
Ele prefere andar de carro, por ser mais calmo
Em seus relatórios, geralmente está escrito a frase: “Tudo bem do jeito que ele é”
A primeira coisa que ele faz ao acordar é um aquecimento matinal, e tomar um copo de água.
Ele não tem uma comida que gosta ou não gosta.
Ele utiliza seu dia dando aulas voluntárias em sua sala e passando por problemas em sua classe. Devido ao Conselho Kao ele é extremamente ocupado nos dias de semana.
Um ponto negativo sobre si mesmo é que ele é muito emotivo de vez em quando
Seu lugar preferido é o Museu Kao, pelo qual ele nutre uma ligação emocional. Desde que se matriculou na Ayanagi Gakuen ele decidiu de todo o seu coração, se tornar um dos membros do Conselho Kao e tem trabalho duro em virtude do mesmo.
Seu único stress por agora é Otori. Já que ele não mudar sua atitude, o stress não irá embora.
Ele quer se apresentar mesmo depois de se formar. Isso lhe dará mais experiência antes de ele se tornar o diretor da Ayagi Gakuen
Ele é bom em todas as matérias, mas gosta especialmente de Inglês
Não há nenhuma disciplina na qual ele seja ruim
Entre dormir e comer, ele poderá ficar sem ambos se isso fosse necessário
Sua bebida favorita é o chá de ervas que sua família possui. Ele o recomenda porque este possui diferentes tipos de aromas.
Ele não tem certeza a respeito de sua destreza manual, pois a emprega realiza tais tarefas.
Seu clima preferido são os dias ensolarados.
Últimas palavras: “Como membro do Conselho Kao e mentor do Time Hiragi, eu espero que todos mirem à frente, para uma maravilhosa performance. Muito obrigado pelo estímulo”

Significado do nome:
(Hiragi): Azevinho – planta
(Tsubasa): Asas

Nota da tradutora: Ironicamente, seu nome significa “Asas” e Hiragi é uma pessoa fechada, “preso” às tradições. [Isso é uma observação pessoal, que fiz depois de assistir o anime, mas algum sentido faz! ‘haha]


quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

[Tradução + Comentários] StarMyu – Stand by Dreams

Anime: High School Star Musical (StarMyu)
Título da música: Stand by Dreams
Personagens & Artistas: Hiiragi Tsubasa & Otori Itsuki (Hirakawa Daisuke & Suwabe Junichi)
Descrição: Tema dos irmãos gêmeos, presente no episódio 9 da primeira temporada
Álbum: Show Time 9
Faixa: 01
Tradução por: Rebeca Suzuki

Obs: Essa é uma tradução livre, feita por mim, com apenas algum auxílio da fonte em inglês. Espero que gostem do meu trabalho

Cores:
Azul claro: Hiragi Tsubasa (Hirakawa Daisuke)
Lilás: Otori Itsuki (Suwabe Junichi)
Azul escuro: Ambos



Ano hi kara zutto boku wa zutto matte ita
Desde aquele dia, eu sempre, sempre esperei
Iroaseta mama no kono sekai de
De uma maneira sem cor, como este mundo
Ano hi kara zutto ore wa zutto shinjiteta
Desde aquele dia eu sempre, sempre acreditei
Mata deau koto wo yakusoku no hi wo
Que nos encontraríamos no dia prometido  

Yume ni ruuru nantenai!
Não há regras para os sonhos
Migatte na koto wa dekinai
Não consigo fazer algo egoísta
Futari ga egaku mirai wa
O futuro que nós dois imaginamos 
Majiwaru koto naki
Não se cruza
One Way Road
Nesta Estrada de Mão Única

Dare yori mo soba ni ita yasashisa no kioku wo tadoreba
Se eu acompanhar as minhas gentis memórias, foi você que esteve do meu lado, mais do que ninguém
Otagai ga mezasu yume wa kitto onaji basho na noni
O sonho que ambos almejamos com certeza nos levou ao mesmo lugar
Oikakete miokutta ne unmei no kaze ni samayotte
Te segui, olhando para você, desvairando-se com as asas do destino
Bokutachi wa/Oretachi wa
Nós/Nós
Mata senaka wo muketa mama de hanareta
Nós nos separamos, de costas um para o outro, de novo.
     
Utsumuku yokogao na, doushite mayounda?
Vendo o seu olhar cabisbaixo, diga-me: como nos perdemos?
Issho ni odorou wakaru hazu sa
Se nós dançarmos juntos, com certeza saberemos 
Itsudatte sou da boku no kimochi kirisutete
É sempre assim... dispensando meus sentimentos,
Anata wa jiyuu ni tobitatsu tori
Você é um pássaro voando livremente
      
Mamoru mono ga arunda!
Eu tenho algo a proteger
Sore wa kimi no honshin na no?
Esses são seus verdadeiros sentimentos
Sorezore egaku risou wa
Cada sonho que imaginamos,
Yuzurenai omoi I know..., You know...
Têm sentimentos que eu não posso esquecer. Eu sei... Você sabe

Tsukamitai yume ga aru erabitoru michi ga chigau nara
Há sonhos que eu quero alcançar, e, mesmo que o caminho que eu escolha seja diferente
Massugu ni mae dake mite hashiri tsuzukeru shikanai sa
Só me resta olhar para frente e continuar a correr
Hikiatte butsukariatte kisoiau futatsu boshi no you ni
Colidindo e nos chocando, como duas estrelas competindo
Sono yume ni yorisou koto kodoku ni makenai tsuyosa de utau yo
Para se aproximar do seu sonho, não se renda à tristeza, e cante com toda sua força       

Amazuppai kako ni tsuresaru you na
O nosso passado agridoce nos foi arrancando
Orenji no kaori ga mune shimetsukeru yo
O aroma da laranja aperta o meu coração
Moshi kasanatta yume de waraeru naraba
Se pudéssemos sorrir por todos os sonhos que reunimos
Shounen no hitomi wo karate
Vou me apropriar do olhar de um homem,
Namae yobu yo!
E chamar seu nome!

Dare yori mo soba ni ita yasashisa no kioku wo tadoreba
Se eu acompanhar as minhas gentis memórias, foi você que esteve do meu lado, mais do que ninguém
Otagai ga mezasu yume wa zutto onaji basho dakara
O sonho que nós dois almejamos sempre nos levará ao mesmo lugar, por isso...
Oikakete oitsuku made unmei no kaze wo uketomete
Detenha as asas do destino até que eu te siga e olhe para você
Bokutachi wa/Oretachi wa
Nós/Nós
Itsuka jiyuu na mirai de asobou!
Um dia vamos nos divertir em nosso livre futuro!


Notas sobre a tradução
Hiragi Tsubasa usa palavras como “boku” (eu, para homens), “bokutachi” (nós) e “anata” (você), por serem maneiras mais formais de se referir a alguém, e já é característico do personagem ser mais polido, contido e reservado.
Por outro lado, seu irmão Otori Itsuki utiliza termos como “ore” (eu, para homens) e “oretachi” (nós), porque são palavras mais informais, reflexo de sua personalidade extrovertida e descontraída.
 Algumas passagens tentei traduzir de maneira mais poética, para trazer mais sentimento. “Unmei no kaze” significa literalmente “vento do destino”, como eu não gosto de traduções ao pé da letra, e achei essa expressão meio estranha, eu traduzi como “asas do destino” (que já estava na própria tradução em inglês).

Comentários sobre a música.
Sinceramente essa é a minha canção preferida do anime, e acho que, além de ter uma letra e uma melodia encantadora, a música reflete de uma maneira cativante a história dos irmãos gêmeos, revelando seus sentimentos. Eu, honestamente, sinto que algumas linhas são uma declaração direta do Hiragi ao Otori e vice e versa. O que mais me encantou foi justamente colocarem a essência dos personagens em cada um dos versos e elementos marcantes de cada um.

Impressões finais do dorama While You Are Sleeping










Annyeonghaseyo chingus! Eu não ia fazer resenha agora sobre While You Are Sleeping, mas o dorama estava tão bom que foi impossível deixar minhas observações para depois. Olha a sorte de vocês kkkkkk
Podem ficar tranquilos, a resenha não posssui nenhum grande spoiler, apenas alguns fatos importantes.


Resultado de imagem para while you are sleeping
Sinopse:
Quem nunca quis saber dos acontecimentos futuros em sua vida? Com certeza a maioria das pessoas já desejou isso, mas para Nam Hong Joo foi a pior coisa que poderia ter acontecido. Por um motivo desconhecido ela tem sonhos que preveem o futuro dela própria, dos indivíduos ao seu redor e até de estranhos. Na maioria das vezes são tragédias que ela nunca conseguiu mudar...
  Um dia Hong Joo sonha que está abraçando um homem muito atraente. O cenário era lindo, porém um tanto caótico, motivo pelo qual a moça resolve ficar bem longe desse sujeito.Posteriormente descobre que esse homem é Jae Chan, seu novo vizinho.  Devido a uma série de conflitos os dois se aproximam ainda mais e Hong Joo acredita que trabalhando em conjunto com ele poderá finalmente evitar tais infelicidades.  Será mesmo que a chegada do promotor Jang Jae Chan poderá ajudar a reverter o destino presente nesses sonhos? Quais as consequências?
Personagens
Nam Hong Joo(interpretada por Suzy Bae)
Resultado de imagem para nam hong joo
Inicialmente pensamos nela como uma desempregada, mas como dizem por aí:“nem tudo é o que parece”. Na verdade, Hong Joo é uma talentosa repórter da emissora abc que apenas está afastada do seu trabalho. Obviamente deixou o trabalho temporariamente por causa de um mau sonho. Estou tentando ao máximo evitar dar spoilers que comprometam o entretenimento de vocês, mas vai ser impossível deixar passar esse fato. Acalmem-se! Não será um spoiler do tipo” vou assassinar a blogueira”. Podem ler sem medo.
Em sua adolescência teve um sonho com a morte do pai. Nesta previsão, a mochila do passageiro soldado continha uma bomba, resultando assim no óbito de todos ali presentes. Um tempo depois o sonho se concretizou. Esse fato desencadeou desdobramentos importantes no enredo.
Antes eu não gostava muito da Suzy, tudo por um motivo bobo. Só porque eu queria que o Lee Min Ho voltasse com a Park Min Young. Mordi a minha língua(risos). Parte do público critica a atuação da Suzy, mas nesse dorama achei que ela atuou bem. Se assistirem não vão se arrepender. Ela só precisa melhorar nas cenas de choro, pois algumas me pareceram um pouco falsas.  A Hong Joo é linda, fofa, boa filha, carinhosa, engraçada, muito inteligente, ousada, bagunceira e desleixada. Reparem nas roupas que ela usa em casa. Parece eu em casa kkkkk
 Gostei da personagem, mas ainda acho que faltou algo. Não achei uma personagem feminina tão marcante quanto outras que eu vi.  Não que isso seja errado, é a personalidade do script.
Jung Jae Chan (vivido por Lee Jong Suk)
Imagem relacionada
No passado Jae Chan não era um aluno prodígio, nem muito menos um aluno mediano. Ele era simplesmente um dos piores alunos que poderia existir. Suas qualificações estavam sempre baixas, assim como sua força de vontade.
Um tempo depois ocorre uma mudança em sua vida acadêmica. Para realizar o sonho do falecido pai, o então adolescente se dedica ao máximo nos estudos e consegue seu primeiro emprego na promotoria. Ele se muda com o irmão para o mesmo bairro de Hong Joo, mas os dois tiveram um primeiro contato nada agradável, uma vez que a moça quer se manter bem longe dele.
Certa noite, ele tem um sonho assustador. Nesse sonho uma coisa terrível acontece à Hong Joo. Quando o episódio é resolvido, esta começa a persegui-lo.  Desse modo, um lindo sentimento nasce entre os dois.
Na minha opinião, esse é um dos personagens melhores construídos do Lee Jong Suk, justamente por fugir completamente dos estereótipos contidos nos dramas asiáticos. Enquanto Você Dormia (título em português), nos mostra um personagem “humano”, repleto de defeitos, hesitações e medo. Vários momentos da trama evidenciaram esse aspecto, como por exemplo, quando ele teve que decidir se interferia ou não na vida da vizinha para evitar consequências catastróficas. Ele titubeou em salvá-la, teve receio de que a culpa recaísse sobre ele. As cenas de enfrentamento dele com o advogado mau caráter também mostram bem essa característica. Sem sombra de dúvidas, foi um personagem distinto dos outros que Lee Jong Suk interpretou. Felizmente, mais uma vez, o oppa não nos decepcionou com sua brilhante atuação.
Outro ponto interessante é a forma como Jae Chan analisava os casos designados a ele. Um caso pode ter várias variáveis e ele fazia questão de investigar cada elemento, até chegar na resposta correta, diminuindo o número de condenações injustas. Por outro lado, investigar assim leva muito tempo, prejudicando as outras pessoas na fila. O personagem sofria com esse dilema. Infelizmente, o sistema judiciário do mundo convive com o excesso de processos constantes.

Imagem relacionada
Que sorriso lindo heim?
Han Woo Tak – Jung Hae In


Imagem relacionada
Jae Chan não curtiu isso, não é mesmo Hong Joo? Sua tarada kkkk
Só tenho uma coisa a dizer; Ô lá em casa kkkkk
Ele é um policial com verdadeira paixão pelo seu trabalho. Esse amor pelo trabalho faz com que ele seja extremamente dedicado ao emprego. Em certo ponto da trama descobre-se que ele esconde algo, dando outro toque de mistério ao drama. Imaginamos infinitas coisas graves ao respeito dele, mas no final o segredo era tão simples. Não se sintam burros caso não consigam desvendar o segredo, pois eu mesma me senti assim. Woo Tak me conquistou por ser aquele personagem fofo, de prontidão a salvar seus amigos. Ele será essencial na resolução dos problemas que envolvem Jae Chan e Hong Joo. Em certas ocasiões ele roubou a cena. Pobre Jong Suk kkkkkkk. A presença dele foi responsável por muitas cenas divertidas e a amizade dele com os protagonistas foi amável.
Lee Yoo Beom – Lee Sang Yeob
Resultado de imagem para lee yeo beom
Pode ser malvado, mas que é lindo é kkkk
Lhes apresento o mau caráter da vez. Yoo Beom era membro do ministério público, no entanto, abandonou a função para se tornar advogado em um escritório de advocacia prestigiado. No novo trabalho ele ganharia muito mais. Movido pela ganância, nunca teve boa índole. Na sua juventude causara um grande problema a Jae Chan. Conhecemos essa parte da história através de flashbacks, nada cansativos para nossa alegria.
Acreditem se quiser. Ele saia com a Hong Joo. Como podem ver, ela tinha um péssimo talento para escolher homens. Ainda bem que o Jae Chan chegou para resolver isso. Caso contrário, coisas desastrosas iriam acontecer.
O advogado vai ser uma pedra no caminho do Jae Chan ao longo de todos os episódios, assim como foi no passado.
 O personagem de Lee Sang Yeob tinha uns hábitos bem estranhos, como por exemplo, lavar a mão repetidas vezes chegando a machuca-la e colocar seu relógio sobre a mesa quando atendia algum ser repugnante. Esses gestos me fizeram acreditar que poderia haver alguma humanidade dele.
Dou meus parabéns ao ator, pois as expressões dele na pele do malvado são muito convincentes. Esse vilão me deu raiva, medo e nojo.
  Spoiler: Me enganei completamente. Ele é mau e ponto. Talvez ele até sabia que estava fazendo coisas inadmissíveis, mas o dinheiro falava mais alto. Ele se deixou corromper pela ambição, além de se recusar a voltar atrás.
Fim de spoiler.
Personagens Secundários:
Mãe da Hong Joo – Hwang Young Hee
                      Imagem relacionada
                   Eu amei essa personagem. A mãe dela é do tipo sincera, o que proporcionou momentos de risos. A melhor parte foi quando ela anotava em seu caderninho os prós e contras dos pretendentes da filha.
O amor de mãe e filha foi um dos fatores fortes do drama, justamente por mostrar o quanto o amor maternal é importante.
Colegas do Jae-Chan
Vou focar apenas nos que eu mais gostei.
Senhor Choi
A amizade dele com o amigo mais jovem (Jae Chan) foi linda, ambos aprenderam muito um com o outro. O personagem tinha uma doçura de encantar.
Lee Ji- Gwang – Min Sung Wok
Com certeza, o mais engraçado da turma dos promotores. Sofria com o Jae chan todo empolgado com o trabalho. Amei o ship que colocaram para ele. Shippei desde as primeiras interações.
Son Woo Joo – Bae Hye Sun
Ela é uma pessoa reservada e muito competente na profissão. Seu conflito mais importante foi decidir entre agir como mãe ou promotora. Outra personagem que amei e teve um final pouco esperado.
Seung Won(Shin Jae Ha) e a participação da Kim So Hyun como Park So Yoon

Resultado de imagem para kim so hyun em while you are sleepingResultado de imagem para irmão do jae chan dorama while you are sleeping
      Tópico Fofo: Romance entre Hong Joo e Jae Chan
A relação romântica entre ambos não é o foco do drama, porém não deixa de ser apreciada. O romance acontece de forma gradativa, passando uma sensação natural. Não é tipo aqueles filmes ou doramas que você não entende como o envolvimento amoroso começou ou acha rápido demais. Os dois tem uma boa química. Foi muito agradável vê-los juntos. Estou shippando os dois desde agora. Desculpa Min Ho, mas eles combinam.  Lee Jong Suk e Suzy protagonizaram diversas cenas fofas. 
              Resultado de imagem para jae chan e hong joo
              Imagem relacionada
              Resultado de imagem para while you are sleeping
             Resultado de imagem para while you are sleeping
Tópico especial em homenagem ao Jong Suk
Acharam mesmo que eu terminaria a resenha sem babar pelo Jong Suk? Pobres iludidos!
            Tomem fotos desse lindo. 
         
       Imagem relacionada
Ainda vão amá-lo depois dessa foto? kkkk
    Resultado de imagem para jae chan
    Resultado de imagem para jae chan
Dá para virar meme ambulante. Sem sombra de dúvida o promotor foi o perosnagem mais diferente que Lee Jong Suk fez em toda a sua vida. É o personagem menos idealizado(glamouroso) que já vimos em doramas. Isso quebra a ideia do parceiro perfeito na mente de muitas pessoas, inclusive eu kkkk
No entanto, nada disso é negativo. Só acrescentou cenas divertidas. Jae Chan será por muito tempo um personagem memorável, assim como outros personagens aqui contidos.
Conclusão
While You are Sleeping não é um dorama leve, pelo contrário, é aquele tipo de dorama que te deixa tensa a cada episódio. Uma tensão boa, mas ainda sim tensão kkkk. Felizmente, os momentos intensos são aliviados com as cenas cômicas e romance dos protagonistas.
O começo escolhido é tão instigante que te prende e você só deseja ver mais um episódio. Essa vontade se torna presente durante o drama todo. Enquanto você dormia nos traz reflexões importantes, como a valorização à nossa mãe, o quanto nossas decisões podem influenciar na vida de outras pessoas e a superação de traumas.    Em seu término todos os fatores importantes foram explicados, não deixando absolutamente nenhuma ponta solta. Entretanto, eu queria saber o motivo dos sonhos da Hong Joo. Talvez não fosse nada demais, apenas um dom especial, mas eu queria entender isso.
Enredo, elenco, atuações, fotografia e ost são incríveis. O final foi acima da média, comparado a outros doramas. A maioria das pessoas gostaram do encerramento, mas para mim duas coisas não me agradaram: o destino triste de um certo personagem, bem como um momento que eu gostaria muito de ter visto em detalhes. Quando assistirem vão entender do que estou falando. Fora isso, o dorama foi perfeito.
Recomendo a todos essa obra prima. Não deixem de ver só por um preconceito bobo com os atores. Muitos sentimentos diferentes o esperam! Está esperando o que para assistir? É uma das melhores atrações de 2017. 
Até a próxima!