domingo, 18 de fevereiro de 2024

[Resenha - Parte 2] Série animada da Turma da Mônica (2021 - 2022)

Informações da Série 

Do universo de: Turma da Mônica 

Criado por: Maurício de Sousa 

Episódios: 26

Tempo por episódio: 7 minutos cada um 

Ano: 2021 - 2022

Gênero: Comédia, Cotidiano, Amizade

Faixa etária: Infantil 

Episódios resenhados aqui: 14 a 26

Onde assistir: Rede Canais


Nesta segunda parte, vemos a presença de Milena, Marina, Denise e do Contra, secundários que se destacaram. Em menor escala temos Xaveco e sua irmã Xabéu Lorota, seu Antenor, seu Juca, assim como os membros da Turma do Bermudão, Jeremias e Titi. 


Episódio 14 - A Grande Gincana 

Episódio em que o Turma toda participa de uma grande gincana em que pai do Cascão, seu Antenor, é o instrutor e responsável pelas crianças. Marca a presença do referido personagem em que ele possui destaque, e ensina a lição de que sempre devemos ouvir os mais velhos e obedecer os pais. 

Nesta história, Magali é referida como a corredora mais rápida do Limoeiro, título que ganhou no primeiro episódio da temporada. 


Episódio 15 - O Fantasma de Todos os Medos 

Uma história de Emerson Abreu adaptada para desenho animado, envolvendo um fantasma, em que Mônica deve devolvê-lo para a fita cassete, antes que cause ainda mais estragos. Para quem conhece há mais tempo, o enredo possui as características típicas do roteirista para enredos de terror. 

 

Episódio 16 - Não tem gostosura 

Denise decide gravar um programa culinário, em que Magali deve se conter para que não coma as gostosuras fora de hora e possam continuar com a programação normal. 

De diferencial, temos a presença do Jeremias como um dos jurados e Xabéu como assistente da Turminha, uma vez que, para alguns momentos necessitam da ajuda de um adulto, e ela já completou 18 anos. 

Gostei do episódio, bem divertido, típico de quando a Denise rouba a cena e se torna a estrela da vez. 


Episódio 17 - O Mistério do Cascão 

Cascão faz uma tatuagem e Milena faz de tudo para que consiga tirá-la, deixando-o com um cheiro peculiar, que causa certo “mistério” para a Turma.  Mas, apesar do título, não tem tanto mistério assim, sendo apenas mais uma história protagonizada pelo Cascão, envolvendo seu cheiro, porém agora com outro aroma. 


Episódio 18 - Quem não tem cão, caça com árvore 

Uma história em que o Sr. Juca precisa cortar uma árvore velha, e Xaveco é contra o ato. Entretanto, a história nos mostra que tudo tem sua hora de nascer, crescer e morrer, inclusive a árvore, que cumpriu sua missão sendo um lar para os cachorrinhos sem dono, depois adotados pelo Sr. Juca. 

Quanto aos personagens temos Xaveco (que finalmente recebeu algum destaque), Denise, a garota moderna e antenada e Milena, que entende tudo de animais e se prontificou em cuidar dos cachorrinhos. 


Episódio 19 - O Mundo ao Contrário 

Do Contra mexe na máquina do Franjinha e deixa o mundo aos avessos, com a Turma com seus hábitos completamente opostos do que realmente são. O interessante foi ver que, nesse mundo ao contrário, ele seria chamado de Mauricinho, uma brincadeira com o verdadeiro nome da pessoa que inspirou o do Do Contra: Maurício Takeda e Sousa, filho de Mauricio de Sousa e Alice Keiko Takeda.  


Episódio 20 - Gibis, pra que te quero?

Magali tenta vender seus gibis antigos para a Turminha, mas não consegue se desapegar deles. Uma história curtinha que demonstra o quanto é importante nos desapegarmos de bens materiais e praticar a generosidade dividindo o que temos com os outros. 


Episódio 21 - A Melancia 

É uma daquelas histórias da Magali envolvendo melancias e ETs. Sinceramente não vi nada de impactante nesta história, nem algo que agregasse positivamente como espectadora. Apenas mais um enredo ficcional. 


Episódio 22 - Coelho por um dia 

Mônica veste o Cebolinha de coelho, como castigo, depois de ele dar nós nas orelhas do Sansão outra vez. Uma história divertida e que ensina a lição de que, às vezes, pagamos pelos nossos erros sentindo na pele. 


Episódio 23 - A nova dona da rua 

Quando Mônica sai de férias, Magali se torna temporariamente a nova dona da rua, e estipula novas regras de convivência e de rotina, como por exemplo, estabelecer 8 refeições diárias para todo mundo. 

Um enredo que mostra que nem toda mudança é boa, e nem toda situação do cotidiano é ruim. Neste caso, os meninos podem reclamar da Mônica como a dona da rua, mas pelo menos ela não criava regras mirabolantes. Ou seja, a presença de Magali no cargo, fez com que eles sentissem falta da boa e velha Mônica e valorizassem. 


Episódio 24 - Os perigos da noite 

Uma história em que Mônica lê um livro de romance com vampiros e se torna sonâmbula, sendo acusada de pegar todos os itens vermelhos do bairro. Neste episódio, vemos Titi e Jeremias interagindo com Cebolinha, para desvendar os mistérios da Mônica. 

Achei uma história mediana, mas com enredo e desfecho bem construídos. 


Episódio 25 - Eu quero ir à praia 

Episódio em que Mônica quer ir à praia, mas seus pais não tem condições de satisfazer seu desejo, em um dia de calor, por conta dos compromissos da vida adulta. Assim, seus amigos fazem um plano para levar a praia até ela e deixá-la feliz e mais animada para aproveitar o dia. 

Um enredo que mostra a importância dos amigos ao nosso redor e o quanto uma amizade verdadeira é realmente valiosa, principalmente nos dias em que estamos para baixo. 


Episódio 26 - Tô de mal 

A última história da temporada é sobre Denise tentando fazer de tudo para que Mônica e Magali fizessem as pazes, pois aparentemente estavam de mal uma da outra, mas na verdade, elas só estavam competindo para ver quem ficava mais tempo sem falar. 

De personagens, temos a Denise roubando a cena para si e o seu Juca cantando e tentando ter alguma atenção, além da participação de Dorinha, Jeremias, Do Contra e Milena dando depoimentos sobre a amizade entre Mônica e Magali 

Mas, a gente sabe, né? Estas duas não se desgrudam! Muito amor envolvido, assim como eu e a minha xará, com quem divido este blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário